MARCAS DE UMA
FAMÍLIA FORTE

Texto: II Reis 4:8-37




Introdução

– Conforme Jesus alertou em Mateus 7 os ventos podem soprar adversários na casa do homem prudente e na casa do homem insensato.

- Em suma os tempos de crise podem vir sobre todos nós, Tementes a Deus ou não. Todos nós podemos sofrer ataques do maligno com objetivo de matar, roubar e destruir nossos lares.

- No texto que lemos encontramos uma família, que tomamos como exemplo de uma família forte, que resistiu às provações, enfrentou desafios e conquistou vitórias mesmo estando diante de uma quadro de morte.


Vamos aprender neste texto algumas marcas de uma família forte que devemos cultivar também em nossas famílias.

Famílias fortes:
I - BUSCAM DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM DEUS


- De acordo com o vs 08 a 11, a mulher sunamita percebeu que aquele homem que passava por ali era “santo homem de Deus”, então procurou meios para que o relacionamento com ele se aprofundasse. Construindo um quarto para ele, com certeza ela o constrangeria a se demorar mais ali ,

- Mesmo num tempo de superficialidade nos relacionamentos uma família forte faz do seu lar um lugar da habitação permanente de Deus.

- Uma família forte compreende que o relacionamento com Deus deve ser cultivado todos os dias e não apenas nas reuniões de domingo na igreja.

II - FAZEM DO SEU LAR UM LUGAR ONDE SE CULTIVAM SONHOS

- A mulher sunamita tinha o sonho de ter filhos, mas humanamente era impossível realizar seu sonho uma vez que seu marido já era velho. Porém quando Deus habita em nosso lar os sonhos nunca morrem.


- O profeta anunciou que Deus estava restaurando o sonho daquela família. “Daqui a um ano, abraçaras um filho.” Vs 16 “Concebeu a mulher e deu a luz um filho, no tempo determinado, quando fez um ano, segundo Eliseu lhe dissera.”vs 17

- Uma família forte faz do seu lar um incubatório de sonhos. Um lugar onde a esperança triunfa sobre o desanimo e o fracasso. A esperança em Deus é o oxigênio da alma de uma família.

III - FAZEM DO SEU LAR UM LUGAR ONDE SE APRENDE A ENFRENTAR DESAFIOS E A PERSISTIR PARA O SUCESSO.

- Conforme o versos 18 a 20, o filho tão esperado adoeceu e veio a morrer. Agora diante da crise que se estabelece em seu lar, vendo seu sonho desmoronar, a mulher sunamita näo se entrega. Ela decide firmemente que vai ao encontro do homem de Deus buscar a solução. As expressões “guia e anda, não te detenhas no caminhar...” mostram a determinação e perseverança da mulher sunamita.

- Famílias fortes cultivam a perseverança. Não se rendem diante dos obstáculos que se postam no caminho para a realização dos sonhos de Deus. “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado, que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”

IV - TEM CORAGEM DE SE AUTOAVALIAREM

- Ao se aproximar do Monte Carmelo onde estava o “homem de Deus” a mulher sunamita é conduzida por Deus a pensar sobre sua vida familiar em três níveis: Vai tudo bem contigo, com teu marido e com o menino?

- Famílias fortes têm coragem de examinar a si mesmas em relação a vontade de Deus e quando necessário dirigidas pelo Espírito Santo fazerem mudanças.


- Davi o “homem segundo o coração” orou dizendo “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Sl 139

V - CREEM NA AÇÄO SOBRENATURAL DE DEUS

- Mesmo diante de um quadro de morte a mulher sunamita não desistiu de crer na ação sobrenatural de Deus em seu lar. Sua perseverança foi segundo a graça de Deus recompensada. Através do profeta Eliseu Deus ressuscitou seu filho.

- Famílias fortes esperam a ação sobrenatural de Deus diante da impossibilidade humana.


- A mulher sunamita creu e sua fé foi recompensada com o milagre que Deus operou em sua casa.
Aleluia !!!

Aplicação - Você tem percebido essas marcas em sua família? Compartilhe com sua célula de que maneira esta mensagem falou ao seu coração?


FONTE: http://www.pipci.org.br/pastor-honorio/marcas-de-uma-familia-forte





+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem