O que Jesus
quer de mim?

Que eu Ore
e nunca desanime.

Texto: Lucas 18.1.




Introdução.

- Jesus deseja formar um povo que ora. Ele sendo o filho de Deus orava. Seu exemplo é digno de ser seguido.

Ele levantava-se de madrugada para orar. Marcos 1. 35.
Ele procurava oportunidades para estar sozinho. Mateus 14. 23.
Ele passava noites em oração. Lucas 6.12.
Ele se preparava em oração par os embates da vida. Lucas 22. 41, 52.

- Paul Meyer disse: “Das coisas mais importantes da vida orar é a principal delas”.


Vamos responder quatro perguntas nesta manha:

I – Por quê?

- A razão é dupla:

1. Devemos orar para que Deus seja glorificado.

- “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho”. João 14. 13.

- A oração glorifica a Deus porque nos posiciona como sedentos e coloca Deus na posição de fonte que sacia nossa sede.

2. Devemos orar para termos alegria.

- Quando somos contemplados com a resposta da oração, temos alegria.

- João 16.24. “Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra”.

II – Como?

- Certamente mais importante que nossa oração é a atitude com a qual oramos e as palavras com as quais expressamos nossa atitude.

- “Atitude é tudo”. Nossas atitudes são determinadas pelos nossos pensamentos.

- O que está regando o nosso pensamento, nosso coração, determinará qual será nossa atitude. Nossa atitude afeta nossa crença em Deus.

- Nossa atitude afeta a maneira como enfrentamos os problemas.
- Nossa atitude determina nosso grau de confiança.
- Nossa atitude afeta nossa visão, de Deus e das oportunidades
.

- Devemos orar com atitude certa. Quais?

1. Com Simplicidade.

- Mateus 6. 7-8. “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.”


Deus não se interessa por orações complicadas.

2. Com perseverança.

- Romanos 12:12 “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

- O objetivo da perseverança não é vencer a resistência de Deus, mas...

* Entender a Sabedoria divina quanto ao meio e ao tempo da resposta à oração.

- A perseverança demonstra a confiança de que Deus é a nossa única esperança e que ele agirá da melhor maneira, no tempo oportuno, para responder às orações persistentes.

3. Por meio da morte de Jesus e em nome de Jesus.

- Marcos 15:38 “E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”.

- O véu entre o santo lugar e o lugar santíssimo.

- No passado somente um sacerdote, uma vez ao ano, sem pecado podia entrar no lugar santíssimo. Agora, a barreira foi eliminada e todos os sacerdotes, podem chegar a qualquer hora no nome de Jesus na presença gloriosa de Deus Pai.

- Eis a razão, por que nossas orações devem ser encerradas no nome de Jesus. Foi Ele quem nos abriu o Novo e Vivo caminho ao Pai.

4. Com Fé.

- Mateus 21.22. diz “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.
- Fé, não é pensamento positivo. Isto seria fé na fé.

- Mas a Bíblia diz que devemos ter fé em Deus. Mc 11.22.

- Existe um filtro para que nossos pedidos sejam atendidos.

- João 15. 7. “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”.

- A fé verdadeira nos leva a falarmos com Deus, sustentados pela sua própria palavra. Deus tem prazer nos seus filhos. Ele não lhes dará pedra se pedirem pão e nem pão embolorado. Todavia, as vezes nos dá comida com gosto de remédio, pois é o que precisamos.

- Deus não dá simplesmente o que desejamos, mas sim o que necessitamos.
5. Não para recebermos elogios.

- Mateus 6. 5,6. “E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”

- Devemos orar para sermos aceitos por Deus e não bajulados pelos homens. A oração que tem valor para Deus não é a oração bonita, mas a oração contrita.

III – Por quem?

- Não há segredos aqui e nem pegadinhas.

- Devemos orar por nós mesmos, em primeiro lugar.

- “Vocês orem assim... Pai nosso”. Mat 6. 9.

- Precisamos da oração.
- Precisamos falar com Deus.
- Precisamos de Deus.

- Paul J. Meyer dá cinco razões das suas orações, em seu livro: 25 Chaves Para o Sucesso.

1. Eu amo orar. Orar é falar com o Pai. Amo falar com meu Pai.
2. Eu não estou no controle. Deus está.
3. Eu preciso de Ajuda. Deus pode me ajudar.
4. Eu desejo que as coisas mudem. Deus pode mudá-las.
5. Eu preciso fazer a vontade de Deus. Quero ajustar-me a sua vontade. Note, ele ora por si mesmo.

- Mas Jesus ensinou também a orarmos:

1. Pelos outros (salvos). 1 Samuel 12:23 “E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito”.

2. Pelo mundo perdido. Lucas 6. 28. “Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam”.

IV – Pelo que.

- Há seis motivos específicos que devem ser mencionados em nossas orações.

1. Santificado seja o teu nome. “Seja glorificado o nome do Senhor”.

2. Venha o teu reino. “Ora vem Senhor Jesus”.

3. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

4. Dá-nos hoje nosso pão de cada dia.
“Sustenta-nos Senhor”.

5. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

6. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.

Conclusão.

- Devemos orar sempre, desistir nunca.

- Muitas serão as vezes que oraremos por coisas que levarão anos para serem respondidas, mas nunca devemos orar sem crer que a resposta virá.

- O tempo de orar é agora, não quando a crise, os problemas, as dificuldades chegarem.

- Ore sempre sem nunca desanimar. Quando o tempo certo chegar, a resposta de Deus virá. Amém.

Adaptado do Livro: O que Jesus espera de seus seguidores: Jonh Piper.

FONTE: http://www.ibvilateixeira.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=98






####################



###################



#################



###############




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem