A GERAÇÃO QUE NÃO

SE DEIXA ESCRAVIZAR




1. O SISTEMA ESCRAVIZADOR DE MENTES E SEQUESTRADOR DE VALORES, QUER FAZER DOS NOSSOS JOVENS MOEDA DE TROCA.

A. Jovens usados como moeda de troca desde o núcleo familiar até o mais profundo interior das prisões.

- Gênesis 37:28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.

- A moeda de troca muitas vezes começa dentro do núcleo familiar. A negociata iniciada dentro da família é a mais desastrosa porque deixa traumas muitas vezes irreversíveis.

- Quando nos sentimos moedas de troca dentro de casa, sentimos a profunda tortura das chibatas da rejeição e do desprezo.

B. Jovens vendidos, negociados no mercado do povo como mercadoria barata, na promoção.

- Gênesis 37:36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.

- Gênesis 39:1 José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.

- Uma juventude sendo usada como moeda de troca no mercado do povo. Neste aspecto, leva, ganha aquele que pagar mais. É aqui que os verdadeiros valores morais, éticos, espirituais, familiares e potencial pessoal, são desconsiderados, pisados e jogados no lixo existencial.

- Enquanto temos algo que lhes interessa, eles nos mantém ao seu dispor, mas quando somos sugados, usados, eles nos trocam por algo novo, e, que julgam melhor do que nós.

C. Nós podemos decidir o valor que temos, através das nossas obras e da nossa forma de pensar e não através das circunstâncias.

- Gênesis 39:2 O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

- Gênesis 39:4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

- Gênesis 39:5 E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.

- Quando não permitimos que a nossa mente se torne refém do sistema, o Espírito de Deus nos honra e nos exalta diante dos nossos exatores, daqueles que nos escravizam, nos maltratam e nos desprezam.

- A geração que se posiciona com firmeza, será seguida pela prosperidade, pela unção de administração, de conquistas e sucesso por onde for, e, em tudo o que vier a fazer. O texto diz que a benção de Deus seguia José e assim será conosco.

2. ESTE SISTEMA MANIPULADOR USA A SEDUÇÃO, A TENTAÇÃO SEXUAL E ABRE A PORTA AO ADULTÉRIO E A DEPRAVAÇÃO MORAL.

A. Sedução e Sensualidade são as arma de domínio e aprisionamento da mente da juventude desta geração.

- Gênesis 39:6.b ...José era formoso de porte e de aparência. 7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo... 10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela...

- Um dos espíritos destruidores do futuro dos jovens e adolescentes da nossa geração é o espírito da sensualidade, da imoralidade e perversão sexual.

- Muitos jovens têm encerrado um futuro promissor, por causa da sedução, por se renderem aos seus intentos, e, de certa forma, estragarão ou atrasarão uma linda história que lhes estava programada.

- Vejamos o que diz a palavra de Deus sobre este assunto.

- Provérbios 2:16 para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, 17 a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;

- Provérbios 5:3 porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite;

- Provérbios 5:8 Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa;

- Provérbios 30:20 Tal é o caminho da mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade.

B.Uma geração escravizada e encarcerada pelo espírito da sensualidade.

- Gênesis 39:20 E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.

- Este espírito tem algemado e jogado muitos jovens nas prisões emocionais e espirituais.

D. Uma geração que não se rende ao espírito da sedução e sensualidade terá o favor de Deus até mesmo na prisão.

- Gênesis 39:21 O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro;

- Gênesis 39:22 o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali.

- Gênesis 39:23 E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.

- Esta geração que não tem a sua mente aprisionada, até nas prisões se sobrepõe porque Deus nos chamou para sermos cabeça e não calda.

E. Sempre que vencermos e superarmos todas as investidas contra a nossa mente, teremos o reconhecimento do rei.

- Gênesis 41:14 Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.

- Gênesis 41:39 Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.

- Gênesis 41:41 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.

- Quando não permitimos que a nossa mentalidade seja dominada pelo sistema, Deus nos entrega o governo e a autoridade em nossas mãos.

- Esta é razão porque o inimigo de nossas almas quer tornar a nossa juventude escrava do sexo descontrolado, para não termos expressão de voz, respeito, dignidade, vez e comando e nunca podermos governar sobre ele.

3. OS ESCRAVIZADORES MENTAL NAS DROGAS E BEBIDAS

- O nascimento de sansão o nazireu e juiz sobre israel.

- Juízes 13: 4 Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; 5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus... 14 De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.

- A nossa sociedade não é diferente daquela dos dias de Sansão. Por isto Deus o levantou como um Jovem libertador, quebrador das cadeias das drogas e bebidas.

- A nossa geração é viciadora dos jovens. Vivemos em uma época em que as indústrias de bebidas, drogas, cigarros, energéticos e outros, crescem e se proliferam de forma assustadora. Se tais indústrias tem tanto sucesso é porque existe uma demanda maior de consumidores a cada dia.

- No texto original. a Bíblia diz que Dalila fez Sansão adormecer para poder raspar a sua cabeça, quando ele estava completamente apagado, dopado ou bêbado, ela chamou um homem para fazer o serviço. Mas para isto, antes, ela lhe deu bebida forte, uma espécie de dopante ou bebida alcoólica. O vinho por certo, o que era proibido para um nazireu.

- O resultado foi trágico. Ele foi cegado dos dois olhos. Foi acorrentado com cadeias de ferro e de bronze nos pés, mãos e pescoço como se fazia a um prisioneiro de guerra.

- É isto que este espírito quer fazer com os jovens desta geração. Tirar-lhes a visão, colocar cadeias em seus pés, algemas em suas mãos e sufocar sua voz, com cadeias em volta de seu pescoço.

4. ESTE SISTEMA QUER ESCRAVIZAR A NOSSA CAPACIDADE DE LIDERANÇA.

- Neemias 1:11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.

- Neemias 2:1 No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. 2 O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira 3 e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? 4 Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

- Deus quer levantar jovens que liderarão os povos para restauração da degradação social e moral de nossa nação e geração. Para isto Deus dotou muitos jovens com uma capacidade tremenda de liderança e eles nem sabem que a tem, porque estão vivendo como escravos, como copeiros na corte do príncipe deste século, estão servindo ao rei errado.

- Estes jovens serão os restauradores das cidades e sociedades destruídas por Babilônia e por seu príncipe.

- Deus quer levantar jovens idealistas que lutem pela causa das suas raízes genealógicas, de suas origens, de suas riquezas e de uma verdadeira adoração ao Deus vivo e santo assim como Neemias.

- Neemias foi levado como escravo ainda jovem para servir ao rei persa, mas o que o persa não conseguiu, foi escravizar a sua mente de liderança. Mesmo servindo como escravo na corte inimiga de seu povo, Neemias se tornou um líder de excelência e restaurador de sua nação. Ele devolveu a liberdade e dignidade de seu povo com honra.

- Deus precisa de líderes que se levantem nesta geração, que mesmo servindo a um sistema opressivo, não se tornem escravos mentalmente. Este líder pode ser você.

5. O SISTEMA SEQUESTRADOR DA CULTURAL, DA INTELIGÊNCIA E DA SABEDORIA

- A decisão de Daniel e de seus amigos

- Daniel 1:8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se... 12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. 13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos. 14 Ele atendeu e os experimentou dez dias. 15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.

- O Deus deste século quer levar a nossa juventude a ser escrava da ignorância.

- O apostolo Paulo disse isto em 2 Coríntios 4:4. O sistema está tirando o direito aos jovens e adolescentes de terem cultura, de serem ensinados, educados, gentis com as pessoas.

- A maioria dos jovens e adolescentes desta geração, não tem educação, são ignorantes, não querem estudar, não querem, ter uma profissão digna e honrada, desprezam a sabedoria e o ensino, não querem aceitar os conselhos dos pais ou mais velhos que eles, não são inteligentes.

- O código da rebeldia e da ignorância tem sido implantado na mente e nos corações dos jovens e adolescentes da nossa geração. Por isso que é fácil para o sistema, manipulá-los. E assim se tornam objeto de manobra com muita facilidade.

- A coroa da sabedoria, da inteligência e da honrada é dada aos que decidem manter-se firmes em sua posição diante do sistema e diante de Deus. Assim como Daniel e seus três amigos.

- Daniel 1:17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.



Graça e paz!





AUTOR: Pr. Osmarino Correia de Araújo





==================

==================

==================

========================

========================

========================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem