sábado, 13 de agosto de 2011



CONHECENDO MELHOR
A DEUS COMO PAI

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Romanos 8:16




- O pouco conhecimento de Deus nos leva a termos imagens negativas e distorcidas d’Ele.

- A realidade de um pai terreno, muitas vezes insensível, violento, egocêntrico, exigente que não dá o valor que merecemos, nos dificulta a compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador.

- Podemos conhecer melhor a Deus como Pai? Há uma pessoa que se identifique melhor com o amor do Pai celestial?

- Só podemos conhecer melhor a Deus como Pai, através de Jesus Cristo, pois sua vida nos mostra o caráter de Deus como Pai.

“Disse-lhe Jesus: Felipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Jo 1:18.

I. DEUS, um pai amoroso

- Amor incondicional. (sem interesses)

- Não pelo que somos.
- Não pelo que temos.
- Não pelo que fazemos.
- Amor eterno. Jer 31:3;
- Amor imutável. Hb 13:8;
- Amor exemplificado por Jesus.

- Todas as pessoas que procuravam a Jesus: ricas, pobres, doentes, aleijados, leprosos, ladrões, cegas… eram acolhidas por Ele que os curava e lhes dava atenção e amor.

- Talvez o amor que você recebeu de seu pai tenha sido interesseiro e passageiro; mas, o amor de Deus Pai, não é assim.

II. DEUS, um pai misericordioso

- Sente compaixão pela fraqueza dos outros. Ele conhece nossas capacidades, nossas fraquezas. Ele conhece nossos pecados. Ele tem misericórdia de nós.

“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânime e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó.”
Sl 103:8-14”.

- A misericórdia exemplificada por Jesus

- Elevando a dignidade:
- Da mulher samaritana. Jo 4

- Da mulher hemorrágica. Mc 5:34

- Da mulher perturbada por espíritos malignos. (Madalena) Mt 8:2

- Restaurando o discípulo arrependido. (Pedro) Jo 21:15-17
DEUS, um pai valorizador

- Ele dá os dons necessários para que possamos prosperar na vida. Ele está sempre ao nosso lado, incentivando, fortalecendo, e acreditando que podemos vencer a todos os embates da vida.

- Talvez ninguém acredite mais em você, pai, mãe, parentes, amigos; mas, Deus Pai conhece o teu coração e a tua sinceridade, e torce para que consigas vencer.

- Você é importante para Deus. Você acha que depois de investir tanto em você, Deus irá abandoná-lo no momento em que você mais precisa?

- “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel”. Is 41:10

III. DEUS, um pai perdoador

- Não importa o tamanho do pecado.
- Não importa a quantidade de pecados.
- Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão.
- Deus Pai perdoa e restaura o pecador arrependido.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.Is 1: 18

- O perdão de Deus exemplificado em Jesus:

- Em perdoar a mulher adúltera. Jo 8
- Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. Lc 23:34

- Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. At 3:19

- Jesus, um dia disse “Eu e o Pai somos um”. A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.

- Nossos pais muitas vezes não correspondem aos nossos desejos interiores e nossas carências afetivas. Muitos filhos, talvez nunca receberam de seus pais uma palavra de amor, afeto e valorização.

- Saiba portanto, que Deus te ama, tem misericórdia de ti, te valoriza e te perdoa. Ele só quer o teu bem, tua prosperidade e sucesso.

- Hoje Deus te convida a experimentar o seu amor. Peça para Ele entrar em teu coração e te dar o carinho e amor que necessitas.


AUTOR: Pr. Francisco Nascimento
FONTE: http://pregacoesfn.wordpress.com/2009/07/06/conhecendo-melhor-a-deus-como-pai/





++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.