COMO ENCHER A BOTIJA

- II REIS 4:1-7


1. ELISEU: sucessor de Elias; profeta do norte (Israel); pré-anunciou o castigo (assírios – 722 a.C)

2. FATO narrado

3. O AZEITE NA BÍBLIA

Iluminar; alimentar; ungir (reis, profetas, sacerdotes – símbolo de autoridade, força e honrra); símbolo do Espírito (Is 61:1-3)

4. Linha interpretativa

I – CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE

1. PERFIL DA MULHER

a) Sem nome (v. 1), viúva (v. 1), pobre, falida, coagida a oferecer os filhos como pagamento de dívidas, sem perspectiva, PORÉM, CLAMOU...

b) Uma mulher que foi influenciada pelo marido que tiver aliança com Deus (v. 1)

2. O azeite do espírito é para os insatisfeitos; a igreja tem sido marcada pela incredulidade, carnalidade, acomodação, indiferença, desapego à Palavra, insensibilidade – mas vive como se tudo fosse bem, não tem consciência de que precisa urgentemente do azeite do Espírito...

II – CONSCIÊNCIA DA POSSIBILIDADE

1. POSSIBILIDADE POR CAUSA DO QUE SE TEM

a) A pergunta de Eliseu demonstra que ela seria abençoada a partir do que tinha em casa (v. 2)

b) Todo crente só pode ficar cheio do Espírito porque tem o Espírito

· Mt 25 – virgens néscias não tinham o Espírito pois não conheciam o Senhor

· I Co 12:13 – “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”

· Rom 8:9 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”

2. POSSIBILIDADE POR CAUSA DA PALAVRA

a) Elizeu dá à viúva uma promessa de provisão (v. 3-4)

b) Jesus nos deu uma palavra de promessa sobre o Espírito Santo

* Jo 7:37b-39 “se alguém tem sede, venha a mim e beba; quem crer em mim,

crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva; isto ele disse com respeito ao Espírito.....”

· Jô 14:16-18 “eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, afim de que esteja para sempre convosco; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós; não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”

· Lc) 11:13 “se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem?”

3. A.: “recebestes o Espírito Santo pelas obras da lei ou pela pregação da Fé...”? O Espírito Santo não é uma exclusividade pentecostal, não é privilégio de um seleto grupo de crentes, Ele se derrama sobre qualquer botija, independente do rótulo....

III – DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER

1. UMA OBEDIÊNCIA SEM QUESTIONAMENTO (v. 3-5)

“Será que os vizinhos têm vasilha? Se têm, vão emprestar? Para que tanta vasilha? Para que envolver os filhos? Para que fechar a porta?

2. A OBEDIÊNCIA É O PRÉ-REQUISITO DA UNÇÃO

a) Lc 24:49 “eis que eu envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”

b) At 5:32 “...o Espírito Santo que Deus outorgou aos que lhe obedecem”

3. O ESPÍRITO SANTO SE DERRAMA SOBRE QUEM ESTÁ DISPOSTO A CUMPRIR SUA AGENDA

a) Filipe troca o avivamento samaritano pelo caminho solitário de Jerusalém para Gaza... “disse o Espírito a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o... (At 8:29)

b) Paulo e Barnabé – trocam o conforto e a estabilidade da equipe pastoral da Igreja P. de Antioquia, para serem missionários...”disse o Espírito Santo – separai-me agora, Paulo e Barnabé para a obra que os tenho chamado” (At 13:2)

c) Paulo e Silas – foram impedidos, pelo Espírito, de pregar na Bitínia; depois receberam a visão de pregar na Macedônia.... e obedeceram (At 16:6-10)

d) Paulo – recebe do Espírito a tarefa de seguir para Jerusalém com uma grande certeza – “o Espírito Santo me assegura que de cidade em cidade me esperam cadeias e tribulações...” (At 20:23)

e) Rom 8:13 - “se viverdes segundo a carne, caminhais para morte; mas, se pelo Espíríto, mortificardes os feitos do corpo, certamente, viverei”

f) Gl 5:16 – “andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne”

4. A.: unção não para emoção.., ostentação, divisão. Unção é para levar nosso pensamento cativo ao Senhor..... e equipar para a missão...

CONCLUSÃO

1.O Espírito só pode encher VASILHAS VAZIAS 9v. 2)2. A MEDIDA DO ENCHIMENTO é a medida da vida que ofertamos a Deus (v.6

3. O enchimento implica na transformação das nossas RELAÇÕES SOCIAIS (v.7

4. O enchimento é vida para nós e para nossos FILHOS (v. 7; Is 44:3; At 2:17-19)


AUTOR: Pr. Jair Francisco Macedo


++++

+++++

+++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem