sexta-feira, 18 de março de 2011


CATÁSTROFES NATURAIS:

DEUS ESTÁ NO CONTROLE



INTRODUÇÃO:

1. Com tantas tragédias naturais acontecendo e sacudindo nosso Planeta, poderia Deus estar no controle?

2. Com tantas desgraças naturais destruindo propriedades e bens materiais trazendo grandes prejuízos, seria Deus soberano sobre tudo?
3. Com tantas vidas sendo ceifadas pelas catástrofes naturais (enchentes, tsunamis, terremotos, desmoronamento, etc.) , estaria tudo isso fugindo do comando do Deus todo-poderoso?

I. DEUS ESTÁ NO CONTROLE: PROFECIAS APOCALIPTICAS DE CRISTO –
Lucas 21:5-38
1. Em Lucas 21 Jesus apresenta o que aconteceria no futuro da história humana, pois Deus é eterno conhecedor do passado, presente e futuro e escolheu revelar na Bíblia a Seus filhos.

2. Em Lucas 21 Jesus prega escatologicamente sobre guerras, terremotos, fomes, pestilências (epidemias), coisas espantosas e grandes sinais no Céu (vvs. 9-11); ainda prossegue afirmando: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas e perplexas pelo bramido do mar e das ondas [Tsunami]” (Lucas 21:25).

3. Em Lucas 21 prova, pelo fato de Jesus advertir Seus seguidores do que sobreviria ao mundo, que tudo está sob o controle da onipotente e onisciente mão de Deus.

II. DEUS ESTÁ NO CONTROLE: PROFECIAS APOCALIPTICAS DADAS A JOÃO –
Apocalipse 1:1-8; 7:1-4; 12:10-17

1. O foco do Livro de Apocalipse não é destruição - como muitos pensam - mas é a revelação da pessoa de Jesus Cristo (Apocalipse 1:1-3); é a revelação de Sua majestosa e gloriosa vinda nas nuvens, e, que um dia todo olho O verá (Apocalipse 1:7).

2. O foco de todas as profecias apocalípticas é a volta de Jesus ao mundo a fim de buscar os salvos, que aceitam ser lavados pelo sangue do Cordeiro [Jesus] (Apocalipse 22:14). Porém, antes disso, Satanás estará furioso, tentando destruir a tudo e a todos, pois ele sabe que pouco tempo lhe resta (Apocalipse 12:12, 17).

3. O foco do Apocalipse está na libertação do povo de Deus, o qual receberá um selo de proteção antes dos quatro anjos soltarem os quatro ventos que danificarão a terra e o mar (Apocalipse 7:1-4). Diante desta destruição Deus está no controle e cuida dos que Lhe pertencem!

III. DEUS ESTÁ NO CONTROLE: SINAIS QUE INDICAM UM EVENTO EXPLENDOROSO – Mateus 24

1. Em Mateus 24 Jesus fala sobre os sinais que antecedem Seu retorno à terra (Mateus 24:3). O fim do mundo era uma preocupação até mesmo dos discípulos de Jesus!

2. Em Mateus 24 Jesus, sabendo do que aconteceria no futuro, alerta Seus seguidores contra o engano religioso (Mateus 24:4-5, 11 e 24) e depois passa a falar de guerras e catástrofes naturais como sinais de alerta de um evento maior (Mateus 24:6-8).

3. Em Mateus 24 as catástrofes naturais são apenas o anúncio da Segunda Vinda de Cristo.

- Ele vem com todos os Seus santos e poderosos anjos, os quais tocarão fortemente suas trombetas.

- Jesus desce nas nuvens com poder e grande glória para recolher os salvos deste mundo prestes à destruição total (Mateus 24:27-31, 44).

- O Objetivo de Jesus é levar os cristão para o Céu, um lugar perfeito, preparado para aqueles que creem! Deus está no controle de tudo!

CONCLUSÃO:

1. Deus está no controle da história deste mundo; as catástrofes são conhecidas por Deus desde muito tempo antes de elas surgirem.

2. Deus é soberano e governa em todo o Universo, mas neste planeta há um desequilíbrio, pois existe o mal ( Satanás ) que usa todas as Suas forças para destruir a tudo e a todos; porém, Deus está tomando providências para proteger os que O procuram com fé.

3. Deus sabe tudo sobre o futuro e sobre cada pessoa, Ele permite que o mundo natural seja agitado e convulsionado por desastres de todas as ordens a fim de despertar os seres humanos para o maior de todos os eventos que jamais houve na história humana: A GLORIOSA VINDA DE CRISTO COM PODER E GRANDE GLÓRIA COM TODOS OS ANJOS!

APELO:

1. Se prepare, o grandioso dia está chegando, está cada dia mais próximo!

2. Se prepare para te encontrar com o Rei Soberano que vem em glória e poder!

3. Se prepare para sair daqui deste mundo que vai de mal a pior. Se prepare para morar no Céu.


AUTOR: Pr. Heber Toth Armí
FONTE:
http://portal-biblico.blogspot.com/2011/03/catastrofes-naturais-deus-esta-no.html





+++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++



A PEDAGOGIA DA

ESCOLA DO

GETSEMANI


INTRODUÇÃO:

Marcos 14:32-36

1. Getsêmani significa “lugar de azeite” ou “prensa de azeite” – As azeitonas eram prensadas e esmagas para produzir o puro azeite de oliva.

2. Getsêmani é um jardim localizado logo à saída da cidade de Jerusalém, no sopé do monte das Oliveiras (plantação de azeitonas).

3. Getsêmani era um lugar freqüentado por Jesus, onde ocorreu a cena de Sua agonia. Esse lugar passa a ser pedagógico, pois ali onde as azeitonas eram esmagadas para produzir azeite, Jesus foi esmagado para produzir vida.

Destacamos algumas lições práticas que apontam à vitória nas esmagadoras provações que enfrentamos por servir a Deus.

I. O GETSÊMANI ENSINA A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NO RELACIONAMENTO COM DEUS –
Marcos 14:32

1. Ao decidir fazer a vontade de Deus neste mundo é comum se deparar com pressões contrárias. Até mesmo Jesus enfrentou tais provações!

2. Ao fazer a vontade de Deus podemos ser esmagados pelas circunstâncias opostas aos princípios da Palavra de Deus; porém, se os passos de Jesus forem seguidos, a vitória é garantida!

3. Ao desejar fazer a vontade de Deus, a oração é o primeiro passo para a vitória em meio às correntezas filosóficas contrárias ao cristianismo. Somente a oração nos coloca em contato com o Pai a fim de buscar poder para obedecer e vencer.

II. O GETSÊMANI ENSINA QUE UM RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM DEUS É ESSESCIAL NA LUTA CONTRA QUALQUER TENTAÇÃO – Marcos 14:33-36

1. Ao ser pressionado pelo mal, aprenda com Jesus a priorizar a vontade de Deus. Diga em oração: “Não seja o que eu quero, e sim o que Tu queres”.

2. Ao ser pressionado pelas tentações de desviar dos princípios bíblicos, aproxime-se mais de Deus, confie que Ele está no controle de tudo. Ele esteve com Jesus no Getsêmani, Ele estará com você quando estiveres no Getsêmani espiritual.

3. Ao ser pressionado a desistir da fé, confie em Deus e vença como Jesus; pois quando a vontade de Deus prevalece, certamente a vitória também prevalece.

III. O GETSÊMANI ENSINA A RENUNCIAR AO EU E ACEITAR O PLANO DE DEUS MESMO QUE O CÁLICE FOR AMARGO – Marcos 14:35-36

1. Jesus é o mestre por excelência em todas as coisas, inclusive na renúncia da vontade própria.

2. Jesus não era pecador e mesmo assim precisou renunciar a própria vontade; quanto mais nós pecadores com gostos e vontades pervertidos precisamos lutar como Jesus.

3. Jesus experimentou o cálice amargo no Getsêmani para conceder-nos a vitória sobre o pecado. Ele nos ensinou que a vitória depende de Deus e não de nós mesmos.

IV. O GETSÊMANI ENSINA QUE NA APARENTE INCERTEZA DA SITUAÇÃO É NECESSÁRIO DEPENDER DA FÉ – Marcos 14:36

1. No Getsêmani Jesus confiou no poder e vontade do Pai Celestial e não em suas próprias forças ou habilidades.

2. No Getsêmani Jesus deixou claro que o justo viverá pela fé, independente das circunstâncias.

3. No Getsêmani Jesus demonstrou que confiar plenamente em Deus conduz à verdadeira vitória sobre as mais adversas tentações, provações e desafios da caminhada rumo ao Céu.

CONCLUSÃO:

1. É importante entender que o texto não está falado de vitória sobre as conseqüências de nosso pecado ou de problemas causados pela nossa irresponsabilidade e ignorância.

2. É importante entender que o texto se refere às pressões de se viver a verdadeira fé nos nobres princípios estabelecidos por Deus em Sua Palavra.

3. É importante entender que a vitória só é verdadeira quando desde o começo há uma dependência de Deus e não apenas quando surge o problema. Jesus enfrentou provações por cumprir a vontade de Deus. E, Ele venceu porque não desistiu do plano de Deus!

APELO:

1. Comece agora a exercitar no teu dia a dia à vontade, o plano e o poder de Deus para a tua vida.

2. Comece agora a exercitar fé praticando a vontade de Deus descrita na Bíblia; assim quando vier oposição terás uma fé robusta para enfrentar com confiança qualquer desafio.

3. Comece agora a exercitar os passos ensinados por Jesus no Jardim do Getsêmani a fim de que venças e sejas recebido um dia no Céu como foi Jesus.


AUTOR: Pr. Heber Toth Armí
FONTE:
http://portal-biblico.blogspot.com/



+++

+++

+++

++++++++

++++++++

+++

+++

+++

+++

+++