POR UMA IGREJA VIVA
QUE VALORIZA
A CONVERSÃO

- ATOS 9:1-19





- Lucas, inspirado pelo Espírito, tem nos mostrado a expansão do Evangelho pelo mundo: a morte de Estevão desencadeou uma grande perseguição que promoveu a dispersão dos crentes de Jerusalém, os quais, por onde passaram, testemunharam de Jesus como Salvador e Senhor.

- Dentre eles, Filipe destacou-se na evangelização de massas e pessoal (At 8). Em nosso texto de hoje o foco foi colocado em Saulo, que experimentou a conversão mais famosa da história da igreja, registrada três vezes em Atos (capítulos 9, 22 e 25) e citada outras vezes nas epístolas.

Hoje somos chamados a reafirmar a conversão como o primeiro passo na direção de uma vida séria com Deus...

I – SAULO PERSEGUINDO “O CAMINHO”: VIOLÊNCIA (v. 1-2)

- Saulo, que consentira com a violência feita a Estevão (v. 1) e que violentara a igreja após a morte de Estevão (8:1,3) não mudou nada: ainda “respirava ameaças e morte.....” contra o “Caminho” (Jo 14:6; At 9:9, 23; 22:4; 24:22).

- Sua violência não só se ampliara, mas se oficializara (v. 1-2) – quem escapou em Jerusalém seria “extraditado” em Damasco com o apoio da religião judaica.

- Sua postura violenta, assim, foi intensa e extensa (At 26:1-11)

II – SAULO ENCONTRANDO “O CAMINHO”: LUZ (v. 3-9)

- “Seguindo Saulo estrada fora ao aproximar-se de Damasco.....”, após 240 km de viagem, o imponderável acontece: uma luz repentina (v. 3), de origem celeste (v.3) e de intensidade brilhante (v. 3, 26:13) surge para mudar definitivamente sua história e a história da humanidade.

- Na verdade, ela fazia parte de um plano eterno de Deus e, por se originar nos céus, não teve como ignorá-la, uma vez que penetrou nas trevas de sua religiosidade, tradição, orgulho, ignorância, violência, trazendo-lhe um brilho singular, único, incomparável, infinito e indescritível.

- As conseqüências da luz divina foram imediatas:

- humilhação (v.4) – o homem que capturava os seguidores de Jesus foi capturado pelo próprio Jesus;

- comunicação (v. 4-5) – confrontadora (v.4) pois a luz de Jesus é antes de tudo uma luz de denúncia, reveladora (v. 5) pois significou a comunicação de Deus (Hb 1:1-2);

- direção (v. 6-7) – Jesus não encontrou Saulo para lhe dar uma experiência emocional, mas para mudar radicalmente todo o itinerário da sua vida – o maior perseguidor seria transformado no maior incentivador;

- limitação (v.8-9) física (v. 8a), relacional (v.8b), alimentar(v.9)


- “Saulo, que esperava entrar em Damasco na plenitude de seu orgulho e bravura, como um autoconfiante adversário de Cristo, estava sendo guiado por outros, humilhado e cego, capturado pelo Cristo a quem se opunha” (Stott).

III – SAULO SEGUINDO O CAMINHO: COMPROMISSO (v. 10-19)

- “Compromisso” é a postura que caracterizou Paulo após seu encontro com Jesus: a intermediação do compromisso foi feita por Ananias (v. 10-17) , um discípulo (v. 10) que recebera uma visão (v. 10-12) surpreendentemente rica em detalhes, na qual foi desafiado por Jesus a “dispor-se e ir” ao encontro de Saulo; sua reação instantãnea foi de medo (v. 13-14), pois procurar Saulo era sinônimo de procurar a morte.

- O compromisso foi determinado para Saulo pelo próprio Senhor Jesus (v. 15-16): ele receberia uma nova identidade (v. 15, 22:14) – o instrumento de destruição transformar-se-ia em “instrumento escolhido” de reconstrução; teria um novo serviço – levar o nome de Jesus (v. 15, 22:14-15); pagaria um novo preço – ele que promovera sofrimento, agora sofreria ao lado de Jesus (v. 16, II Tm 3:12).

- O compromisso foi concretizado numa consagração especial (v. 17-19) que se deu pela força do toque das mãos e toque da palavra (v. 17a); pela restauração física e espiritual (v. 17b-18) simbolizando que estava sendo chamado para um evangelho pleno; pela integração através do batismo (v.18) – sinal visível da graça invisível; e pela comunhão (v. 19) – Saulo que já encontrara Jesus precisava encontrar a igreja de Jesus, “o lobo cruel, transformado em ovelha, será também transformado em pastor de ovelhas” (Calvino)

LIÇÕES

1. A conversão é obra da graça soberana de Deus revelada em Jesus – I Tm 1:12-15

- “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que noutro tempo era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou porém a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

- A conversão não se define pelos antecedentes nem pela força humana, mas pela graça.

2. A conversão é apenas a primeira etapa de um grande plano completo de Jesus para nós (Fp 1:6)

- “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus”

- Este grande plano envolve justificação - liberdade da condenação do pecado, santificação – liberdade do poder do pecado, glorificação – liberdade da presença do pecado.

3. A conversão exige uma mediação de integração comunitária (Ananias) – At 2:41-42

- “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

- Precisamos urgentemente de Ananias dispostos a investir nos homens já separados por Jesus.

4. A conversão está imediatamente e intimamente associada à missão – At 20:23-24

- “...o Espírito Santo me assegura que, de cidade em cidade, me esperam cadeias e tribulações, porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebí do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial” (At 26:19 e 16-18).

- O sábio plano de Jesus permanece imutável: fazer de cada convertido um missionário propagador do Seu amor....

5. A conversão precisa fazer parte na vida diária da igreja - At 2:47

- “... enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” – conversão não pode ser uma honrosa exceção no cotidiano da comunidade cristã, mas uma realidade permanentemente presente, resultado direto de um estilo de vida que provoca impácto positivo nos lugares onde ela foi plantada.

- Nesta hora, o Espírito Santo quer promover entre nós arrependimento para a salvação: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor venham tempos de refrigério” (Atos 3:19) e, igualmente, quer promover compromisso para a proclamação do Salvador, por isso o desafio também é: “dispõe-te e vai” (v. 11,15).


AUTOR: Pr. Jair Francisco Macedo








==================
=================
================
===============


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem