O DEUS QUE INTERVÉM
Texto: Êxodo 3: 6 a 8





Introdução:

Ao lermos a Bíblia Sagrada vamos aprendendo acerca do caráter de Deus, que nunca age com indiferença aos dramas da raça humana, pelo contrário em sua infinita sabedoria com graça e poder intervém fazendo mudanças, transformações profundas.

No texto que lemos vamos aprender alguma coisa a esse respeito:

I – QUANDO DEUS INTERVÉM

1 – Quando seu povo está sofrendo
- Na escravidão por causa dos seus pecados. “Decorridos muito dias morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão...” 2: 23.
- Oprimidos pelo adversário. “...e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo” 3: 9.

2 – Quando seus filhos estão fora do lugar. “são estes os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito; cada um entrou com sua família” 1: 1. O Egito é o lugar do pecado, da idolatria, da indiferença para com o Deus vivo e verdadeiro, é a personificação coletiva de um poder que se opõe aos planos de Deus e trava uma luta violenta contra seu povo. Esse não é o lugar do povo de promessa “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção”. Gen. 12: 2.
3 – Quando seus filhos clamam “certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores”. VS 7 – veja VS 9 e 2: 23. “...gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram e o seu clamor subiu a Deus”.

II – COMO DEUS INTERVÉM

1 – Ele vê “”...vi a aflição.. VS 7.

2 – Ele ouvi “...e ouvi o seu clamor..”.

3 – Ele desce “por isso desci a fim de livrá-lo” VS 8

4 – Ele usa homens, mulheres e crianças. Moises! Moisés! Ele respondeu: “Eis-me aqui!“ VS 4 “Vem,agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”. VS 10

5 – Ele usa métodos singulares/misteriosos.
- Permitindo que temporariamente a situação piore ao invés de melhorar. “Agrave-se o serviço sobre estes homens, ara que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas”. 5: 9.
- Através de sinais e maravilhas. Cap 7ª 11, através da 10pragas Deus confronta o poder do inimigo e faz com que percebam que seu poder é infinitamente superior. “Saberão os egípcios que eu sou o Senhor quando estender a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel” 7: 5.

III – QUE RESPOSTA DEUS ESPERA DO HOMEM ÀS SUAS INTERVENÇÕES?

1 – A resposta do incrédulo. “todavia, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tido dito. Disse o Senhor a Moises: O coração de Faraó está obstinado, recusa deixar ir o povo”. 7: 13 e 14.

2 – A resposta do cristão obediente

a) “Eis-me aqui!” 3: 4. Deus compreende as nossas fraquezas, mas não abre mão de nos usar para a realização dos seu planos. 3: 12-15.

b) Seguindo a orientação dos seus lideres. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moises e pediram os egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. E o Senhor fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que eles lhes davam o que pediram. E despojaram os egípcios. 12: 36-37.

c) Celebrando os feitos de Deus. Cap. 15. “Então, entoou Moises e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico/ ele me foi por salvação; mas é o meu Deus; portanto eu o louvarei...” Deus quer ser celebrado por suas intervenções na história do homem.

APLICAÇÃO

Compartilhe com sua célula de que maneira falou ao seu coração através dessa mensagem ?


FONTE: http://www.pipci.org.br/pastor-honorio/o-deus-que-intervem









=============

==============

================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem