domingo, 10 de julho de 2011



CRIADOS POR DEUS
PARA DOMINAR




"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gn.1:27,28)

- O homem foi criado para refletir a imagem de Deus, Seu amor, bondade, caráter, natureza, e reinar sobre toda a Sua criação. O plano de Deus foi traçado com muita perfeição e determinação divina. Tudo foi projetado para o bem de Deus e da humanidade.

- Deus os abençoou, porém, tendo dotado o homem de livre arbítrio, livre vontade, capacidade de escolha, ele poderia decidir servir a Deus ou escolher servir a si mesmo, servir ao pecado, e isso, traria conseqüências sobre sua vida e de seus descendentes.

"Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios." (Ec.7:29)

- O homem se meteu onde nunca devia ter se metido. Entrou num beco escuro e tenebroso. Entrou na rota do pecado, no caminho de morte. (Rm.6:23)

- Por causa do pecado, de dominador se tornou dominado pelo mal. De livre que era se tornou escravo. Mas em Cristo o cabeça da Nova Criação a humanidade, você e eu fomos devolvidos ao projeto original.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Cor.5:17)

Agora que somos recriados em Cristo, a ordem divina se mantém atualizada e prioritária para a igreja.

1) Frutificai:

- A Ordem divina de produzir frutos, de frutificar está relacionado em primeiro lugar ao fruto de uma vida transformada por Deus. Produzi, pois frutos dignos do arrependimento. Essa frutificação é o fluir do caráter divino na natureza humana. Somos chamados para frutificar a vida de Deus. Dar frutos da nova natureza.

- Frutificar fala de darmos um bom testemunho. De refletirmos a natureza do Deus santo, puro, e amoroso. De exalarmos o bom perfume de Cristo.

- A frutificação é um sinal evidente do seu crescimento espiritual, moral, e emocional.

- O fruto do Espírito Santo vai ser manifesto na sua vida como resultado do seu crescimento espiritual. Creio que não há frutificação sem crescimento. Primeiro cresce o líder, depois cresce a célula, a igreja. Decida crescer para frutificar abundantemente.

"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei." (Gál.5:22)

2) Multiplicai-vos:

- Aqui nos deparamos com uma ordem debaixo de uma palavra de benção. A ordem de Deus para a sua criação é simples. Multiplicai-vos. Deus quer que você se multiplique, que a célula, a igreja se multiplique. Como?

"Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente." (Gn.15:5)

- Devemos sair da tenda que nos limita. "Sai da tua tenda ó filho meu." Precisamos olhar para os céus. É tempo de focar a visão nas multidões. A visão celular é de multiplicação.

- Yeshua multiplicou pães e peixes. "Levantando os olhos para os céus os abençoou."

- Esse ato de levantar os olhos para os céus e abençoar os pães e peixes
revela que Ele estava focado em conquistar as multidões. De que maneira? Consolidando.

- A consolidação se deu de forma organizada, se deu com atitudes concretas, Ele os organizou, proveu alimento e os discípulos distribuíram. É dever do líder ter alimento para alimentar o povo.

- Devemos alimentar o povo com a Palavra e estender as mãos para repartir o pão com só que precisam.

3) Enchei a terra, e sujeitai-a:

- Toda a terra precisa ser cheia da glória de Deus para que ela se sujeite ao governo de Deus. Aqui a questão não é só povoar, pois a multiplicação traria esse resultado. A questão é encher com a presença de Deus.

"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar." (Naum.2:14)

- Quando a terra for cheia do conhecimento de Deus e da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar, então tudo ficará sujeito ao Senhor.

- Esta expressão como as águas cobrem o mar, aponta para a força e o poder que a Palavra tem de sujeitar e governar todas as coisas.

- Quando a Palavra de Deus cobrir cada aspecto da vida humana, como as águas cobrem o mar veremos o esplendor do nosso Deus em todas as coisas.

Tudo então estará sujeito ao Senhor Deus para Sua glória.

4) Dominai:

- O homem foi criado para ser cabeça e não cauda está por cima e não por baixo, emprestar e não tomar emprestado.

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Rom.6:14)

- O pecado faz o homem perder sua posição de governo, de autoridade, mas, graças a Deus que estamos debaixo da graça que nos faz reinar com Cristo.

- O domínio divino é realizado completamente debaixo da graça. A graça é libertadora. A graça é melhor que a vida. A tua graça me basta.

- A ordem de Deus para que o homem dominasse estava condicionada a sua obediência a vontade do Senhor. A graça tinha que prevalecer para que o governo de Deus fosse estabelecido. Ef.2:8,9,10

- Dominai sobre toda a criação. Deus queria que o homem reinasse com Ele sobre as obras de Suas mãos.

- O sonho de Deus continua vivo. Ele quer fazer de você uma pessoa frutífera, um multiplicador de boas novas, de vidas, uma pessoa cheia do conhecimento de Deus para sujeitar esse mundo à vontade do Seu Criador, que o domínio dos céus se estabeleça na sua vida e em tudo.

- Deus abençoe sua vida e que você decida ser exatamente aquilo que Ele planejou.


AUTOR: Escrito por Ap. Afif Arão 01 Maio 2011
Posted in Estudo para célula - Estudo para célula

FONTE: http://www.renovada12.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=997:estudo-para-celula&catid=50:estudo-para-cla&Itemid=230





======================
=====================
-------------------------------
++++++++++++++++
+++++++++++++




AS BENÇÃOS DECORRENTES
DA OBEDIÊNCIA

"Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os fazer, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais." (Dt.8:1).




- Sempre é bom lembrar que todas as promessas de Deus estão condicionadas a nossa vida de obediência a Sua Palavra.

- A obediência é a legalidade que o céu precisa para se manifestar na terra.

- A obediência são os trilhos sobre os quais Deus se move para nos abençoar. Deus não tem compromisso de abençoar o desobediente.

- As promessas de Deus são para aqueles que fazem o que Ele manda. 'Manda quem pode e obedece quem tem juízo.' ditado, bem popular e verdadeiro.

- Todos os mandamentos de Deus não são para serem questionados, mas obedecidos. Enquanto você ficar questionando a Deus, porque isso, porque aquilo, você retém a benção. Você impede que a benção e as promessas de Deus se cumpram na sua vida.

Vejamos algumas bênçãos decorrentes da obediência:

1) O direito a vida.

- Para que vivais... A vida é a maior benção que um homem tem nessa terra. A vida é feita de Escolhas e Decisões.

- A cada momento estamos fazendo escolhas e tomando decisões que vão afetar nossa vida de forma temporária e permanente.

- O que não podemos esquecer é que somos responsáveis por cada escolha e decisões que tomamos.

- O direito de viver com qualidade, com paz e alegria é dom de Deus. O seu maior patrimônio é você mesmo.

- Valorize sua vida como Deus a valoriza. Deus quer que você viva muito, mas para isso Ele nos deu orientações que devem ser guardadas.

Existe vida física e vida espiritual:

A vida física recebemos no dia que nascemos fisicamente. A vida natural é dom de Deus, mas não escolhemos a família que vamos nascer, quem vão ser nossos pais e irmãos.
"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito, é espírito." (Jo.3:6)

A vida espiritual porém, é escolha nossa, é decisão de cada indivíduo. Você decide ser uma pessoa nascida de Deus ou não. Como? (Jo.1:12,13)

Recebendo o Senhor Jesus em seu coração.

"Um grande poder requer uma grande responsabilidade." Somos responsáveis perante Deus pelo que fazemos com a nossa vida. 'Cada um dará contas de si mesmo a Deus.'

2) O poder de Multiplicar:

- A obediência tem poder de multiplicar poderosamente a semente. “Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os fazer, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais."

- Uma das coisas mais importante que devemos saber sobre a semente é que devemos semear com a expectativa da colheita.

- A semente deve ser embrulhada com a expectativa de uma poderosa colheita.
Dr. Maiko diz: "Todos semeiam. Você não pode parar a sua semeadura. Todos os dias da sua vida você está semeando: Nada ou alguma coisa. Nunca haverá um dia em sua vida que você não semeie algo. Nunca. Tempo. Energia.

- A Semente de Nada Produz Uma Colheita de Nada.

- No Antigo Testamento, mesmo os mais pobres dos pobres tinham que semear alguma coisa, uma rolinha, um pombo ou uma refeição. "Ninguém se apresentará a mim de mãos vazias" (Ex.23:15).

* Palavras, são as Sementes para os Sentimentos.

* Batalha, é a Semente para o Território.

* Honra, é a Semente para o Acesso.

* Ouvir, é a Semente para o Conhecimento.

* Conhecimento, é a Semente para a Mudança.

- As Mudanças Em Sua Vida São Sempre Proporcionais Ao Seu Conhecimento. A finalidade do conhecimento é criar uma mudança. Não conheço um Cristão que não dê.
No entanto são poucos que sabem semear com a EXPECTATIVA de uma colheita específica.

A COLHEITA PROVÉM DA EXPECTATIVA.

- A semente por si só não é suficiente. Semeie sempre com a expectativa de uma grande colheita.

- José semeou com a expectativa de encher celeiros.

- Vamos semear com a expectativa que nossas células vão transbordar de vidas para glória de Deus.

- Vamos semear palavras, batalhas, honra, amor, conhecimento com a expectativa de que Deus nos fará multiplicar de forma sobrenatural.

- Porque será que não estamos multiplicando?

- Porque não multiplicamos com mais abundância?

- Porque falta obediência na nossa vida. Falta expectativa na semeadura.

- A multiplicação segue o curso da obediência. Obedecer para multiplicar e multiplicar para obedecer.

- A semente da obediência não nega o seu fruto.
- A semente da obediência a Palavra de Deus traz resultados permanentes e duradouros.
- A semente da obediência emite uma ordem ao futuro. Multiplique.

O que vamos multiplicar?

A Visão de Deus sobre a terra que são os doze. Pelas células crescemos, mas pelos doze multiplicamos. Aleluia!

3) Entrar e Possuir a Terra:

- A benção da obediência é que ela te introduz na terra que mana leite e mel.

- A terra da prosperidade, da abundância é a nossa Canaã. Canaã é o lugar onde Deus vai realizar os teus sonhos, onde as promessas de Deus deixam de ser uma visão de futuro e se tornam realidade.

- Canaã é um sinal de que você venceu seu deserto.

- Entrar e tomar posse da terra vai também requerer de você uma atitude de coragem para enfrentar os gigantes. Quando você entrar na terra você vai ver gigantes, porém vai ver também os frutos da terra.

- Se você está vendo gigantes é um sinal de que você já saiu do Egito e chegou na Terra que Mana Leite e Mel. Aleluia!


FONTE: http://www.renovada12.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1019:estudo-para-celula&catid=50:estudo-para-cla&Itemid=230

AUTOR: Escrito por Ap. Afif Arão 26 Junho 2011





++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++