O FUTURO DA IGREJA

TextoMateus 24: 3-14 – Apocalipse 1: 10-20; 17:14




I – INTRODUÇÃO:

- Qual será o futuro da igreja de Cristo?

- O nosso Senhor tem mensagens muito claras para seus discípulos de todos os tempos quanto ao futuro de sua igreja.

Vejamos:

II – UMA MENSAGEM DE ALERTA
“E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. “
Mateus 24:04

- Os discípulos perguntaram ao Senhor: Quando acontecerão estas coisas e qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?

- Após alertar seus discípulos quanto ao perigo de serem enganados por falsos ensinos passa a ensiná-los quais sinais precederiam a sua vinda.

1. Sinais espirituais

• Muitos virão dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. Falsos profetas enganarão a muitos. O amor de muitos esfriará, por causa da maldade.

2. Sinais físicos

Guerras: nação contra nação. Fome, peste, terremotos. Os cristãos serão perseguidos, odiados e condenados à morte. Muitos trairão e odiarão uns aos outros. Haverá grande tribulação. O sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados.

O evangelho será pregado para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

- A igreja deve estar bem atenta e firmada somente nos ensinos da Palavra de Deus. O conhecimento da Palavra de Deus protegerá os discípulos do engano e da destruição.

- Será uma grande surpresa. Jesus disse que o dia virá como um ladrão, que não avisa, mas nos pega de surpresa. Portanto, a igreja deverá estar preparada para este grande dia.

- O ultimo e mais seguro sinal que precederá a volta de Jesus “o evangelho pregado por testemunho a todas as nações” chama atenção para a responsabilidade missionária da igreja. Todos os discípulos que anseiam pela volta de Jesus devem cada vez mais se envolver na obra missionária numa visão mundial.

III – UMA MENSAGEM DE CONSOLO: O Cristo vencedor anda no meio da sua igreja. Apocalipse 1:11,12,13 e 2:1.

1 - Os acontecimentos fora e dentro da igreja podem nos deixar perplexos, porém não podemos nos esquecer dessa verdade: O Senhor Jesus caminha no meio da igreja. A igreja caminha dentro da providencia Divina. O nosso Senhor Jesus não assiste indiferente o caminhar da igreja, mas anda no meio dela cumprindo seus propósitos.

2 - O Cristo vencedor caminha no meio da igreja:


a) oferecendo a oportunidade de arrependimento e recomeço: “Lembra-te, pois de onde caíste” 2: 5, “Arrepende-te”vs 05
. “Volta a pratica das primeiras obras” vs05.


b) Exortando a um urgente fervor espiritual 3:14-22.


c) recompensando os que forem fiéis até o fim. “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” 2:10.

IV – UMA MENSAGEM DE ENCORAJAMENTO:
“Pelejarão, eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o rei dos reis, vencerão também os chamados eleitos e fiéis que se acham com ele.”

1 - “Pelejarão” isto quer dizer que até o fim nossa vida será uma constante batalha contra o pecado, o mundo e o diabo: nossos maiores adversários.

2 - “O Cordeiro os vencerá”. Somos encorajados a continuar lutando sabendo que a vitória é certa. Jesus é chamado de “Cordeiro”. A vitória de Cristo é devida a seu sacrifício.” A vitória de Cristo é devido a sua suprema posição”. Pois é o Senhor dos senhores e o rei dos reis”.

3 - “Vencerão também os chamados eleitos e fieis que se acham com Ele”. Somos encorajados a continuar sendo fieis sabendo que a vitória é certa. Nós venceremos porque Ele venceu. Aleluia! Vale a pena ser fiel!!!

V – Aplicação prática:


- De que maneira essas mensagens falaram ao seu coração?

- Como você se sente em relação ao futuro da Igreja?




AUTOR: Reverendo Honório Portes Junior
Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro







+++++++++++++

+++++++++++++++

+++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem