PASSOS PARA
A QUEDA

Texto: 1 Samuel 15.1-23




Introdução

- Exemplo do jogador Adriano da seleção que tem se envolvido em festas (orgias), tem problemas com a bebida, tem se envolvido com péssimas amizades, tem vivido uma mentira e está seriamente ameaçado de perder sua vaga entre os convocados do técnico Dunga que vão à Copa do Mundo de Futebol.

- Temos de tomar este exemplo para aplicá-lo em relação às verdades espirituais.

Transição

(AT) A possibilidade de alguém ser reprovado por Deus é uma possibilidade real.
(ST) O texto nos mostra alguns motivos que levam uma pessoa (uma liderança) a ser rejeitada (reprovada) por Deus.

I.) Obediência Parcial, Desobediência – v. 7-9

- Por causa da desobediência, Adão e Eva ficaram fora do Jardim do Éden (Gn 3.6,11), Moisés ficou fora da Terra Prometida (Nm 20.7-12), Saul perdeu o seu reinado e Jonas foi engolido por um grande peixe (Jn 1.1-17).

II.) Auto-Exaltação, Orgulho, Altivez, Soberba, Arrogância – v. 12

- Saul construiu um monumento em sua própria homenagem, não reconhecendo que a vitória na batalha havia vindo do Senhor!

- Ver Pv 11.2; 16.5,18; Mt 23.12.

III.) Auto-Engano, Teimosia, Falta de Transparência, Falta de Isenção – v. 13,20

- Através de sua atitude Saul se enganava a si próprio. Muitas vezes através de nossas atitudes estamos nos enganando a nós mesmos!

- Ele foi teimoso. Samuel dizia que ele não havia obedecido e ele teimava em afirmar que havia obedecido. Não sejamos teimosos. Não vamos procurar defender o indefensável. Não enganemos a nós mesmos. Rendamos nossa vontade rebelde ao Senhor!

- Faltou transparência e honestidade em Saul para fazer uma auto-avaliação honesta! Ele não foi isento em fazer uma avaliação de sua própria conduta. Precisamos aprender a fazer uma avaliação transparente, honesta e isenta de nossa conduta para sabermos se temos agradado a Deus realmente, se temos agido corretamente para com todas as pessoas que nos cercam!

IV.) Não Assumir a Culpa que nos Cabe Jogando-a Sobre Outros – v. 15, 21

- Ao invés de assumir a culpa como quem recebeu diretamente as ordens e como líder, Saul jogou-a sobre o povo!

- Essa é uma tendência natural do ser humano desde a queda (Gn 3.11-13).

- Precisamos aprender a dizer: “Eu errei, me perdoe”, seja para Deus, seja para as pessoas com as quais nos relacionamos! Os que se humilham serão exaltados (Mt 23.12)!

V.) Espiritualidade Vazia, Falsa, Exterior – v. 15,21-23

- Saul disse que o fruto de sua desobediência era oferta ao Senhor!

- Saul demonstrou uma fé de fachada. Sua atitude parecia muito espiritual, mas desagradava profundamente a Deus! Aparência bonita, essência horrível!

- A essência da verdadeira espiritualidade – ver v. 22

- Notar a gravidade da rebelião e da obstinação (orgulho) – ver v. 23

Conclusão

- Ver v. 23 b. Busquemos a aprovação do Senhor!




AUTOR: Pr. Ronaldo Guedes Beserra





++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem