domingo, 27 de março de 2011


VOLTANDO A BETEL Texto: Gênesis 35:1-7


Introdução:

- Para entender a mensagem desta noite é imperativo que eu te leve de volta a Gênesis 27. Esaú em seu momento de fraqueza vendeu a sua primogenitura a Jacó. Jacó através do engano e com a ajuda de sua mãe foi a Isaque e recebeu a primogenitura. Esaú finalmente chega à conclusão do que ele fez e agora ele está tão irado que ele faz a afirmação de que ele iria matar seu irmão Jacó. Rebeca diz a Jacó para ir para a casa de Labão até que Esaú se acalmasse. Neste momento eu acredito que Jacó era um homem muito assustado.

- Jacó começa sua jornada para Harã, mas tem que parar durante a noite em um lugar chamado Luz. Ele reúne algumas pedras para um travesseiro e vai dormir e então o Senhor começa a se mover em seu coração. Jacó tem um sonho de uma escada que ligava a terra e o céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E o Senhor estava sobre ela e proclamava (Gênesis 28:13) “Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque, a terra em que estás deitado, eu ta darei, a ti e a tua descendência".

- Jacó é movido por essa experiência, então, tomou a pedra que ele usou como travesseiro e ungiu como um memorial.

- Ele chamou o nome daquele lugar, Betel, que significa "casa de Deus"

- Avançando 30 anos depois e o assunto da minha mensagem "Voltando a Betel"

- Muitas pessoas hoje são como Jacó, eles foram ao local onde se encontraram com Deus e fizeram uma promessa a ele que se ele ajudasse-os com isto ou aquilo, iriam viver para Ele para sempre. No entanto, as dificuldades, provações e o pecado os fez esquecer a promessa.

- 30 anos depois e a família de Jacó estava uma bagunça e ele precisava de Deus.

- No versículo 1 do nosso texto: "Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão"

I. Betel é um lugar de conhecimento

A. Este é o lugar onde Jacó se encontrou com Deus. B. Há muita gente hoje que sabe menos sobre Deus do que eles sabiam quando foram salvos

1. II Pedro 1:9 “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”.

C. A razão para isto é que eles se esqueceram de sua experiência em Betel

D. Jacó encontrou Deus durante um tempo de angústia em sua vida

E. Ele estava com medo e estava basicamente correndo por sua vida.

F. Muitos de nós hoje precisamos voltar ao lugar onde conhecemos o Senhor

G. Betel é o lugar onde você pode voltar e encontrar poder, pureza e paz.

H. É o lugar onde você pode voltar e renovar seu amor pelo Senhor mais uma vez

II. Betel é um lugar de afirmação.

A. Você consegue se lembrar de todas as vezes que você prometeu a Deus que se ele o ajudasse você faria isso ou você nunca mais faria tal coisa?

B. Lembra-se do voto que você fez na noite em que foi salvo e prometeu ao Senhor que se ele te salvasse então você viveria para ele

C. Jacó se lembrou do voto que ele fez ele fez, em Gênesis 28:20-22

D. Gênesis 28:20 “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista”

E. (Gênesis 28:21) “de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;”

F. (Gênesis 28:22) “e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”

G. Nós precisamos voltar a afirmar a nossa graça. Não é para questionar a nossa salvação, mas para afirmar a graça de Deus em nossa vida.

H. Nós precisamos voltar a afirmar a nossa meta. A razão pela qual fomos salvos. Que acontecimento em nossa vida nos ajudou a receber a salvação?

I. Nós precisamos voltar a afirmar o nosso Deus. Eu acho que muitas vezes as pessoas se esquecem de Deus é quem ele diz que é.

III. Betel era um lugar de altares.

A. No verso 1 do nosso texto, “Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali, e faze ali um altar ao Deus que te apareceu”

B. Jacó tinha fugido de Betel e se estabelecido entre os povos pagãos e agora estava colhendo os dividendos.

C. Em Gênesis 34:2 Diná, sua filha tinha saído para ver as filhas da terra. Ela estava se misturando com o mundo.

D. Siquém a viu e eventualmente a profanou. Agora, há uma crença que diz que ela foi levada contra sua vontade. No entanto, a palavra profanou não significa isso, significa simplesmente contaminar ou sujar.

E. Tem muitas pessoas hoje que estão se contaminando.

F. (Gênesis 34:7-26) Ouvindo o que tinha acontecido, os filhos de Jacó ficaram absolutamente furiosos com o incidente. Hamor propôs uma solução de casamentos mistos entre os israelitas e Cananitas com plenos direitos para os israelitas.

G. Os filhos de Jacó não tinham intenções de deixar Diná casar, mas mentiram e concordaram que, se os cananeus passassem pelo rito da circuncisão. Eles concordariam.

H. Enquanto os homens estavam se recuperando os filhos de Jacó mataram e tomaram a Diná da casa deles.

I. Por fim, em Gênesis 35:2 Jacó teve de dizer a sua casa para lançar fora os seus deuses estranhos.

J. Voltar a sua Betel espiritual requer duas coisas:

1. Arrependimento - "lançar fora os deuses estranhos". Gênesis 35:4 2. Reedificação – “Purificai-vos e mudai as vossas vestes”

IV. Betel era um lugar de garantia.

A. Deus reapareceu a Jacó

B. Jacó retornou e construiu um altar e chamou El-Betel porque Deus lhe aparecera, quando fugia de seu irmão.

C. Mas Deus foi fiel em (Gênesis 35:9) “E Deus apareceu outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou”.

Conclusão:

- Deus mudou a vida de Jacó, depois que ele voltou para Betel. Deus mudou o nome de "enganador" para "príncipe com Deus", v. 10. Deus renovou todas as promessas que tinha feito a Abraão, Isaque e deu-lhes de novo a Jacó, v. 11-12.

- Deus fez tudo isso porque Jacó, obedecendo ao chamado de Deus voltou para Betel.


AUTOR: Pr. Aldenir Araújo





++++++++++++++

+++++++++++++++

++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário