A ÚNICA FORMA DE AMAR

- AO MELHOR O MELHOR

EXODO. 20.3 - “Não terás outros deuses diante de mim”.




I. AS ABELHAS


* As abelhas operárias nascem, secam suas asas e já começam a trabalhar. Cada uma tem a sua tarefa. Algumas são enfermeiras, outras faxineiras, condicionadoras de ar, e outras ajuntam o néctar para fazer mel.
Incrível é que, uma vez tendo começado a trabalhar, nunca mais param por toda sua vida! Não pegam férias, nem mesmo um relax no fim de semana.
Quando não podem trabalhar fora da colméia, trabalham dentro ajudando a manter o lugar limpo e fazendo outras obrigações.
As abelhas são, no entanto, máquinas incessantes que não saberiam o que fazer com tempo livre. Tudo isto porque? Ela tem apenas um propósito na vida: SERVIR A RAINHA.
Seu senso de adoração é tão absurdo que trabalham sem parar (com exceção da noite) do nascimento até morrerem.

- O centro de nossa vida também é adorar. Somos adoradores compulsivos.
Dizer isto a um cristão é meio confuso porque em nossa cabeça, adorar é apenas quando montamos um altar e ali oferecemos dádivas ao deus que reverenciamos.
Mas a Bíblia enxerga o assunto bem mais amplamente.
Cada minuto de nossa vida, tudo o que fazemos, cada desejo, gosto, vontade, trabalho e objetivo tiveram um motivo: QUEREMOS ADORAR.
A grande pergunta é: QUEM OU O QUE ADORAMOS? VÁRIAS COISAS.
-Alguns adoram os FILHOS, TRABALHO, CASA, O DINHEIRO, O STATUS SOCIAL, A FAMA, A BELEZA PRÓPRIA, A SENSUALIDADE, O JOGO, ARTISTAS, JOGADORES etc.
Tudo isto revela o centro de nossa adoração: NOSSO EU.
- Adoramos todas estas coisas pois na verdade elas SATISFAZEM nossos desejos e natureza. Por isto as usamos para saciar nossa sede de adoração.

Mas aí vem Deus, e coloca como início de Sua Lei, o ponto central de nossa existência: Você precisa rever sua adoração para que possa ser feliz.

Este mandamento ensina que:
1. Deus existe e que decidiu revelar-Se.
2. Não dará Sua glória a nenhum outro deus, ou Sua honra a imagens de escultura.
3. Nada menos do que a totalidade de nossas vidas deve estar sob o senhorio de Deus.
4. Deus quer, só, Ter a preeminência em Seu povo e exercer Seu direito em plena medida.

II. ABRANGÊNCIA.
1. A idolatria é um declínio para a anormalidade, e não um estágio anterior que gradualmente e com dificuldade é superado.


2. Deus condena qualquer tipo ou nível de idolatria, visível ou invisível: alveja o:


 Ateísmo: não precisamos de nenhum Deus, em vez de necessitamos de Deus;


 Politeísmo: precisamos de muitos deuses em vez de precisamos de somente de um Deus vivo e poderoso sobre todos;


 Formalismo: precisamos apenas de uma religião formal , em vez de precisamos de uma fé viva, que ama, teme e serve ao Senhor de todo o coração, corpo, espírito e alma.


 Não devemos nem nos lembrar dos nomes de outros deuses, nem sequer pronunciá-los. Para os judeus, usar o nome de uma pessoa significa relacionar-se e identificar-se com ela. Êxo. 23.13.


 O casamento misto leva à idolatria. O parceiro pagão leva o cristão, mais cedo ou mais tarde, à quebra do primeiro mandamento. Êxo. 34.15-17.


 A feitiçaria e a astrologia são formas diretas de idolatria. Tanto no aspecto visível- fetiches, deuses de madeira, pedra, bronze, prata, ouro, cartomantes, médiuns, como invisíveis- imagem humana, “ídolos do esporte, tv etc.”, glutonaria, honra, prestígio, influência, ambição, domínio, sabedoria humana, posição, atitudes, pensamentos, orgulho, avareza ou riquezas idolatradas. Col. 3.5


 Portanto, quebrar o primeiro mandamento significa cultuar qualquer coisa visível ou invisível, exterior ou interior, pessoal ou impessoal. Só Deus merece essa afeição.

III. CONSEQÜÊNCIAS DA QUEBRA DO MANDAMENTO.


1. Separação espiritual de Deus, e perda dos privilégios espirituais de ser parte de Seu povo. EX- a história de Israel passa-se entre a verdadeira adoração a Jeová e sua apostasia ante os deuses cananeus. Êxo. 32.7.


2. No AT o idólatra perdia a vida, por apedrejamento. Deut. 13. 6-9.


3. Muitas penas e vergonha. Sal. 97.7.


4. Para os profetas, as conseqüências da idolatria eram: pestilência, morte, fome, rejeição, deportação, pragas, e a separação da comunhão com o Senhor.

IV. COMO GUARDAR O PRIMEIRO MANDAMENTO?


1 - Confiar na suficiência de Deus.
O GANSO PATOLA IJ 86 248
* O ganso-patola é uma bela ave branca com extremidades pretas nas asas.
Vivem em colônias nos EUA e na Inglaterra. Tem hábitos curiosos: se acasalam por toda a vida com a mesma companheira, que é escolhida com muito cuidado. É muito bom no vôo, mas não consegue decolar de uma posição estável; por isto vai até o penhasco mais próximo e se atira sobre o ar, alçando vôo.
Também é um hábil pescador. Como ambos os olhos estão na frente da cabeça, pode enxergar 1 peixe nadando na água de uma altura acima de 120 metros. Mergulha na água e por alguns segundos persegue e captura. seu almoço
Mas o que mais nos chama a atenção é a fé de seus filhotes em seus pais.
Fazem seus ninhos em colônias, voltando a eles a cada ano. Após a postura dos ovos, tanto o macho como a fêmea incubam os ovos. Ao nascerem, também ambos caçam para alimentarem os filhotes que, sempre esperam já de boca aberta a volta dos pais com a comida. Quando chegam, os pais abrem o bico, e os filhotes enfiam a cabeça ali e comem o peixe agora vomitado.


 Nós não precisamos de outros deuses, porque podemos confiar na suficiência de Deus.


 Não temos motivos para querer outros deuses ou precisar deles.


 Jeová nos é suficiente. Podemos confiar e esperar nEle.


 Se temos um problema para resolver, uma decisão a tomar oramos, pedindo sua direção. I Ped. 5.7


 Para aquele que crê na suficiência de Deus, restam apenas palavras de gratidão e louvor. I Reis 8.23.


2 - Ser fiel a Deus.


- Através de nossa fidelidade a Ele dizemos ao mundo e ao universo: Deus é o nosso Senhor e ninguém mais, nenhum homem, nem Satanás, nem a religião, nem a superstição ou os prazeres do mundo, e nem eu mesmo posso sê-lo.


EX - Daniel em Babilônia.


3 - Adorar ao Senhor. (Como Ele deseja e não como eu gosto de fazê-lo).


 A adoração e a comunhão são o ponto central da religião. Em toda a história de Israel sempre foi este o ponto central da mensagem dos profetas e do erro dos israelitas. E no final dos tempos, o foco da mensagem dos 3 anjos de Apocalipse 14 é justamente “Temei a Deus e dai-lhe glória, e adorai aquele que fez tudo”. * CAIM: Deus deseja ser adorado da forma como está explícita em Sua Palavra. Ele merece respeito. Da forma certa, no dia certo, com o motivo certo.


 Cultivar conscientemente Sua adoração nos guarda do mal. Os cananeus e demais nações pagãs se envolveram numa cultura de pecados por causa de sua imensa idolatria. EX- os cananeus:


 O perfeito louvor mantém o desenvolvimento espiritual.


EX - numa época de profunda frieza espiritual, Ana e Elcana mantiveram viva sua fé pela adoração fiel. I Sam 1.3.


4 - Amar o próximo. Mat. 22.37-40.


ALBERT SCHWEITZER IJ 83 20
* Nascido a 14 de janeiro de 1875, em Alta Alsácia, Alemanha, sua infância religiosa o impregnou com o seguinte pensamento: SER UM CRISTÃO É SEGUIR OS PASSOS DE JESUS.
E para ele, tais passos o levavam a sonhar em salvar a ÀFRICA para Cristo.
Quando era simplesmente o Diretor do renomado Colégio São Tomás, deixou tudo para trás para servir a Cristo.
Nos 30 anos de sua vida, já havia sido filósofo, músico, pastor e escritor internacionalmente famoso. Mas agora dizia: Quero ser médico, de modo que possa trabalhar sem ter de falar. Quero mostrar às pessoas amor, e não apenas falar-lhe sobre o amor.
Seus amigos tentaram demove-lo da idéia, mas em vão.
Assim, por 50 anos, Albert trabalhou em LAMBARÉNE, África, mostrando às pessoas o amor de Deus. Construiu ali 1 hospital e 1 colônia de leprosos, além de ganhar milhares de pessoas para o Reino dos Céus.

- Cristo mostrou que amar a Deus é não adorar outros deuses. Mas só isto não basta. Ele mostra que esse amor não pode ficar só na direção horizontal. Deve ser estendido também na direção horizontal, para o próximo.

5 - Adorar a Jesus.
- Jesus mostrou-nos mediante suas tentações no deserto que, jamais devemos adorar pessoas influentes, ídolos humanos, mesmos que tenham dado uma valiosa contribuição à pátria, mas somente Ele merece tal adoração, pois nos criou e nos redimiu.
Fonte:A ética dos 10 mandamentos

V. POR QUE PRECISAMOS ADORAR A DEUS?


1 - Quando estamos longe de Deus, começamos a morrer. Longe do Criador- o Mantenedor da vida- morremos em todos os aspectos de nossa existência.


EX - O SOL - se o sol fosse “desligado” por poucos segundos, simplesmente haveria um caus total em nosso sistema solar, principalmente em nosso pequeno planeta. Tudo o que ocorre aqui na Terra depende do sol. Ele tanto é a fonte de energia para manter os seres vivos vivos, como também controla o movimento do planeta e os infindáveis siclos de ações no ecossistema da Terra. Sem Deus nossa vida também fica assim, desolada por completo.


2 - Longe de Deus, nos tornarmos pessoas totalmente depravadas e corrompidas, pois deixamos de crescer à Sua imagem.


* Incrível é constatarmos que num mundo onde milhões de pessoas sofre por meio de doenças, pobreza, miséria, falta de saneamento básico, analfabetismo, pestes, etc., muitas outras pessoas gastam milhões de dólares com moda, divertimentos, passeios, e vícios.


- Um exemplo deste desperdício é o florescente mercado dos cães. Em 1974 os americanos gastaram mais dinheiro para alimentarem cães dos que em alimentos para bebês.


- Em 1976, o mercado americanos tinha 23 milhões de cães (1 para cada 9 habitantes) foi avaliado em 40 bilhões de dólares (quase a metade da nossa dívida externa).


- Este mercado altamente lucrativo conta com todas as comodidades necessárias para que a vida dos cães seja mais “humana” possível.


- Pasme: nos EUA são gastos por ano 800 milhões de dólares em banheiras adequadas para cães, pijamas, finos suéteres adornados com golas de “vision” e outras prendas caninas.


- No Brasil, que possui 1 cão para cada 12 habitantes, está despontando como o paraíso das butiques para cães.


- Em Los Angeles, EUA, um psiquiatra abriu um consultório psicanalítico para cães, onde não faltam o divã, música ambiente e os arquivos com a história clínica de cada “cliente”. Os tratamentos para curar ansiedades, complexos de depressão, frustrações ou agressividades nos cães, duram 6 sessões de 45 minutos cada uma e custam 380 dólares!


APELO: PRIORIDADE.


- Deus não quer que separemos um tempo por dia para Ele. Também não quer ser lembrado nas datas especiais. Nem tão pouco ser convidado a estar em nossa vida. Deus quer o único lugar que Ele merece em nossa vida; O TRONO DA ALMA. Quer EXCLUSIVIDADE. Ser o ÚNICO.
Ou Ele é ÚNICO, ou não será mais nada para nós. Que lugar dará você ao Senhor?


PENSAMENTOS


 Pode haver adoração sem palavras. James Lowell.
 Os homens só começam a crescer quando começam a adorar. Calvin Coolidge.
 Há mais restauradora alegria em 5 minutos de adoração do que em 5 noites de folia. A W Tozer.
 A verdadeira adoração exalta a Deus, colocando-o em Seu devido lugar em nossas vidas. Anônimo.
 Os homens carnais contentam-se com o “ato” de adoração; eles não têm desejo de comunhão com Deus. John Everett.
 O homem que tenta diminuir a glória de Deus, recusando-se a adorá-lO, é como um lunático que deseja apagar o sol, escrevendo a palavra “escuridão” nas paredes de sua cela. C.S.Lewis.
 As nossas mentes são constituídas de tal forma que não podem, ao mesmo tempo, concentrar-se no Senhor e fixar-se no casaco novo ou chapéu para o próximo inverno. A W Pink.
 Orar é menos do que adorar. Clarence Walworth.
 Muitas vezes, a postura na adoração é nada mais do que impostura. Thomas Watson.


AUTOR: Pr. Marcelo Augusto de Carvalho Registro 05/03/2003
FONTE: http://www.4tons.com/7sermao.htm





===================
===================
=========================
=========================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem