domingo, 13 de março de 2011


UM SONHO
DE CONQUISTA

- Gn 28: 18-22


* Jacó é um dos personagens mais intrigantes da Bíblia. Quando você ouve sobre a vida de Jacó e de Esaú, você vê que Jacó aprontou muito mais do que Esaú.

A Bíblia não fala de Esaú ter mentido, enganado o pai ou passado ninguém para trás. Mas isso fazia parte do caráter de Jacó.

• Sabe um dos motivos pelo qual Deus escolheu Jacó e desprezou a Esaú? É que Jacó era um homem cheio de sonhos e Esaú como nasceu herdeiro, privilegiado, não nutria sonhos no coração.

• Jacó era um sonhador! Na verdade todos os homens de Deus foram grandes sonhadores... Mas Jacó sonhava desde o ventre...

• O problema de Jacó não era os sonhos dele. O problema de Jacó foram os caminhos que às vezes ele percorria para conquistar aquilo que ele queria...

• Veja o que tinha no sonho de Jacó: Gênesis 28.10-17:

1) Uma escada que ligava os céus a terra: conexão direta
2) Anjos que desciam e subiam
3) O Senhor falando diretamente a ele
4) A fala do Senhor era promessas de muitas bênçãos..
5) Deus fala com ele que seria com ele por onde ele andasse
6) Que ele seria guardado onde quer que ele fosse.

Se vc quer conquistar os seus sonhos:
Em primeiro lugar...
VOCÊ NÃO TERÁ UM GRANDE FUTURO ENQUANTO VOCÊ NÃO CONCLUIR SEU PASSADO.

1. Muitas vezes nossos sonhos ficam atrofiados porque queremos levar a vida deixando pra trás um histórico de coisas inconclusas, de problemas não resolvidos...

2. Jacó passou a vida mentindo, roubando, enganando, rompendo relacionamentos, desprezando pessoas, ignorando os princípios de Deus. Mas um dia ele teve que fazer o caminho de volta. E o caminho de volta não foi simples, ele teve que substituir a mentira pela verdade, o engano pela honestidade, consertar relacionamentos, se reconciliar com seu irmão.

3. Jacó passou a vida fugindo, mas no final ele não pode evitar o encontro com Deus, com seu irmão, com sua família e consigo mesmo.

• Ele teve que resolver com o irmão (relacionamento)
• Ele teve que resolver problema profissional (Labão)
• Ele teve que resolver consigo mesmo
• Ele teve que resolver com Deus (Peniel)

• Se você saiu a pouco tempo do seu trabalho e não saiu bem, faça uma ligação. Isso vai mudar tudo em sua vida, em sua carreira... Amanhã você precisa de uma referência, e alguém vai poder falar bem de você.

REPITA PARA SEU IRMÃO: SE VOCE QUER A CONQUISTA DOS SEUS SONHOS, CONCLUA SEU PASSADO! O QUE É ENTERRADO VIVO NUNCA MORRE!

Se vc quer conquistar os seus sonhos:
Em segundo lugar...
VOCÊ NADA CONQUISTARÁ SEM DETERMINAÇÃO E SACRIFÍCIO: VS. 18

2.1 - Sabe uma das virtudes mais fortes na vida de Jacó? Era a determinação que ele tinha de alcançar e fazer tudo o que se propunha a fazer.

2.2 - Em muitos casos a pessoa não conquista porque falta essa determinação de se levantar e fazer o que precisa ser feito.

2.3 - Uma das diferenças entre Jacó e Esaú, é que Esaú já nasce afortunado. Já nasceu numa situação privilegiada. Ele era herdeiro de tudo que o pai possuía tinha sete vezes na porção da terra e o dobro de sues irmãos em toda herança deixada.

2.4 - Jacó determinou mudar de vida. Na verdade só acontecem mudanças em nossa vida quando decidimos mudar.... Quando tomamos decisões corretas....

Você quer ter um carro, uma casa, um casamento, um emprego público, uma faculdade? Então batalhe pelos seus sonhos.
• Lute, se sacrifique e você conquistará.
• Fracasse, mas não desista. Não tenha medo de tentar!

Se vc quer conquistar os seus sonhos:
Em terceiro lugar...
INVISTA NO SEU RELACIONAMENTO COM DEUS:

3.1 - Você sabe que os sonhos de Deus só podem ser realizados em Deus. Se os sonhos que há no seu coração foram plantados por Deus em sua vida, quanto mais perto de Deus você estiver mais próximo de realizar os seus sonhos.

3.2 - Se está faltando tempo pra Deus é porque você está vivendo um desequilíbrio e gastando mais tempo do que ao necessário em uma dessas áreas:
* Ou você está dormindo demais
* Ou você está trabalhando como um doido
* Ou você está gastando muito tempo com lazer...

3.3 - Ninguém pode chegar diante de Deus e dizer, minha vida foi muito corrida e eu não tive tempo para mais nada. Tem que ter tempo para se relacionar com Deus. - Salmo 37.4

• Deus vai realizar todos os desejos do seu coração, à medida que esses desejos estiverem alinhados com o propósito de Deus em sua vida.
• Portanto não confunda os sonhos de Deus com as fantasias da carne:
Os sonhos de Deus sempre desafiam a nossa fé, as fantasias da carne estão no nível do nosso alcance...
Os sonhos de Deus são frutos da oração, da comunhão da intimidade, as fantasias da carne são fruto da mente ociosa.
Os sonhos de Deus têm a ver com os propósitos de Deus, as fantasias da carne têm a ver somente com a nossa satisfação pessoal...
Os sonhos de Deus aproximarão você do Senhor, as fantasias da carne vão afastar você de Deus.

3.4 - Jacó entra em Jaboque como um homem altivo, soberbo, esperto, com medo da morte, com medo dos inimigos, com medo de encontrar-se com o seu irmão. Mas quando ele sai de lá ele é Israel, um homem cheio de Deus, um homem que leva em si a marca de um verdadeiro Encontro com Deus.

3.5 - Deus quer levar você a uma grande conquista. Mas você precisa como Jacó fazer decisões, que vão levá-lo a uma experiência profunda com Deus, e que vão cooperar no seu processo de maturidade.

Conclusão:

Eu quero concluir essa palavra desafiando você a assumir uma postura de conquistar os sonhos em Deus. Talvez há um Jacó dentro de você. Talvez você lendo a história de Jacó se identificou e está disposto a não passar por tudo o que ele passou.

Você pode dizer: “Deus eu não quero levar 20 anos para aprender o que está sendo ensinado nesta mensagem. Eu tenho um sonho de conquista no meu coração.... Eu me rendo a ti Senhor!

FONTE:
http://www.ibavrp.com/modules/soapbox/article.php?articleID=50





============

==============

=================

===================


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.