terça-feira, 13 de dezembro de 2011


AS LIÇÕES ESPIRITUAIS

E DE VIDA

PRÁTICA ENCONTRADAS

NO LIVRO DE RUTE


1ª LIÇÃO

- Não devemos deixar de confiar no Senhor ainda que as coisas estejam acontecendo na contra-mão do que esperávamos.

1.1 - O retorno de Noemi dos campos de Moabe para Belém, serve-nos como uma demonstração de que ela continuava confiando no Deus de Israel. Caso contrário, ela nunca mais teria voltado. Antes, teria procurado ir para mais longe, para nunca mais ouvir falar no judaísmo;

1.2. - Isto nos remete a Habacuque 3.17,18 - Leia, por favor: Hc 3:17 . Hc 3:18

2ª LIÇÃO

- Não devemos atribuir ao inimigo as coisas ruins que nos acontece, como se ele estivesse presente em nossa história o tempo todo.

2.1. - Observe que em nenhum momento, nem Noemi nem Jó, citaram o adversário como autor de suas mazelas. Não era hábito do povo de Deus viver culpando o adversário, uma vez que eles reconheciam que por trás de todos os acontecimentos de nossa vida, a mão de Senhor está no controle Jó 2:10 .

2.2. - Em nossos dias tem sido exatamente o contrário. Há servos do Senhor que pronunciam o nome do capiroto o dia inteiro e o culpa até do copo que caiu de cima da mesa.

3ª LIÇÃO

- Fazer com que o nosso testemunho diário leve as pessoas a desejarem servir ao nosso Deus.

3.1. - Veja o que disse Rute a sua sogra quando esta pediu que ela voltasse para casa de sua mãe e para o seu deus: Rt 1:16 . Esta é uma grande prova de que Noemi, mesmo sofrendo momentos tão amargos em sua vida, não deixou de falar do seu Deus para suas noras;

3.2. - Ainda que estejamos passando por duras provas e perseguições, devemos ter sempre uma palavra de fé e encorajamento para aqueles que nos cercam.

4ª LIÇÃO

- Mesmo em meio a uma geração pecaminosa, o Senhor tem alguém com quem Ele pode contar.

4.1. - O contexto histórico do livro de Rute, aponta para uma geração que não temia ao Senhor. Cada um fazia o que bem entendia - Rt 1:1 . Jz 21:25 .

4.2. - Boaz, no entanto, punha em prática o que havia aprendido na Lei do Senhor, no tocante à colheita - Lv 23:22 .

4.3. - Deus nunca ficou sem um representante em qualquer período da história.

5ª LIÇÃO

- Que devemos reconhecer o esforço e a dedicação de quem faz a obra de Deus.

5.1. - Boaz já tinha ouvido falar do que Rute havia feito a sua sogra - Rt 2:11 . E ele soube reconhecer a atitude virtuosa daquela jovem - Rt 2:12 ;

5.2. - Nossos modelos de admiração não devem ser pessoas cuja fama se baseiam em um esporte que praticam, em uma arte a que se dedicam ou ao fato de estarem em voga na mídia. Nosso modelo deve ser o de servos e servas de Deus que dão bom testemunho e exalam o perfume de Cristo em suas atitudes.

6ª LIÇÃO

- Até à presente data (13.04.2009) só ministramos as 5 primeiras lições, baseadas nos capítulos 1 e 2.

Se você quiser saber quais são as próximas, compareça ao culto de ensinamento na próxima quarta-feira em nosso templo na QNQ 02 - Conj. 05 - Lote 13 - Ceilândia Norte-DF.

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano.


===================

==================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.