AS 03 PROPOSTAS
DE ACABE
PARA NABOTE


I Rs 21.1 - E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

1 Rs 21:2 - Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

1 Rs 21:3 - Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.




1ª PROPOSTA DE ACABE:

I. DÁ-ME TUA VINHA PARA QUE A TRANSFORME EM HORTA

1. Ao longo das Escrituras, a vinha sempre foi utilizada por Deus como figura de linguagem para representar a obra e o Reino de Deus;

a. Isaías 5:1 - "AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil".

b. Isaías 5:7 - "Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor".

c. Mateus 20:1 - "PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha".

2. No Novo Testamento, Deus é chamado de "O Senhor da vinha" - Mateus 20.8 - "E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros".

3. Vinha, na Bíblia é sinônimo de lavoura, de plantação, de seara, de ministério, de obra, de realização. Fala daquilo que o Senhor colocou em nossas mãos para fazermos;

4. O diabo quer transformar a igreja em horta!

a. Existem igrejas hoje que não parecem mais vinha do Senhor, mas parecem-se mais com a horta de Acabe.

5. O obreiro deve defender a vinha do Senhor que lhe foi dada por herança, mesmo que isto lhe custe a vida.

2ª PROPOSTA DE ACABE:

II. TE DAREI POR ELA OUTRA VINHA MELHOR

1. O inimigo tem propostas, aparentemente, mais rentáveis para o obreiro do Senhor;

2. Quantos obreiros têm deixado de cuidar da vinha do Senhor para cuidar de empresas, para cuidar de projetos políticos, para cuidar de associações, de Conselhos disto ou daquilo;

3. "... Simão, filho de Jonas, amas-me?... - Apascenta as minhas ovelhas" - João 21.16;

4. O Senhor não te chamou para cuidar de outras vinhas. Por mais interessante que seja o projeto e por mais parecido que seja com a vinha do Senhor, não vale à pena!;

5. O inimigo fará tudo o que for preciso para te ver fora do projeto de Deus para tua vida!

3ª PROPOSTA DE ACABE:

III. SE FOR DO TEU AGRADO, DAR-TE-EI O SEU VALOR EM DINHERO

1. Veja que Acabe tem argumentos convicentes. Ele melhora cada vez mais a proposta;

2. Se você não aceita sua vinha ser transformada em horta; Se você não troca a sua vinha por outra melhor, então venda-a;

3. Quanto vale o teu chamado? Quanto vale a vinha do Senhor que está sob tua responsabilidade?



Obs: Esta mensagem foi pregada pelo Pr. Lázaro Filho na congregação da QNQ 02, por ocasião da confraternização das irmãs e dos varões no mês de novembro de 2009.

Fonte: http://www.sandovaljuliano.com.br/site/estudos-biblicos/22-esbocos-de-sermoes/324-as-03-propostas-de-acabe-para-nabote






==================
=================
================
===============
==============
=============
============












Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem