VALE A PENA
FAZER DE DEUS
O PROPÓSITO CENTRAL
DA NOSSA VIDA?

UMA HISTÓRIA DE VIDA




“Costumo definir este livro de Salmos como uma anatomia de todas as partes da alma, porque não há sentimento no ser humano que não esteja aí representado como num espelho. Diria que o Espírito Santo colocou ali , ao vivo, todas as dores, todas as tristezas, todos os temores, todas as dúvidas, todas as esperanças, todas as preocupações, todas as perplexidades até as emoções mais confusas que agitam habitualmente o espírito humano” (João Calvino, reformador, pai da Igreja Presbiteriana, 1509-1564).

I – CENA UM: CELEBRAÇÃO (v. 1)

Dê asas à sua imaginação: terminado no domingo o Encontro Nacional de Renovação Espiritual, realizado no Centro de Convenções de Jerusalém, Asafe estava radiante: como alguns dos nossos amigos encontristas daqui ele também abria para todos um largo sorriso para dizer – “foi tremendo”, “sim, com efeito, Deus é bom”, Deus é muito bom, Deus é bom demais! (v. 1).

II – CENA DOIS: INDAGAÇÃO (v. 2-3)

Segunda-feira, Asafe não ouviu o relógio despertar, acordou agitado e sem tempo de tomar café! Seguiu apressado para o trabalho, mas ao chegar ao ponto o ônibus já tinha passado! Por ter entrado atrasado no serviço, foi duramente repreendido pelo gerente! Na hora do almoço foi obrigado a atender um cliente que acabou não fechando a compra, mas roubou sua possibilidade de ganhar dinheiro e de comer; no final do dia, frustrado por não ter atingido a cota de vendas do mês, recebeu do gerente a notícia de que seus serviços não interessavam a empresa. Saindo dela, enfrentou um engarrafamento provocado pelas chuvas torrenciais que caíram na cidade e só conseguiu chegar em casa por volta das 21 horas. Encontrou sua esposa Rebeca nervosa: três contas que ele deixara para serem pagas não foram quitadas pois o saldo dele no Banco Nacional Israelita estava negativo. Vinte duas horas: o telefone tocou trazendo uma trágica notícia: seu melhor amigo, Abraão, tivera um avc e estava internado em estado grave na UTI do Hospital Geral da Beneficência Judaica.
Assentado na sua mesa ele retomou sua oração iniciada no domingo após o culto (v. 2-3) = se sentiu à beira do abismo, na recepção do inferno, com uma forte sensação de que vida boa era a do seu vizinho de porta: arrogante, perverso, porém extremamente próspero – tudo o que ele punha na mão funcionava absolutamente bem! Choroso fez um diagnóstico aparentemente preciso daqueles que não têm qualquer vínculo com Deus...

1. São despreocupados (v. 4a)

2. São “sarados” (v. 4b)
“Nédio” = “de pele lustrosa”

3. São diferentes do meio dos iguais (v. 5)

a) Enquanto os mortais se cansam, eles estão sempre descansados
b) Enquanto os homens são afligidos, eles estão sempre tranqüilos

4. E as conseqüências? “E daí” (v. 6)

a) Daí que são soberbos (v. 6a)

b) Daí que são violentos (v. 6b)

c) Daí que vivem os maiores e melhores prazeres (v. 7)

d) Daí que são comunicadores doentios (v. 8-9) – “a vida e a morte estão no poder da língua” (Pv 18:21); “Motejam” = zombadores (v. 8), maliciosos (v. 8), altivos = presunçosos (v. 8), blasfemadores (v. 9a); fofoqueiros (v. 9b)

e) Daí que quanto piores são mais aumenta a sua popularidade (v. 10)
A lógica deles é “pq deixar de ser corrupto se a corrupção não interfere em nossa popularidade”?

f) Daí que são “ímpios” = incrédulos = não têm o temor de Deus, não servem a Deus, não amam a Deus, mas ainda assim são prósperos, estão sempre “tranquilíssimos e riquíssimos” - v,11-12).

Exemplos de “prosperidade” citados pelo ONG Transparência Brasil: (“Portal do Asafe”)

• Em conjunto, os deputados federais brasileiros gastaram quase R$ 20 milhões com viagens em 2007. Esse dinheiro seria suficiente para cada deputado dar cinco voltas em torno da Terra de avião.

• Não só na Câmara dos Deputados, nos estados o gasto é astronômico: exemplo - o combustível que os 24 deputados distritais brasilienses declararam ter gasto seria suficiente para percorrer o Plano Piloto de uma ponta a outra mais de 235 mil vezes durante o ano.
• Cerca de um terço dos deputados federais e mais de um terço dos senadores apresentam ocorrências na Justiça ou em Tribunais de Contas.

• Pelo menos um terço dos deputados estaduais de 15 Casas Legislativas estaduais tem pendências com a Justiça ou com Tribunais de Contas. Na Assembléia Legislativa de Goiás eles são mais de 70%. Em outros sete estados o porcentual é de pelo menos 40%.

• A assiduidade dos parlamentares ao trabalho muitas vezes deixa a desejar; a semana dos brasileiros vai de domingo a segunda, mas a dos parlamentares vai de quarta a sexta. A média de ausências nas sessões das comissões temáticas da Câmara dos Deputados é de 28%

• Em 2007 o Brasil destinou para a manutenção de cada deputado o equivalente a CR$11.545.00 por minuto; o que o Brasil gasta com seus 594 parlamentares é em média quatro vezes mais do que gastam os parlamentos europeus e o parlamento canadense

III – CENA TRÊS – FRUSTRAÇÃO (v. 13-16)

1. Frustração pela escolha: escolher o caminho de Deus foi um grande erro (v. 13)

2. Frustração pelo resultado: o que Deus me deu foi exatamente o oposto do que eu Lhe ofereci (v.14)
Dei a Ele o melhor (v. 13) e Ele me deu o pior = aflição e castigo (v. 14)

3. Frustração pela ausência de um mentor espiritual equilibrado(v. 15)
Sendo eu um escolhido de Deus, um servo de Deus, um líder de Deus, com quem eu vou me abrir Sem ser repreendido, rejeitado e acusado de traição?

4. Frustração pela ausência de alternativa (v. 16)
Não tem saída, o melhor é chutar o balde!

5. Aplicação: será que vale a pena viver com um propósito centrado em Deus?

a) Profissão: será que vale a pena trabalhar honestamente, pagar todos os impostos, respeitar os direitos daqueles que prestamos serviço, honrar sempre aqueles que nos lideram?

b) Moral: será que vale a pena namorar ao invés de ficar, casar ao invés de ajuntar, ser fiel à mesma pessoa a vida inteira ou diversificar conforme as conveniências de cada etapa?

c) Espiritual: será que eu não posso seguir a Deus sozinho ao invés de assumir pesados compromissos comunitários? Por que seguir rigidamente a Bíblia e não “lightemente” conforme preceitua a tradição religiosa? Para que tanta santidade se ela tolhe a minha liberdade?

IV – CENA QUATRO: COMPREENSÃO (“até que..” – v. 17- 22)

1. Asafe entrou no “santuário de Deus” (v. 17) = “coração de Deus, visão de Deus, propósito de Deus” - Pv 4:23

2. Asafe entrou no coração do homem sem Deus (v. 17 – “e atinei com o fim deles”)

a) Onde só via autosuficiência (v. 4-5) passou a ver vulnerabilidade (v. 18a)
b) Onde só via o sucesso e curtição (v. 6-7) passou a ver destruição e assolação(v. 18b, 19a)

c) Onde só via a força da alegria (v. 7) passou a ver o aniquilamento do terror (v. 19b)

d) Onde só via pessoas ovacionadas (v. 10) passou a ver pessoas desprezadas (v. 20)

3. Asafe entrou no seu próprio coração (v. 21-22)
Distante do propósito de Deus Asafe só encontrou amargura (v. 21), comoção interior (v. 21). Quebrantado faz um diagnóstico preciso: eu estava ao lado de Deus, na presença de Deus, próximo de Deus, mas agindo como um “embrutecido” = “estúpido”, “ignorante”, “irracional”.

V – CENA CINCO: PROCLAMAÇÃO (v. 23-27 – “todavia...”)

1. P. da segurança da intimidade divina (v. 23)
A estupidez, ignorância e irracionalidade de Asafe foram tratadas pela misericórdia divina...

2. P. da segurança da direção divina presente (v. 24a)
Pertos de Deus a possibilidade de sermos guiados por Ele é de 100%

3. P. da segurança da salvação futura (v. 24b)
Aqueles que em vida centraram o propósito em Deus têm uma entrada garantida no céu...

4. P. da segurança do prazer divino (v. 25)
Ainda que não tivesse céu não há prazer maior na terra do que viver em obediência a Deus

5. P. da segurança da vitória em meio ao sofrimento (v. 26)
Viver em Deus é viver com duas certezas: a certeza do sofrimento e a certeza da vitória sobre ele...

6. P. da segurança da justiça divina (v. 27)
Um dia, inevitavelmente, todos os homens estarão diante do juiz: os prósperos sem Ele serão condenados e o prósperos Nele serão salvos...

UMA LIÇÃO DE VIDA

1. Somente Deus pode nos dar um diagnóstico correto da existência humana
2. O diagnóstico de Deus sobre a existência humana só pode ser dado na Sua intimidade

3. Na sua intimidade descobrimos que a vida só tem propósito quando ligada inteiramente a Deus

PROPÓSITOS DE ASAFE (v. 28)

1. Ser sempre grato pela companhia de Deus
2. Ser sempre dependente de Deus
3. Ser sempre um comunicador de Deus





AUTOR: Pr. JAIR FRANCISCO MACEDO – jajamacedo@hotmail.com





++
+++++
++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem