O MAU COSTUME DE ALGUNS

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25




- Igreja, Lugar Da Habitação De Deus

- Lugar de Amor; conforto; paz; perdão; unidade; exortação; edificação; ministração da Palavra. Lugar de disciplina e correção. Lugar de desenvolvimento da maturidade cristã.

- Lugar de refúgio onde o aflito e deprimido encontra a cura de seus males. Lugar aglutinador (convergente) de diferentes pessoas de níveis sociais, raciais, intelectuais e ideológicos. Lugar de partilha material e comunhão espiritual.

- Se a igreja é tudo isso porque muitos a abandonam?


Vamos entender melhor quando estudamos sobre o significado das simbologias da igreja.

I. Quatro Tipos De Corações E Suas Reações Quando A Palavra É Semeada. Mt 13: 3-9, 18-23

1. Beira do caminho. (Superficial) Ouve e não compreende. O maligno arrebata o que foi semeado no coração.

2. Solo rochoso. ( Fé; Igreja ) Ouve e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo. Têm pouca duração. Não suporta a angústia e perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

3. Entre os espinhos. (mundo/ vaidades) Estes ouvem a Palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

4. Terra boa. (Bom ouvinte ouve e pratica) Ouve e a compreende, guarda a Palavra dentro do coração e passa a dar frutos na medida de sua capacidade.

II. Quatro Tipos De Atitudes Que Afasta O Crente Da Congregação

1. Falta de perseverança. (Tenacidade)

“ E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que persevera até o fim, este será salvo.” Mt 24:10-12

“ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão.” I Cor 15:58

“ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortaleci-vos.” I Cor 16:13

- Existem alguns atributos que fazem parte daqueles que vence na vida: Fé. Força. Perseverança. Tenacidade. Obstinação. Poder. ( Pv 24:10 )

- Como bom soldado de Cristo precisamos suportar lutas, privações, pressões, adversidades e ficar firmes. II Tm 2:3-7

2. O Pecado. Hb 10:26

- Muitos deixam a congregação porque estão em pecado, e essa atitude traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte.

- Os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Sl 1:5

- O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado: Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.

- A não ida ao templo quando se têm condições já é um pecado; trocar a adoração a Deus por outras cousas é um indicativo de idolatria. “Eu amo senhor, a habitação da tua casa, e o lugar aonde tua glória assiste.” Sl 26:8



“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”Sl 84:10

3. Falta de temor a Deus.

- A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor. Fil 2:12 O temor do Senhor é o principio da sabedoria. Pv 1:7; 9:10 O temor do Senhor conduz a vida. Pv 19:23

- No Temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refugio para os seus filhos. Pv 14:26 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte. Pv 14:27

- Não devemos temer os homens, mas a Deus que pode lançar a alma no inferno. Mt 10:28

4. Falta de vigilância.

Mc 13:33-37;Lc 21:34-37;Mt 24:36-51; Rm 13:11-14; Ef 5:13,14; I Ts 5:6;

“ Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todo ps os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e está de pé na presença do Filho do homem.” Lc 21:34-36

“ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos. Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obra das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante ás suas concupiscências.” Rm 13:11-14

III. Quatro Tipos De Atitudes Que A Igreja Deve Ter Para Com Irmãos Faltosos

1. Não julgá-los. Mt 7:1,2

2.Manifestar amor. ( Perdoando )

3. Suportá-los. “ Suportai-vos uns aos outros…” Cl 3:13

4.Carregai as cargas uns dos outros. Gl 6:1-3

- A firmeza e a perseverança em continuar sempre nos, devem ser atributos daqueles que sobretudo vivem pela fé, não obstantes, as vissitudes e os ventos contrários da vida. Pois a fé e a esperança, lhes dar garantias que Deus está sobre o controle de tudo e nos dará a vitória.

“Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.” Salmo 26:8







AUTOR: Pr. Francisco Nascimento






==============
===============
==================
=====================
======================
=======================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem