quarta-feira, 27 de julho de 2011



OS TRISTES RESULTADOS
DE NÃO ORAR





- A série O PECADO NÃO ORAR nos desafiará a viver uma vida mais plena, intensa e constante de oração.

- Vamos entender biblicamente porque devemos orar e porque pecamos quando não oramos.

- Recomendamos a leitura do apaixonante livro “O PECADO DE NÃO ORAR”, de John Richard Rice, com acréscimos e adaptações de Jonathan Santos. Editora Vale da Bênção.



INTRODUÇÃO

1Sm 12.23a - E longe de mim esteja pecar contra o SENHOR, deixando de orar por vocês.

- Existem pecados por comissão e pecados por omissão.

- Não orar é um grave pecado de omissão.

- Não orar é uma forma de INCREDULIDADE.

- Todos os fracassos em nossa vida acontecem por falta de oração

- O maior mal de uma igreja é a falta de oração.

- Também é pecado orar de forma EGOÍSTA.

Tg 4.3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

- A falta de oração traz consigo a falta de PODER, de FRUTO e GOZO celestial.

- Vamos orar a Deus pedindo perdão por não orarmos, por orarmos pouco ou por orarmos de forma errada.

OS TRISTES RESULTADOS DE NÃO ORAR
VOCÊ NÃO RECEBE O QUE PODERIA RECEBER

- Não têm, porque não pedem. Tiago 4.2

- Não pedem e não recebem. Não buscam e, consequentemente, não acham. Não batem e, como resultado, a porta não se abre. Mt 7.7-8.

- Muitos filhos de Deus vivem neste mundo como órfãos, como se Deus não os amasse.

- Muito fracasso, pobreza, muita derrota e tristeza vêem aos cristãos simplesmente porque não oram.

O exemplo do rei Asa:

12 No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do SENHOR, mas só dos médicos. 13 Então, no quadragésimo primeiro ano do seu reinado, Asa morreu e descansou com os seus antepassados. 2 Cr 16.12-13

- Deus ouviu a oração de Abraão e salvou a vida de Ló, quando Sodoma foi destruída.

- Ouviu também as orações de Ester, Mardoqueu e seus amigos, para salvar a vida dos judeus.

- O rei Ezequias orou e Deus lhe deu mais 15 anos de vida.

- Porque não oramos perdemos muitas bênçãos.

- Pessoas estão doentes, quando poderiam estar sãs.

- Alguns morrem, quando poderiam viver.

- Negócios fracassam, quando poderiam prosperar.

- Muitos têm fome e não têm roupa, quando poderiam estar vestidos e alimentados para a glória de Deus, se somente orássemos.

FALE AGORA PARA DEUS UMA NECESSIDADE SUA.

ORE POR UMA NECESSIDADE DO SEU IRMÃO.
A OBRA DE DEUS SOFRE E ENFRAQUECE

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Cr 7.14

- Deus promete ouvir o seu povo quando o buscamos com humildade, oração, súplica e arrependimento.

- Quanto tem perdido a Igreja de Cristo por falta de oração!

- Ministérios fracassam por falta de oração.
- Igrejas dividem por falta de oração.
- Missionários retornam por falta de oração.
- Não há conversões por falta de oração.

ORE AGORA POR UMA NECESSIDADE DA SUA IGREJA.
ORE JUNTO COM OUTRO IRMÃO SOBRE NECESSIDADES DA OBRA DE DEUS.
MILHARES DE ALMAS SE PERDEM

- Milhares de almas estão indo para o inferno porque não estamos orando.

- Ninguém será salvo a não ser pelo Evangelho.

- Quantas almas estão agora no inferno porque ninguém orou por elas!

- Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Lc 13.3

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Romanos 10.14

ORE AGORA POR UMA PESSOA SEM CRISTO.
ORE COM OUTRA PESSOA AGORA PELA SALVAÇÃO DE VIDAS (citar nomes).


CONCLUSÃO

- Deixar de orar é enfraquecer na fé, é afastar-se da vontade de Deus, é dar brecha para o pecado e para o inimigo em nossas vidas.
- Deus não deixa de nos amar por isso, mas acabamos por esquecer do amor dele, perdemos intimidade com ele, fracassamos e perdemos o melhor de Deus e de suas bênçãos para as nossas vidas.




AUTOR: Pr. Luiz Sanches
Pastor Sênior / SÉRIE: O PECADO DE NÃO ORAR
23/FEVEREIRO/2011

FONTE: http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_23_02_2011.html






++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++




Preparando-se para
o grande encontro


1Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. 3As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. 6Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! 7Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. 8E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. 10E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir. MT. 25. 1-13







INTRODUÇÃO:

Jesus compara o evento da sua segunda vinda a uma alegre procissão de casamento, exemplificando a necessidade do preparo para a sua volta, em ambos os eventos os não preparados não podem entrar.

CONTEXTO:

Um casamento Judeu era sempre precedido de um ritual, isso gerava uma certa expectativa nos participantes que tinham que se preparar com antecedência, todos os passos eram ensaiados várias vezes para que nada desse errado, pois o casamento em si dependia muito desse ritual. Algumas virgens eram selecionadas para serem acompanhantes da noiva, geralmente eram suas amigas, enquanto que alguns amigos do noivo também eram convidados para acompanhá-lo. No dia do casamento a noiva ficava em uma casa com as virgens, suas amigas, preparadas e adornadas, munidas de lâmpadas e azeite. O noivo ficava em outro lugar com os seus amigos e em um certo momento saiam para buscar a noiva com as suas acompanhantes. Todos levavam lâmpada e azeite, era parte do ritual durante todo o percurso as lâmpadas permanecerem acesas, em nenhum momento poderiam apagar-se, e muitas vezes o percurso era longo e para manter as lâmpadas acesas era necessário azeite de reserva. Depois de andar por todo o percurso de ida com as lâmpadas acesas o noivo com os seus amigos chegavam ao lugar onde a noiva com as suas amigas estavam a esperar, então se dava o encontro só que quando o percurso era longo os homens gastavam uma grande parte do seu azeite, então era responsabilidade das mulheres iluminarem o caminho de volta. Após o encontro, o noivo levava a noiva e todos os seus amigos juntos para o evento principal que era a cerimônia de casamento. Porém quando eles entravam na casa para festejarem as portas se fechavam e depois disso qualquer outro que chegasse seria considerado indigno ou não convidado.

ALGUMAS COMPARAÇÕES QUE PODEMOS FAZER:

- A quem se comparam as virgens? São comparadas com os crentes de hoje. (ALGUNS PRUDENTES, ALGUNS NEGLIGENTES)

- A quem se compara o noivo? O noivo é Cristo que vem buscar a sua noiva, a igreja, e aqueles que acompanharão deverão estar preparados.

- O que é o azeite? O azeite é a reserva do crente, assim como as virgens precisavam de azeite além das lâmpadas acesas, o crente precisa ter algo a mais. Não basta apenas ser crente, tem que estar preparado. É o agir do espírito Santo, não a manifestação, como muitos dizem, mas as obras que realizamos através dEle.

QUAIS AS LIÇÕES QUE APRENDEMOS?

1º. lugar - Todos teremos um encontro com Jesus: (II Corintios 5:10)

- Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. A maneira se Dará o encontro é nisso que devemos pensar.

2º. lugar - Não devemos apenas esperar o dia do encontro, mas prepararmo-nos para esse dia.
V. 4. (II Corintios 11:2,3)

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

3º. lugar - O fato de parecer tardia a vinda de cristo, não quer dizer que ele não venha mais, assim como o noivo ele virá numa hora em que ninguém estará esperando, por isso não devemos ficar descuidados, devemos ter sempre a expectativa que ele breve virá! V. 5 – 10. (Apocalipse 16:15)

Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.

4º. lugar - Estar preparado para o encontro com Jesus implicará em subir com ele na sua vinda e entrar pela porta antes que ela se feche.

- Não estar preparado implicará em ficar de fora, não subir com ele e ter que bater na porta depois.V.11.( Lucas 13:25-27)

Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, SENHOR, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.

CONCLUSÃO

É fato sim que todos um dia hão de encontrar-se com Jesus, mas em que ordem se dará esse encontro?

Como você quer se encontrar com Ele?

Nas nuvens ou mediante o Seu tribunal para ser julgado? Para receber galardão ou punição?

Para festejar ou lamentar?...

Hoje você pode começar a definir a como se dará o seu encontro com Jesus! (Mateus 10:32-33)

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.


Autor: Dc. Roberto Basílio

Fonte: http://www.estudosgospel.com.br/esbocos/geral/preparando-se-para-o-grande-encontro.html








+++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++