terça-feira, 2 de agosto de 2011



Fechando os Muros

Neemias – 2:17 e 6:15




Intro:

- Observamos na primeira mensagem sobre este livro, que após obter autorização do rei Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém, Neemias chega à cidade que estava destruída, durante a noite ele sai pelas ruas para avaliar a situação, quando retorna ele reúne os homens de Jerusalém e declara seus planos, imediatamente seus planos são aceitos e a obra começa.

Porque era tão importante reconstruir os muros?

Resposta: Sem os muros não se havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, e suas idolatrias continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então diz: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha". 2:17.

Com os muros erguidos a cidade se fortalece e os inimigos ficam do lado de fora, e no cap. 6:15 lemos que a obra acabou em 52 dias.

Poderíamos parar por aqui, adorar a Deus pela vitória que foi dada ao seu povo, a história estaria terminada, porém, as coisas não são bem assim. A reconstrução foi feita, mais diante de muita oposição, poderemos nos separar do pecado e do mundo, mas precisamos estar determinados.

Tema: Vejamos o que enfrentou Neemias para reconstruir os muros:
1. Para reconstruir os muros Neemias enfrentou o escárnio
(Neemias 4:1-3).

a). Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é o descaso, e foi essa a primeira que ele usou contra Neemias.

Vejam o que as pessoas diziam:

i. Fracos judeus (v.2). – Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros. Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? – Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês, para que vão oferecer sacrifícios a esse Deus?

ii. Pedras queimadas (v.2,3). – Quando as pedras calcarias são queimadas, elas se tornam muito moles e perdem a durabilidade, então estavam dizendo este muro vai cair logo, não vai durar, até um animal noturno o derrubará, vocês estão perdendo seu tempo, desistam nós somos mais fortes do que vocês, vamos entrar a qualquer hora aí.

iii. Provocam a ira (v.5). – Enquanto os homens estavam trabalhando para reconstruir seus muros o inimigo lá estava, provocando, tentando desviar suas atenções da obra, tentando irrita-los a tal ponto que desistissem de tudo.

- Muitas vezes em nossas vidas nós estamos querendo levantar os muros, talvez você está aqui hoje dizendo: Vou consertar os muros da minha vida como disse o filho pródigo "Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai", talvez você esteja aqui hoje dizendo: vou colocar o pecado do lado de fora como fez o filho pródigo "pequei contra o céu e diante de ti", pode ter certeza que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai dizer você é muito fraco para fazer isso, você não tem coragem, Deus não está se importando com você, você já caiu uma vez, vai cair de novo.

- Quando alguém está querendo viver uma vida que agrada a Deus ele vai ser motivo de zombaria.

- Muitas vezes quando um jovem declara que sente o chamado para o ministério os seus “amigos” vão rir dele.
- Muitas vezes quando alguém está querendo voltar atrás colocar padrões morais em sua vida ele vai sofrer perseguição.
- Sabe porque muitas vezes nós encontramos nas igrejas jovens que estão isolados pelos cantos com poucos amigos? É por que estão querendo levar sua vida espiritual a sério.

b). Estejam firmados na verdade!

i. Neemias não confiava em si mesmo porém dizia "O Deus do céu é quem nos dará bom êxito" lembre-se das palavras de Paulo em (Fil. 4:13) "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

ii. À vontade de Deus é a nossa santificação, e de acordo com Pedro temos que adicionar à nossa fé a perseverança, não dê ouvidos ao inimigo, mas prossiga em sua obra de restauração, e não desanime, pois assim fez Neemias e o povo, com ânimo fecharam os muros até a metade (Neemias 4:6).

Mas não foi somente escárnio que Neemias sofreu na reconstrução dos muros, mas...

2. Para reconstruir os muros Neemias sofreu ataques do inimigo (Neemias 4:7-8).

a). O inimigo uniu forças (v.8).

i. Os arábicos eram liderados por Gesém (Neemias 2:19).

ii. Os amonitas eram liderados por Tobias (Neemias 2:19).

iii. Os asdoditas (Filisteu) provavelmente foram incitados por Sambalá.

b). O inimigo agora quer o confronto (v.8).

i. O inimigo viu que o escárnio não havia funcionado.

ii. Os muros já estavam até a metade, não podiam esperar mais pelas raposas.

iii. Teriam que atacar, e o ataque seriam secretos (4:11).

c). Como reagiu Neemias aos ataques do inimigo?

1º. Com oração (Neemias 4:9).

2º. Ele elaborou um plano:

i. Estando preparado para o ataque (Neemias 4:9).

- distribuiu o povo (4:13).

- armou o povo (4:13).

- metade trabalhava a outra metade vigiava (4:16).

- os carregadores, uma mão com espada e a outra com a carga (4:17).

- os edificadores traziam a espada na cinta (4:18).

- todos estavam prontos (4:23).

ii. Vigiando (Neemias 4:21).

- Ao que tudo indica, muitos judeus não passavam as noites na cidade, mas voltavam para suas aldeias, e essa atitude além de tomar tempo precioso também fazia com que a cidade ficasse desprotegida à noite, e desta feita exposta aos ataques inimigos.

- Neemias então orienta o povo a ficar na cidade e trabalhar o dia e servir de guarda durante a noite. (4:22)

iii. Não se descuidando (Neemias 4:22-23).

- O inimigo é muito astuto, usa de várias estratégias, muitos truques sujos, para nos afastar da obra do Senhor, precisamos de sabedoria vinda de Deus para podermos enfrentar o inimigo, precisamos estar preparados (I Pedro 5:8-9).
- Satanás vai nos fazer convites para nos desviar da obra do Senhor, ele vai insistir, colocará em nossos caminhos a mulher adúltera.

- Jovens vocês serão convidados aos prazeres da mocidade, se não considerarmos a obra de Deus como prioridade iremos aceitar o convite.

iv. Sendo sábio (Neemias 6:1-4).

- O vale de Ono ficava a aproximadamente a uns 32 Km de Jerusalém, a intenção de Sambalá e seus amigos era a de afastar Neemias da obra, para que na sua ausência atacassem a cidade e até mesmo com a intenção de matá-lo no vale.

- De acordo com o relato quatro vezes o mesmo pedido quatro vezes a mesma resposta. – Neemias disse: "Estou fazendo grande obra".

- Neemias considerava a sua obra mais importante que qualquer outra coisa, e ele não queria jogar seu precioso tempo fora.

Não foi somente escárnio e ataques que Neemias sofreu, mas também...

3. Para reconstruir os muros Neemias foi caluniado (Neemias 6:5-9).

a). Mais uma investida para afastar Neemias da obra, dessa vez foi à calúnia, a carta foi lida em público com o objetivo de:

i. Talvez fazer com que ele fosse até Ono para esclarecer os fatos, e assim a obra seria interrompida.

ii. Minar sua autoridade, dizendo que ele havia comprado os profetas para falarem dele ao povo e proclamá-lo rei.

b). Quando estamos querendo arrumar nossas vidas diante de Deus, quando estamos querendo erguer novamente os muros da separação do mundo, do pecado e vivermos uma vida santa e que agrada a Deus Satanás vai tentar nos caluniar, usando pessoas para julgar nossos motivos e intenções. Não desanime, pois "Deus fortalecerá suas mãos".

Neemias sofreu escárnio, ataques, calúnia e também...

4. Par reconstruir os muros Neemias foi traído (Neemias 6:10-13).

a). O profeta diz a Neemias: Deus me revelou que os inimigos vão tentar te matar ainda esta noite, vamos pois ao templo e nos escondamos lá.

b). Neemias conhecia seu Deus e sabia que Ele não iria dar uma profecia que contrariasse a lei de Moisés, que impedia que um leigo entrasse no templo.

c). Quando alguém está andando com Deus e conhecendo a sua palavra ele não vai dar ouvidos a falsos profetas e a falsas doutrinas (Heb. 4:12 & 5:14).

5. Conclusão

a. Assim em meio à zombaria, ataques, calúnia e traição a obra foi concluída em 52 dias.

b. Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrer ataques.

c. Lembre-se esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja.

d. Tenha sempre em mente esta grande verdade: “Deus dos céus é quem nos dará bom êxito.”


FONTE: http://www.adoraiaocriador.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=232:fechando-os-muros&catid=81:sermoes&Itemid=84

AUTOR: Pb. José de Oliveira





################
###################
#####################
#######################

Nenhum comentário:

Postar um comentário