A PROVIDÊNCIA DIVINA

Is 43








Introdução



- Diferente do que muitos pensam o mundo e a nossa vida não são regidos pelo acaso e pela fatalidade, mas por Deus, que revela seus propósitos de providência no palco da existência humana por meio de seu Filho Jesus. Providência Divina é Deus, segundo seus conselhos, sabedoria e vontade, sustentando, dirigindo e dispondo e governando todas as criaturas, todas ações e todas as coisas desde a menor até o maior.



O que a Palavra de Deus nos ensina acerca da Providência Divina em nossas vidas:

I – A PROVIDÊNCIA DIVINA NÃO NOS ISENTA DE SOFRIMENTOS.

"Quando passares pelas águas... quando, pelos rios, quando passares pelo fogo..."
Jesus disse: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo" João 16:33.

- Ele não poupou os discípulos da travessia de um mar tumultuoso devido a tempestade.


- Deus não poupou a José dos sofrimentos, as dificuldades, as provações e privações e até tentações. Mas a providência Divina assegurou o livramento, o consolo.


- Deus não livrou Paulo dos sofrimentos até mesmo de um problema que ele chamou de “espinho na carne”, mas Deus disse a "minha graça te basta".


- Deus não tirou os sofrimentos nem mesmo de seu próprio Filho Jesus, o Filho amado. Mas na hora mais difícil concedeu-lhe força para dizer "contudo faça-se conforme a tua vontade".

- Se você está passando por lutas, pertence a regra e não a exceção. Se acabou de passar por uma, recobre o ânimo, haverão mais pela frente!

II – NO EXERCÍCIO DE SUA PROVIDÊNCIA NOS LEVA A CONHECÊ-LO MAIS PROFUNDAMENTE.

"Porque eu sou o Senhor teu Deus" vs 3 "...para que saibais e me creais e entendais que sou eu mesmo e que antes mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador"
vs 10-11

- Através das provações Jó chegou ao verdadeiro e profundo conhecimento de Deus. "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem."


- O Salmista diz "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". Salmo 46:10. Dr James Kennedy afirma que "o grande desafio do cristão em nossos dias é a superficialidade no relacionamento com Deus".

III - NO EXERCÍCIO DE SUA PROVIDÊNCIA, DEUS TESTA A MATURIDADE DE NOSSA FÉ.



- Deus nos faz verificar a consistência de nossa fé e desenvolver a capacidade de discernir as coisas através das provações.


- Na travessia do mar tumultuoso devido a tempestade, Deus diz aos discípulos: "Homens de pequena fé porque duvidaste", "porque sois assim tímidos", "como é que não tendes fé? "

- Podemos observar a falta de maturidade da fé dos discípulos quando perguntam: "Mestre não te importa que pereçamos?" "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" Marcos 4: 35-41.

- O apostolo Tiago nos ensina que passamos por provas para que nos tornemos "perfeitos e íntegros".Tiago 1:2-4. A semelhança de uma planta precisamos amadurecer para produzir frutos.



- A nossa maturidade pode ser medida pela habilidade de suportar as provas que nos sobrevém sem que se abalem as nossas bases ou nos façam entrar em parafuso emocional ou espiritual.

IV - NO EXERCÍCIO DE SUA PROVIDÊNCIA DEUS NOS DISCIPLINA.



- No exercício de sua providência Deus nos dá consciência do erro, do caminho errado que as vezes tomamos e nos recoloca no centro de sua vontade.
"Bem aventurado é o homem a quem Deus nos disciplina."

- Deus usará pessoas e circunstâncias adversas para nos fazer refletir sobre nossas atitudes e conduta e nos levar ao arrependimento.


Ex: O Profeta Jonas providencialmente engolido por um grande peixe se arrependeu de ter desobedecido a Deus.

V - NO EXERCÍCIO DE SUA PROVIDÊNCIA DEUS AMPLIA NOSSA VISÃO E NOSSO TESTEMUNHO.

"Vós sois as minhas testemunhas diz o Senhor" vs 10
"povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor." vs 21

- O agir providencial de Deus em nossas vidas nos leva a conhecê-lo mais profundamente, nos leva a maturidade de nossa fé, nos livra do pecado e nos aperfeiçoa. Tudo isso é testemunho do relacionamento de amor que Deus tem conosco.


- A medida que vamos nos submetendo a Deus através de um relacionamento de amor e fé as pessoas ao nosso redor sentirão o


"bom perfume de Cristo exalando. Graças, porém a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. " II Coríntios 2:14,15 .

APLICAÇÃO:

Qual tem sido ultimamente sua maior preocupação e de que maneira esta mensagem pode ser aplicada na sua vida?


AUTOR: www.pipci.org.br





==========

==============

=================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem