REAÇÕES HUMANAS
DIANTE DE JESUS


Textos Bíblicos: Lucas 1:18, 2:15-20 e Mateus 2:11




Introdução

- Este ano nossa igreja local trabalhou inspirado pelo tema: POR UMA ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE!

- Buscamos entender e viver esta marca de qualidade de uma comunidade cristã.

- Chegando ao fim do ano, somos contagiados pelo clima natalino: as casas, as ruas, lojas, a cidade vai sendo tomada pelas luzes, cores, decoração, musicas, etc.

- Algumas pessoas têm uma saudade dolorida nesta época do ano, enquanto outras aguardam com ansiedade pelos encontros familiares e ritos familiares neste período do ano.

- Olhando para algumas narrativas da vida de Cristo, percebemos algumas reações de personagens que fizeram parte do nascimento de Jesus.

- Penso que estas reações podem ser qualidades que fortalecem e mostram como vier uma ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE.

Transição:

Veremos, então, estas narrativas e trabalharemos sob o tema As Reações Humanas Diante de Jesus:

1ª – MARIA – Disponibilidade (Lucas 1:38 e contexto)

Maria era noiva, preparando-se para casar quando anjo aparece e lhe anuncia sua gravidez miraculosa;

• Sua reação de inicio foi de medo, susto, perplexidade. No entanto, depois se tornou em uma reação de disponibilidade: Eis aqui a serva do Senhor!

• Sua disponibilidade lhe podia custar muito. Teria que enfrentar as fofocas, a lei de Moisés, pressão social, perda do noivo José, etc. Apesar de tudo ela estava disponível para a obra de Deus.

• Citação de um pastor: “O mundo está para ver o que Deus pode fazer com um homem totalmente disposto em Suas mãos!”. O Evangelista D. Moody ouviu e respondeu: “Eu serei este homem, pela graça de Deus!”.

2ª – PASTORES – Dedicação (Lucas 2:15-20)

Os pastores são visitados pelos anjos. Vão até Belém, encontram o bebê e O adoram. O vs. 20 diz que eles voltaram louvando e glorificando a Deus!

• Nesta reação percebemos a Dedicação. Dedicar: dar atenção, fazer algo.

• Uma Espiritualidade Contagiante só poderá ser percebida por meio de uma comunidade formada de pessoas dedicadas, como conseqüência de vermos a Cristo.

A igreja local e o Obra do Senhor em geral só avança por meio de pessoas dedicadas. Deixam uma marca indelével sobre as pessoas e sobre a sociedade em que vivem.

3ª – MAGOS DO ORIENTE – Desprendimento (Mateus 2:11)

Dois anos após o nascimento de Jesus eles chegam de uma longa viagem. A estrela os conduzira até ali e até Cristo.

• Chegam e ofertam presentes. É a reação do desprendimento, tirando do melhor e mais precioso do que tinham e ofertaram ao recém nascido Rei dos Judeus.

• Ouro, incenso e mirra (precioso metal, perfume e bálsamos excelentes).

• Jesus disse muito em seus ensinamentos sobre o desprendimento das coisas materiais.

• Pessoas que vivem uma Espiritualidade Contagiante demonstram um equilíbrio no trato com as coisas materiais.

Nestes tempos modernos em que o Natal trás uma mensagem forte de consumismo, bebedice e glutonaria, presentes, etc. como é importante vivermos o verdadeiro espírito do Natal com Cristo.

CONCLUSÃO:

- Ao tempo de Cristo, outra personagem entrou para historia através de um gesto, de uma reação frente à pessoa de Cristo – foi Pilatos!

- Seu gesto foi de não encarar a multidão e LAVAR AS MÃOS numa bacia de água!

- Hoje somos confrontados em nossa espiritualidade, nosso relacionamento com Cristo.

Diante de nós está a decisão de optarmos:

a. Seguirmos nas pegadas de Maria, dos Pastores e dos Magos e aprofundar nossa vida espiritual como crentes DISPONIVEIS, DEDICADOS E DESPRENDIDOS, ou;

b. Lavarmos as Mãos como Pilatos e continuarmos vivendo uma vida sem sal, gosto, tempero e sem marcar nosso tempo com os valores do Reino de Deus.

A opção é sua!


FONTE: http://1ipisjrp.org.br/site/php/index.php?ir=sermoesdet.php&destaque=&Sermoes_Id=34





############
#############
##############
################
##################



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem