SONDA-ME







INTRODUÇÃO

Iniciamos hoje a nossa Campanha de Oração 2011. Por algumas semanas Deus veio nos preparando, por meio da pré-campanha de oração. Deus já começou o seu mover e aqui estamos em busca de um avivamento que nos abençoe e que alcance também outras gerações.

Eu creio que o genuíno avivamento não acontece repentinamente ou de uma hora para outra. É obra do Espírito Santo e acontece por meio de um processo, um agir diário e constante do Senhor em nossas vidas.

Convido você a iniciar comigo esta jornada de fé, trilhando o caminho do avivamento. E tudo começa com uma oração: SONDA-ME.


SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. 3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. 4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, SENHOR. 5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. 7 Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? 8 Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. 9 Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, 10 mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. 11 Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, 12 verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. 13 Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. 15 Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 17 Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! 18 Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo... 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. 24 Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.
Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Salmo 139.1-18;23-24

MÚSICA E ENCENAÇÃO
“Teus olhos revelam que eu”

 SONDAR significa:
 Investigar, inquirir, perscrutar, explorar, estudar, avaliar: sondar a disposição do grupo.
 Consultar-se, examinar o que se passa no interior de si mesmo.
 Sondar o terreno, procurar conhecer a situação, tomar informações.

 TIPOS DE SONDAGEM:



1. Terreno - investigar a qualidade do solo para futuras edificações ali. O terreno pode estar aparentemente bonito.


2. Corpo humano - procedimento médico em que se introduz um tubo por um canal para se investigar, extrair ou introduzir algum tipo de material. Auxilia muito no diagnótico de enfermidades. (tomografia)


3. Sonda espacial - As primeiras sondas para estudar outros astros foram lançadas no fim da década de 1950 pela extinta URSS e pelos EUA, logo no início da exploração espacial, e que ajudaram muito a desvendar os mistérios do Universo.


4. Sondagem de oceanos e rios - investigar a profundidade da água e a natureza do fundo de um rio ou de um mar. Descobrir riquezas, perigos.


5. A sondagem é o primeiro passo para não se construir errado. No campo espiritual a nossa alma precisa ser sondada.


6. A sondagem de Deus - Salmo 139

 DEUS SABE TUDO A MEU RESPEITO

Senhor, tu me sondas e me conheces. (v.1)

- Deus nos avalia e sabe o que somos. Conhece nossas virtudes e deficiências, nossos pontos fortes e nossos pontos fracos. Conhece integralmente o nosso caráter.


- A Bíblia diz que Ele "esquadrinha" a mente de todos nós e é o único que sabe realmente o que há nela. (Jeremias 17:9 e 10.) Nada Lhe está oculto. "Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas", escreveu o apóstolo. Hebreus 4.13.

 DEUS SEMPRE ESTÁ PERTO DE MIM

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
(v.7)

- A doutrina da onipresença deve inspirar tranqüilidade e segurança, não temor e apreensão.


- Não pense que Deus fica perto de você para o vigiar e, tendo oportunidade, acusá-lo, condená-lo e puni-lo por seus erros.


- O propósito divino é sempre: proteger, auxiliar, consolar, encorajar, orientar e, sobretudo, perdoar e fortalecer você.

 DEUS PODE FAZER O QUE ME É IMPOSSÍVEL

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. 15 Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
(v.13-15)
- O Salmo 139 é um poema religioso, não um tratado científico. E mesmo assim nos leva aonde muitos livros de ciência não nos conduzem, ao sentimento de reverente admiração pelo poder divino, o que, no aspecto espiritual, é de muito maior benefício que o conhecimento científico.

 DEUS TEM UM PLANO PARA A MINHA VIDA

Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
(v.16)

- Nada surpreende a Deus. É bom sabermos que Ele conhece o futuro para nós desconhecido e nos pode guiar através de Seus caminhos, se nos submetermos à Sua liderança.

- Deus não nos força a cumprir Sua vontade. Mas Ele, que programou cada detalhe de nosso desenvolvimento no interior do ventre materno, estabeleceu também um plano para nossa vida posterior, visando nossa salvação.


"Assim como o arquiteto desenha a planta e traça as especificações para a construção de uma residência, Deus também planeja o que há de ser cada indivíduo, mesmo antes que este veja a luz do dia. A cada um compete, porém, decidir se seguirá o desenho divino ou não."

PARA QUE DEUS ME SONDE...

1. EU ABRIREI O MEU CORAÇÃO

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração”

- O coração é a fonte das emoções. O coração é enganoso.

“Senhor, eu abro a porta do meu coração. Entra lá e examina as profundezas da minha alma. Analisa como é que eu sou. Compara com o teu padrão de qualidade. Veja as minhas intenções, os desejos, as inquietações mais escondidas. Eu quero que tu me limpes de todo mal. Purifica o meu coração no teu sangue”.


- Seu coração tem amarguras, rancor, ressentimento contra alguém, ódio, inveja, ciúmes, orgulho, rebeldia, indiferença, ganância, sentimento possessivo sobre pessoas ou coisas, é manipulador.

- Como estão os seus relacionamentos? Você tem liberado perdão?

- Vai sondando, traz à tona.

- O diabo, para a maioria dos crentes, está do lado de fora. Enquanto isso, o diabo faz a festa dentro da nossa alma. Até que uma hora explode, e mostra sua verdadeira face.

- Deixa Deus entrar lá agora no mais íntimo do seu coração.

2. EU SUBMETEREI OS MEUS PENSAMENTOS

“conhece os meus pensamentos”

- Por onde tem andado a minha mente? Ela está de fato cativa a Jesus Cristo?

- Arrependimento significa “mudança de mente”. Significa alinhar seu pensamento ao pensamento de Deus.

“Sonda, Senhor, examina os meus pensamentos, os meus sentimentos, os meus sonhos, tudo o que passa pela minha cabeça, para ver se é digno de tua presença”.

- O maior campo de batalha está na mente. Pensamentos negativos, nocivos. Rejeite todo mal pensamento. Pensamentos de derrota, de morte, de traição, de lascívia, imoralidade, perversão sexual, de maldade, pensamentos rebeldes, de vingança, de mentira.

- Os pensamentos determinam as nossas atitudes.

3. EU ACEITAREI A CORREÇÃO DO SENHOR

“vê se há em mim algum caminho perverso”

- Essa não é uma oração tão fácil de fazer, porque muitas vezes nos enganamos e nos iludimos. Colocamos máscaras e tentamos esconder nossas falhas e nossos pecados.

- Deus irá responder essa oração e ele usará pessoas, circunstâncias, qualquer coisa, até mesmo uma mula (Balaão).


- Deixe Deus sondar agora e mostrar os caminhos que você tem percorrido. São caminhos de paz, santidade, fé, amor, alegria, comunhão com Deus e com o seu povo?

- Desobediências, rebeldias, más companhias, filmes, literatura, etc

4. EU ME RENDIREI À VONTADE DE DEUS

“guia-me pelo caminho eterno”

- A sondagem de Deus é reveladora. Ninguém está vendo, mas Ele vê todas as coisas.

- A sondagem me leva a identificar o caminho mau e a decidir a seguir um novo caminho, o caminho da luz.

- A sondagem me leva a tomar uma decisão, uma atitude. Ninguém pode ficar indiferente.

- Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Fp 4.8

CONCLUSÃO

- Esta é a semana da sondagem. Durante a semana ore, jejue, escreva o que Deus trouxer à sua mente. Aceite o desafio desta semana. É a primeira semana da Campanha. Ore ao Senhor: SONDA-ME!

- Deus sonda, não porque ele precisa, mas somos nós que precisamos. A sondagem é importante para nós, para quebrarmos os vínculos.

- Eu quero ser sondado. Eu desejo ser sondado!

- Posicione-se diante do mundo espiritual. Reaja agora ao chamado de Deus, e comece agora mesmo o processo de avivamento em sua vida.

- Há um mito grego – um monstro de cabeça de touro e corpo humano, vagando pelo labirinto (asteriam, que significa estrela). O monstro carrega o nome de uma estrela de luz. O apóstolo Paulo diz que tudo o que se manifesta é luz. Enquanto está lá dentro é monstro. Quando vem para fora é luz.

O oleiro está sondando este vaso, que é de barro, e quer fazer algo lindo. SONDA-ME, SENHOR!

MÚSICA – SONDA-ME – ALI

AUTOR:
Ministrado por LUIZ SANCHES
Fonte: http://www.pibjacarei.com/subpages/mensagen.htm












===========



+++++++++++++



===========



+++++++++++++



===========








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem