ATITUDES DO HOMEM
QUE ANDA
COM DEUS

Gênesis 13.1-12, 16







INTRODUÇÃO:

- O conflito dos sem-terra.
- Uma breve alusão ao episódio descrito no texto e transição para o assunto.

Uma primeira atitude do Homem que anda com Deus é...

I - PERCEBER A APROXIMAÇÃO DO MAL (6,7).

- O texto revela esta atitude do homem que anda com Deus, pois Abraão quando descobriu que os seus bens e os de Ló eram ambivalentes e disputavam o mesmo espaço físico sentiu que era hora de cortar o mal pela raiz, pois "a terra não podia sustentá-los".

- Ao observar que os pastores de Ló e os seus pastores contendiam-se e paralelamente notar a presença de inimigos naturais como os cananeus e os perizeus, sentiu-se movido a evitar que o mal chegasse às suas tendas.

- Sem dúvidas a percepção do homem que anda com Deus é aguçada e lhe permite descobrir a aproximação do mal e dos inimigos.

- O homem que anda com Deus está apto à discernir as contendas e evitá-las.

- Eis um grande desafio para você que deseja andar com Deus: cuide para que o mal não se aproxime de você.

- Busque a amizade e o companheirismo com Deus e verás que o homem, a mulher, a criança, o jovem que anda com Deus foge da aparência e da presença do mal.

Uma segunda atitude do homem que anda com Deus é...

II - TUDO FAZER PARA NÃO HAVER BRIGAS COM O IRMÃO (8,9). Filipenses 2:14; Hebreus 12:14

- Além de perceber a aproximação do mal o homem que anda com Deus não mede esforços para evitar desavenças com os irmãos.

- Vemos nestes versículos a decisão de Abraão e a sua atitude: "ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos".

- Vemos que o homem e amigo de Deus, Abraão pensou nas alternativas para que as desavenças entre os pastores e dificuldade de ocupação da terra não se tornasse numa razão para que ambos cultivassem uma inimizade.

- O crente que deseja andar com Deus têm que evitar as brigas e os desentendimentos com os irmãos "fazendo todas as coisas sem murmurações nem contendas".

- "Seguindo a paz com todos" de modo que não haja entre você e os seus irmãos nenhuma desavença.

- Você meu amado irmão que deseja estabelecer uma caminhada com Deus evite a todo custo os desentendimentos com os seus irmãos. Ande em paz com Deus e com todos.

Uma terceira atitude do homem que anda com Deus é...

III - ABRIR MÃO DO MELHOR PARA O IRMÃO (10-11).

- Por certo se o homem que anda com Deus já tem a capacidade de antever os problemas e tudo faz para evitar as contendas, deve ainda abrir mão do melhor que possui para o seu irmão.

- No episódio entre Ló e Abraão observamos que Abraão deu a oportunidade a Ló que escolhesse para onde queria ir, a terra que desejasse.

- E então Ló escolhe a melhor, pois diz-nos a Palavra que ele escolheu "toda a planície do Jordão, que era toda bem regada e era como o Jardim do Senhor, como a terra do Egito".

- Esta atitude de Abraão nos ensina que o homem que anda com Deus abre mão do seu melhor em favor do semelhante.

- Quantas vezes criamos caso, brigamos por pouca coisa. Na igreja freqüentemente observamos pessoas disputando os mesmos espaços e travando brigas seriíssimas e não é bom que isto aconteça.

- Revista-se, pois cada um do espírito de cordialidade e amor a fim de que desejemos sempre o bem do próximo. Pois o homem que anda com Deus o ama acima de todas as coisas e também ama o próximo como a si mesmo.

Uma quarta atitude do homem que anda com Deus é...

IV - EXPERIMENTAR CRESCIMENTO (v.16).

- A caminhada com o Deus Eterno é uma escola onde por certo se aprende muito. Aqueles que com Ele compartilham suas vidas aprendem muitas coisas.

- Abraão aprendeu: a perceber a aproximação do mal; a evitar os desentendimentos e a abrir mão do melhor para seu irmão. E como resultado deste aprendizado experimentou o crescimento.

- Pois o homem que anda com Deus experimenta um crescimento fantástico. Após a atitude acertada no episódio de Ló Deus aparece a Abraão e lhe promete toda a terra de Canaã e também lhe declara que a sua descendência seria como o pó da terra, de modo que seria incontável.

Querido(a) irmão(ã), ao se propor andar com Deus esteja apto para tomar as atitudes já analisadas e seja humilde para experimentar o crescimento que ocorrerá em seu viver. Pois o Senhor muito abençoa os que compartilham de sua presença, os que andam com Ele.

FONTE: http://www.adoraiaocriador.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=216:atitudes-do-homem-que-anda-com-deus&catid=81:sermoes&Itemid=84





==================
================
===============
==============
=============
============
===========








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem