COMO VENCER

A DEPRESSÃO


1 Reis 19:1-19



Tema: depressão (mal que atinge não só adultos, mas também adolescentes e até crianças)

Este texto bíblico revela dois fatos:

1º - A depressão é um problema muito antigo (cerca de 900 a.C)


2º - A depressão pode atingir até um homem de Deus (ex.: profeta Elias)

SINTOMAS DA DEPRESSÃO (em Elias)

- Medo - Fuga - Isolamento - Baixa estima - Desinteresse pela vida

O QUE PODE CAUSAR A DEPRESSÃO?

- Perda (falecimento / fim de namoro / desemprego / decisão errada)


- Problemas de relacionamento - Esgotamento físico e mental - Decepção (que foi o caso de Elias)

COMO DEUS TRATOU A DEPRESSÃO DE ELIAS?

A MANEIRA COMO DEUS TRATOU COM ELIAS NOS ENSINA PRINCÍPIOS PARA VENCER A DEPRESSÃO

I - NÃO SE ISOLE

- Elias deixou o seu moço e buscou o isolamento

- No deserto - e o anjo de Deus disse: "Levante-se!"

- Na caverna - e Deus disse: "Que fazes aqui Elias?" (Pv 18:1 - Salmo 133:1,3)

II - NÃO SE CULPE

Elias isolou-se porque sentia-se culpado:

a) Por não convencer o povo (18:21) b) Por haver fugido (19:3)

LEMBRE-SE: VOCÊ É APENAS UM SER HUMANO!

Ilustração:

- A morte do 1º filho de Davi com Bate-seba (2 Sm 12:16...)

- Após sete dias de jejum e oração, a criança morreu

- E Davi: Se levanta - toma banho - se perfuma - troca de roupa vai pra casa de Deus - adora a Deus - depois vai comer em casa

- O exemplo de Davi: "E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e viva a criança? Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu agora? Poderei eu fazê-la mais voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim." (2 Samuel 12:22-23 RC)

III - NÃO TENHA PENA DE SI MESMO

- Por duas vezes Elias respondeu a Deus com autocomiseração (18:10,14) Mas Deus não alimentou isto em Elias.

- A pena de si mesmo é um sentimento de origem maligna:

"E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." (Mt 16:22-23)

IV - ALIMENTE-SE DE DEUS

- Elias pediu a morte, mas Deus lhe renovou as forças com um pão celestial

- O pão de Deus = (Jo 6:33-35) JESUS

"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:33-35 RC)

- A que distância você está de Jesus? "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30 RC)

V - ANDE NO CAMINHO (v. 7-8)

- Deus alimentou Elias com um propósito: fortalecê-lo para a caminhada!

- O caminho de Deus = (Jo 14:6) JESUS

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6 RA)

- Você tem andado neste caminho?

- O pecado gera sentimento de culpa, tristeza... EVITE O PECADO! Seja um imitador de Cristo.

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15 RA)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23 RC)

VI - CONVERSE COM DEUS (v 9-12)

- Geralmente nós perguntamos a Deus mas ele também nos pergunta, pois está interessado em nós, como perguntou a Elias "Que fazes aqui?"

- Mas Deus não se fez ouvir no forte vento, nem no terremoto e nem no fogo

PROCURE UM LUGAR SILENCIOSO DIARIAMENTE PARA OUVIR A VOZ MANSA E SUAVE DO SENHOR JESUS FAZIA ISTO!

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7 RA)

VII - SIRVA SEU PRÓXIMO (v 15-16)

Ilustração: Homem a caminho do suicídio comendo bananas - alguém vinha atrás dele comendo as cascas!

Recordemos... "as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20:35 RC)

CONCLUSÃO

- A depressão gera tanto pessimismo que a pessoa neste estado não se abre com ninguém porque acha que de nada vai adiantar pedir ajuda.

- Talvez você esteja se sentindo assim e ninguém saiba... Mas neste estado nos equivocamos facilmente:

- Elias reclamou com Deus por duas vezes: "eu fiquei só" - Mas Deus lhe revela que 7 mil ainda eram fiéis a ele Israel

- Apesar disso (de ainda restarem 7 mil fiéis) o Senhor não desprezou Elias

- DEUS NÃO DESPREZA VOCÊ! JESUS SE IMPORTA COM VOCÊ E ELE ESTÁ PRONTO A LHE DAR VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA!!!



[Sermão pregado na IBC em 29 de Janeiro de 2007 FONTE: http://www.igrejabiblicacrista.com.br/index.php?page=estudos.php&id=978




==================

==================

==================

=====================

=====================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem