quarta-feira, 9 de novembro de 2011



BEM-AVENTURADOS

OS PACIFICADORES

Texto Bíblico: Mateus 5:9

Proposto: Edificação Cristã / Crescimento Pessoal





1. INTRODUÇÃO

- Promover a paz não é coisa fácil. Devemos ser pacíficos porque a paz é fruto do Espírito Santo em nós e parte da sabedoria dos céus (Tiago 3:17).

- Quem promove a paz tem que amar profundamente o seu próximo, tem que exercitar a misericórdia e a bondade, tem que ser sofredor para demonstrar a grandeza da mansidão cristã.

- Certa vez perguntaram ao Dr Martin Luther King o que significava ser pacificador. A sua resposta foi contundente: “Ser pacificador significa receber de Deus uma missão de juntar pessoas das mais diversas ideologias e mostrar para elas o preço caro de milhares de mortes desnecessárias e o valor dos novos sonhos e das novas esperanças”. Deu para você perceber o papel do pacificador?

2. DESENVOLVIMENTO DO SERMÃO (Análise e Exposição Doutrinal)

I – PRECISAMOS COMPREENDER A ESSÊNCIA DA PAZ DE DEUS

1. No Antigo Testamento a palavra paz (shalom) significa quietude, contentamento, unidade e justiça.

2. No Novo Testamento a palavra paz (eirenê) significa harmonia entre as pessoas, sentimento de alegria pessoal.

3. No Novo Testamento a palavra pacificadores (eirenopoios) significa fazedores da paz, articuladores da paz, idealizadores práticos da concordia, reestabelecedores da ordem publica que resulta na cessação de uma guerra.

4. Os pacificadores (eirenopoios) são pessoas usadas por Deus para por fim a qualquer distúrbio comunitários ou institucional, que promovem o bem estar geral do reino de Deus em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias.

5. A palavra pacificadores (eirenopoios) só aparece uma única vez no Novo Testamento, em Mateus 5:9, com o sentido pleno de harmonizar, trazer concórdia e ordem entre as pessoas em conflito.

II – PRECISAMOS SER PACIFICADORES DO REINDO DE DEUS.

1. Fomos salvos em Cristo para promovermos a paz entre os homens. Este é o ensino basilar do Novo Testamento:

“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos” (Colossenses 3:15).

“Aparta-te do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a” (I Pedro 3:11)

“Se for possível, o quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12;18).

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém vera o Senhor” (Hebreus 12:14)

2. Devemos ser pacificadores porque a nossa paz vem diretamente de Deus.


A Bíblia nos orienta assim:

“Porque Ele (Jesus) é a nossa paz...” (Efésios 2:14)

“E a paz de Deus que excede todo entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:9)

“Deixo-vos a paz, a minha paz dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem atemorize” (João 14:27)

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17)

3. CONCLUSÃO

- Os pacificadores são pessoas importantes no reino de Deus. Eles sabem que a paz é fruto do Espírito Santo e não brincam diante dos desafios do mundo e da vida.

- Os pacificadores promovem a paz por amor à Deus, fazem o bem por consideração ao reino dos céus e perseguem a concórdia e a unidade, em nome de Jesus. (I Coríntios 7: 15; Tiago 3:18; Efésios 4:3; Romanos 14:19)


FONTE: http://www.pibhortolandia.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=2&Itemid=6






########
############
#################
######################
########################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.