PÕE EM ORDEM

A TUA CASA










- Nesta noite,encerramos a Conferência com um imperativo, uma ordem que Deus deixou muito claro em sua palavra.



- Encontra-se em 2Reis 20.1 e será o tema da mensagem de hoje:

PÕE EM ORDEM A TUA CASA


- Você já viu uma casa em desordem? Bagunça mesmo?


- Ninguém se sente bem num lugar desarrumado, sujo. Você perde as coisas, espalha doença, aumenta a irritação, provoca desencontros, traz prejuízos.


- Pior do que uma desordem física, é a desordem emocional, moral, a desordem espiritual. Porque este tipo de desordem provoca desencontros de relacionamentos, choque entre as pessoas, e muitas coisas se perdem: amizade, respeito, segurança, confiança, causando grave instabilidade no lar.


- Como está a sua casa?


- Como está sua família? Está em ordem? Ou em desordem?


- A Bíblia conta a história de um rei chamado Ezequias. Houve um certo momento na vida daquele rei, que Deus disse assim para ele: Põe em ordem a tua casa. 2 Rs 20.1


- Será que esta palavra serviu somente para Ezequias naquele tempo? Certamente esta palavra é para hoje também.


- Veja que Deus não disse a Ezequias que iria enviar alguém para pôr a casa dele em ordem. A ordem foi para ele.


- Essa palavra Deus está trazendo para nós. Há sempre algo em nossa casa que precisamos colocar em ordem.


- Vejamos algumas áreas que precisamos deixar Deus tratar para a felicidade de nossos lares.


- São ações práticas que abençoam a nossa casa, e que dependem de nossa iniciativa.


- Deus não vai fazer por nós e não vai mandar um anjo entrar em nossa casa e fazer essas coisas por nós.


PARA POR EM ORDEM A SUA CASA...

I. PURIFIQUE O SEU AMBIENTE


- Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa. Dt 7.26


- Ai daquele que amontoa bens roubados e enriquece mediante extorsão! Hc 2.6


- Muitas vezes nós mesmos, por falta de atenção a esta instrução, não só deixamos de receber as bênçãos de Deus sobre nossas casas, como abrimos portas para ação de demônios em nosso lar, dando-lhes direito legal para trazer toda sorte de maldição ou perturbação.


- Diante de uma instrução clara como essa, cabe uma reflexão séria sobre os objetos que temos dentro de nossas casas.


- Você já parou para pensar nisso? Nada detestável, nada que seja adquirido por meios ilícitos deve ser levado para dentro de nossa casa. Faça uma avaliação das coisas que você abriga dentro de sua casa.


II. DIGA NÃO À IMORALIDADE


- A família está perdendo os seus referenciais.


- O casamento deixou de ser uma aliança para ser apenas um contrato comum.


- As pessoas casam-se para divorciar e divorciam-se para se casar.


- A infidelidade conjugal é vista como um escape para as neuroses e uma necessidade compulsiva.


- O sexo no namoro, a gravidez na adolescência, e o aborto já não nos deixam mais perplexos.


- A virgindade é motivo de chacota numa sociedade que aplaude a degradação moral e escarnece a virtude.


- O homossexualismo é visto apenas como uma opção livre e um direito inalienável.


A Bíblia diz: O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Co 6.13


- Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Ef. 5.3 / Cl 3. 5,7-8


III. REJEITE AS MÁS INFLUÊNCIAS


- O que ou quem está entrando em nossa casa que está mexendo com os valores, as crenças, as opiniões, as atitudes das pessoas de nossa família?


- Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". 1 Co 15.33


- Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Sl 1.1


IV. RESTAURE OS RELACIONAMENTOS


- Como estão os relacionamentos na família?


- Responda sim ou não para si mesmo: Há boa comunicação entre as pessoas de sua casa (paiXmãe, paiXfilho(a), mãeXfilho(a), irmãoXirmão)?


- O diálogo é algo natural em casa?


- As pessoas da casa se falam, se entendem, se respeitam, olham nos olhos uma das outras?


- As pessoas da sua casa gostam de estar juntas, brincam juntas, riem juntas, fazem refeições juntas, passeiam juntas, se sentem bem e acolhidas em casa ?


- Há expressões de afeto nos gestos e nas palavras?


- A Bíblia menciona a história de um pai que foi um homem muito ocupado, dava atenção para todas as pessoas, era um sacerdote, mas dentro de casa faltava atenção e não conseguiu ser sacerdote para os próprios filhos.


“...Eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu” 1 Samuel 3.13


- Deus fez o lar para ser um lugar de relacionamentos intensos entre as pessoas e também com Deus.


- Os problemas de relacionamentos entre as pessoas da casa revelam a necessidade de buscar um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus.


- Quanto mais próximos nós estamos de Deus, mais perto estamos das pessoas.


- Para pôr a casa em ordem no que se refere aos relacionamentos é fundamental restaurar o relacionamento com Deus.


- Nossos pecados nos separam de Deus e das pessoas.


- Nosso relacionamento ficou quebrado, prejudicado, por causa do pecado. Mas há solução, Jesus! Por meio de Jesus, pela fé nele podemos voltar a ter comunhão com Deus.


- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes. Ef 5.1-2


- Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um de nós. Ele nos ama, e por meio do sangue de Cristo tem poder para limpar a nossa vida e a nossa casa.


- Satanás tudo faz para nos afastar de Deus, cegando o nosso entendimento espiritual. Ele é o príncipe deste mundo, causando confusão nas mentes, nos lares, nas igrejas, escolas, instituições, governos e nações.


- A maior tragédia da humanidade é a falta de relacionamento sadio com Deus e com as pessoas. Mas nessa conferência Deus está nos curando. Ele está salvando vidas aqui. Deixe Deus colocar ordem em sua vida e em sua casa.


CONCLUSÃO


- Deus, no passado, instruiu o rei Ezequias a pôr a sua casa em ordem. A palavra de Deus é viva e atual. Ele também está dizendo isso para nós hoje: PÕE A TUA CASA EM ORDEM.


- Deus quer curar nossas famílias, mas há coisas que jamais acontecerão em nossas casas se nós não tomarmos a iniciativa.


- E nós vimos hoje que há certas coisas que Deus não fará por nós como: purificar nossa casa de objetos detestáveis, rejeitar a imoralidade e as más influências, e restaurar as relações promovendo um clima de afeto e amor dentro de casa.


- Todas essas atitudes dependem de nossa iniciativa e Deus vai abençoar essas iniciativas porque é isso que ele deseja.


- Aceite agora mesmo Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.









AUTOR: Pr. Luiz e Nilce Sanches













++++++++++++++++++++



++++++++++++++++++++



++++++++++++++++++++



++++++++++++++++++++++



+++++++++++++++++++++++








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem