Vivendo sem medo

Texto Áureo: 1 Jo 4.18a

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo;





Introdução:

- Há na nossa natureza o medo que serve para preservar nossas vidas dos perigos, para nos alertar que devemos ter prudência, este é o chamado medo natural.

- O medo exarcebado é falta de fé e doença, uma das principais da atualidade, este é o chamado medo doentio, que são as fobias.

- As fobias são geradas a partir de pequenos medos ou traumas que se deixarmos podem dominar-nos e escravizar-nos.

- O medo paralisa e o nosso adversário usa o medo como arma para nos parar.

Mt 14.25-31 - À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

O medo é falta de confiança em Deus e inimigo da fé.

1 - Os temores deste século.

1.1 - O medo no indivíduo.

- Medo é um sentimento

- A origem do medo - Gn 3.9 - Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

- Hoje temos pessoas que não vão a lugar algum com medo.

1.2 - O medo nas comunidades.

Dt 3.5 - Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.

- Hoje temos condomínios fechados com um aparato enorme de segurança, casas monitoradas todo o tempo por câmeras, cercas elétricas.
- Comunidades pobres reféns de traficantes.

1.3 - O medo no mundo.

Ataques terroristas, medo de guerras, doenças, fomes.

2 - Os medos dos seres humanos.

- Não temas

- Fracasso (da derrota)

- Financeiro, profissional, acadêmico, ministerial, familiar.

Sl 37.5 - Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

Rm 8.37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Dificuldades

Is 43.2 - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Solidão

Sl 27.10 - Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.

Sl 46.1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Miséria

- Sl 37.23-25 - Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Violência

Sl 127.1 - SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Sl 27,2,3 - Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.

Sl 140.4,11 - Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos. Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado

Sl 91.11 (Todo o salmo 91)- Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

2 Rs 6.15-17 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Morte

Hb 2.14,15 - E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Sl 23.4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Jo 11.25 - Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

Is 57.1-2 - PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.
Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.

Pv 14.32 - Pela sua própria malícia é lançado fora o perverso, mas o justo até na morte se mantém confiante.

Sl 116.15 - Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.

Fp 1.20 - Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.

Confie no Senhor

Is 55.8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Não temas, o inimigo vai te procurar, mas não vai te achar.

Sl 27.5 - Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.

Sl 91.1 - AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Co 3.4 - E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;No Santo dos Santos a fumaça me esconde só o seus olhos me vêem.



Fontes:

Revista Lições Bíblicas, Jovens e Adultos (CPAD).
Bíblia Sagrada tradução Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel
Bíblia Sagrada tradução Almeida, Revista e Atualizada
Bíblia Sagrada tradução (Inglês) King James Version



AUTOR: Ev. Franklin






===================
=======================
===========================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem