"ENTRAI NA ARCA"



Texto: Gênesis 7:1-7




Introdução:

Esta noite, eu estou começando uma série de mensagens que irá durar cerca de 12 semanas sobre o tema convites da Bíblia.

A única maneira que uma pessoa pode chegar a Deus; é Deus chamar essa pessoa a Si mesmo. O chamado de Deus para as pessoas é encontrado em toda a Bíblia. São convites de amor. Deus chama o povo para "ir a Ele", porque Ele ama a humanidade e deseja o melhor para eles.

- O primeiro convite que eu encontro na Bíblia está no texto que lemos. O dilúvio estava para começar.

- Por causa da maldade, Deus estava prestes a destruir o mundo. O homem estava tão longe de Deus, que Ele não podia mais tolerar os seus pecados, e ele decidiu acabar com o mundo e tudo o que não se arrependesse e fosse a ele.

- Deus deu ao povo todas as oportunidades para se arrependerem e voltar para os Seus caminhos. Ele ordenou a Noé pregar e chamá-los ao arrependimento, mas nem uma pessoa, a não ser a família de Noé foi encontrada justo por Deus. Assim, vemos no verso de número 1 do nosso texto que Deus emitiu um convite final antes do dilúvio, quando disse a família de Noé, "Entra tu e toda tua casa na arca"

- Ao olharmos para este convite, vemos que ele incorpora as características que vamos ver quando olharmos para muitos convites de Deus às pessoas através da Bíblia. Vamos observar juntos o primeiro dos muitos convites da Bíblia.

I. É um convite para sobreviver a ira de Deus

A. A impiedade da época de Noé. V. 5

1. Malvados em seus pensamentos
2. Malvados em suas decisões morais
3. Malvados em seu tratamento uns para com os outros

B. A sentença que se segue maldade. V. 7

1. Deus sempre julga a maldade
2. O julgamento de Deus é sempre disposto de antemão
3. O julgamento de Deus é sempre coerente com o que Ele disse.

C. A graça de Deus é oferecida antes do julgamento.

1. A graça foi oferecida ao homem antes do dilúvio
2. A graça continua a ser oferecida aos pecadores
3. A graça é o favor imerecido de Deus

II. É um convite para dar um passo de fé

A. Noé é convidado a entrar na arca.

1. Isso exigiu um passo de fé
2. A arca havia sido construída pela fé
3. A entrada deve ser pela fé

B. A salvação de Noé foi pela graça mediante a fé

1. Agora, a salvação é pela graça através da fé
2. Noé foi salvo da ira de Deus
3. Agora nós estamos salvos da ira de Deus que está por vir

III. É um convite para a família inteira

A. Deus disse, "e toda a tua casa”.
B. Deus quer que famílias inteiras sejam salvas. Atos 16:30-31
C. Deus espera que nós levemos nossas famílias a Cristo

Conclusão:

- Deus disse a Noé e sua família "Entra tu e tua casa na arca"


- A ira de Deus estava prestes a ser derramada por meio do grande diluvio, e ele lançou um convite para que os homens fossem salvos da ira. Noé e sua família reagiram a este convite por fé e entraram na arca e foram as únicas pessoas salvas durante o dilúvio.


- A Bíblia deixa bem claro que está chegando o grande dia da ira de Deus que fará o dilúvio parecer um piquenique da escola, em comparação.


- Deus nos disse que ele vai tirar seus filhos fora deste mundo antes que a ira vem sob a forma da Grande Tribulação. No entanto, ele deixa bem claro que só serão Seus filhos que serão salvos da ira vindoura.


- Jesus é a nossa arca. Ele é a arca segura para a ira que está chegando para destruir este mundo.


- Nesta noite o convite de Deus para você é: "Vem tu e tua casa a Jesus e sejam salvos da ira vindoura."


- Como somos salvos da ira? Ao colocar toda a nossa fé e confiança em Jesus Cristo e no que Ele fez no Calvário. É um convite que deve ser respondido por fé.


- Qual é a sua resposta ao convite de Deus para você? Você não pode ignorá-lo. Hoje, agora, você vai tomar a decisão de aceitar o convite de Deus para ser salvo da ira vindoura, ou você vai rejeitá-lo. O convite foi emitido.


- Você vai responder pela fé como Noé e sua família o fizeram, ou vai rejeitá-lo como as multidões nos dias de Noé fizeram e foram destruídos.


- Você diz: "pastor, eu respondi pela fé há muito tempo, e estou seguro na arca." Isso é maravilhoso, meu amigo, mas e a sua família? Você está fazendo todo o possível para ver sua família salva?


- O grande dia da ira de Deus está chegando! Você e todos os seus entes queridos estão na arca?






AUTOR: Pr. Aldenir Araújo











===============



==================



====================





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem