Resultados da
Busca Genuína


Texto:
2 Crônicas 20.13-17




Introdução

- Houve busca genuína por parte de Josafá e do povo – relembrar os versos 3-13.

- O que é busca genuína? Ver Jr 29.13; Sl 51.17; 2 Cr 7.14

- Até as crianças buscaram! Precisamos ensinar nossos filhos a buscarem a Deus. Principalmente quando e enquanto são pequenos não podemos deixá-los decidir se querem ou não estar na igreja. É nossa responsabilidade trazê-los e ensiná-los.

- O que acontece quando há busca genuína?

Transição

- Não só nos momentos de aperto, devemos empreender uma busca genuína de Deus

- O texto nos mostra alguns resultados da busca genuína.

I.) Quando há busca genuína, o Espírito Santo sempre vem – v. 14

- Que coisa gloriosa quando o Espírito Santo vem!

- O que acontece quando o Espírito Santo vem? Os corações endurecidos são quebrantados; há arrependimento verdadeiro; as pessoas são convertidas e não apenas convencidas; há mudança de vida; há vida com Deus; há sede por oração, santificação, conhecimento e prática da Palavra; as pessoas passam a viver uma vida cristã autêntica; há testemunho ousado do poder transformador de Cristo; há amor, respeito, consideração, honra; há reverência para com as coisas de Deus; há renovação; há distribuição de dons espirituais.

- Ver Ez 37.9; Lc 11.13

II.) Quando há busca genuína, Deus nos conforta – v. 15, 17

- Deus nos conforta: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão …” (v. 15); “ Não temais, nem vos assusteis … o SENHOR é convosco” (v. 17).

- Deus nos conforta e está conosco – ver Is 43.2; Mt 28.20

III.) Quando há busca genuína, Deus assume as nossas pelejas – v. 15, 17

- Deus assume as nossas guerras: “… a peleja não é vossa, mas de Deus …” (v. 15); “Neste encontro não tereis de pelejar …” (v. 17).

- Deus luta as nossas guerras – ver Rm 8.31; Ex 14.14 (travessia do Mar Vermelho)

- Se você está em luta e sua causa é justa fique tranqüilo; Deus está com você lhe confortando e assume como dEle a sua causa!

IV.) Quando há busca genuína, Deus nos dá toda a estratégia para a vitória – v. 16, 17

- Nos revela o tempo da vitória: “…amanhã…”(v. 16); “…amanhã…” (v. 17). Não é no nosso tempo, é no tempo de Deus; não se precipite; as coisas fora do tempo de Deus deixam de ser benção!

- Nos revela as estratégias do inimigo (v. 16). Na Sua Palavra, Deus nos ensina todas as estratégias que o nosso inimigo usa: intimidação; distorce a Palavra de Deus; usa pessoas para nos atingir. Se conhecermos bem a Palavra, conheceremos as estratégias do inimigo e as armas das quais dispomos para derrotá-lo!

- Nos revela qual deve ser nossa postura (v. 17). As posturas a seguir parecem ser contraditórias:

- Tomar posição: vida com Deus, oração, meditação na Palavra, congregar, fechar as “brechas”, se alinhar, não dar ocasião à carne e ao diabo, viver em santidade.

- Ficar parados e ver o livramento: deixar Deus agir, não querer agir no lugar de Deus, não querer “tomar a frente de Deus”. Ver Sl 46.10.

Conclusão

- Você está buscando a Deus de forma genuína?

- Está verdadeiramente contrito?

- Quebrantado?

- Demonstra não só no discurso, mas na prática que depende de Deus? Ler 2 Cr 7.14



AUTOR: Pr. Ronaldo Guedes Beserra





+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem