COMO SER

UM VENCEDOR

AOS 30 ANOS

DE IDADE

TEXTO:
Gênesis 39 a 41


ICT: Os capítulos apresentas os fatos que envolveram a vida de José desde que foi escravo na casa de Potifar até tornar-se governador de todo o Egito.

O.G.: Consagratório

O.E.: Que os jovens ouvintes se consagrem a servir ao Senhor em santidade e fidelidade, bem como que renovem sua confiança na soberania do nosso Deus.

TESE: Para ser um jovem bem sucedido na vida é preciso manter-se fiel a Deus, contar sempre com sua presença abençoadora e aproveitar as oportunidades para trabalhar e testemunhar da sua fé.

F.S.: Biográfico


INTRODUÇÃO:

=> José foi o 11o. filho de Jacó; o primeiro com Raquel. Nasceu por volta do ano 1.700 AC e, conforme a Bíblia, era o filho preferido de Jacó.

=> Penso que a vida de José tem muito a ensinar aos jovens crentes de hoje.

=> Vamos refletir agora sobre "Como Ser Um Vencedor aos 30 Anos de Idade!".

=> Você conhecerá o segredo do jovem José, que aos 17 anos foi vendido pelos irmãos como escravo, e aos 30 anos já era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo.

=> Não pense você que a vida de José foi fácil. Apesar dele ser o filho predileto do patriarca Jacó, teve que conviver com vários fatores desfavoráveis:

Instabilidade familiar:
seu pai teve 4 esposas simultâneas: Raquel, Léia, Bila e Zilpa. Em Gn 37:2 a Bíblia nos relata que José costumava delatar seus irmãos ao pai. Isto acirrava ainda mais as rivalidades (v. 11).

- Observando o livro de Gênesis nós podemos encontrar diversos fatos que nos ajudam a tecer o contexto familiar de José. No cap. 34 temos a infeliz história da irmã de José, Diná, filha de Léia, que foi desflorada por Siquém, o heveu, e da chacina que seus irmãos Simeão e Levi promoveram.

- No capítulo 35 temos outro fato lamentável. O irmão mais velho de José, Ruben, deitou-se com Bila, a concumbina do Pai. No capítulo 38 temos outro fato constrangedor: o envolvimento de Judá, outro irmão de José, com sua nova, Tamar - se se fez passar por prostituta e acabou por gerar um filho do sogro!

- José, infelizmente, vivia num lar desestruturado. Exatamente como muitos dos jovens de nossas Igrejas. O ápice da crise de José com seus irmãos se deu no capítulo 37:20 e 21, quando inicialmente resolveram matá-lo. Foi Ruben quem os impediu. Nos versos 26 e 27 encontramos a idéia de Judá, de vendê-lo a uma caravana de Ismaelitas, por 20 siclos de prata.

- E onde foi parar o jovem de dezessete anos? Foi ser escravo justamente no lar de uma mulher imoral, que logo passou a tentar senduzí-lo (39:7-9).
- Eram muitas as adversidades na vida do jovem José. Aos 17 anos todos os indicadores favoreciam o prognóstico de derrota para a vida de José.

Como, então, ele chegou aos 30 anos como um vencedor?

1º) MANTENDO-SE SEMPRE FIEL A DEUS

- (39:9 ..."como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?")

- Gênesis 39 nos relata que apesar de a mulher de Potifar "instar com José dia após dia" (v. 10), ele resistiu, afinal, dizia ele: "não posso pecar contra Deus". E qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Basta observar o v. 20: "então o Senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere".

- Sinceramente, jovem, você suportaria tanta injustiça? José resistiu, foi fiel a seu patrão e a seu Deus, e onde foi parar? Vítima da armação da mulher de seu Senhor, ele foi para a prisão. Mas o jovem José se manteve fiel ao Deus Eterno. E este é o primeiro passo para uma vida vitoriosa em Deus.

- O próprio Senhor Jesus declarou: "buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática. Você precisa colocar este princípio em prática e resistir, não se contaminar com a imoralidade.

- O primeiro passo para ser um jovem vencedor é ser sempre fiel a Deus, custe quanto custar.

2º) CONTAR SEMPRE COM A PRESENÇA ABENÇOADORA DE DEUS

- Sendo fiel a Deus a Bíblia nos relata que José contava sempre com a presença abençoadora de Deus. Este é o segundo princípio para uma vida vitoriosa, jovem, "contar sempre com a presença abençoadora de Deus".

- Observe o capítulo 39 de Gênesis:

v. 2 "O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio"

v. 3 "Vendo o seu senhor que Deus era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos..."

v. 21 "O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade, e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro..."

v. 23 "O carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava nas mãos de José, porque o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo o que ele empreendia"

- Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que o jovem José, fiel a Deus, contava, em tudo que fazia, com a presença abençoadora do Senhor. Isto é possível a todo crente, deste que se consagre a Deus.

- Observe o que o Deus Eterno promete ao seu povo em Dt 20:1: "Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo."

- Esta mesma proteção é confirmada em Is 43:2: "Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."

- Eu poderia citar ainda muitos outros textos com promessas de Deus aos seus servos fiéis. Acrescento apenas mais uma, dita por Jesus em Jo 14:23 " Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada".

- Eis aqui o segundo princípio para uma vida vitoriosa: contar com a presença abençoadora de Deus. É preciso ser fiel a Deus e contar com sua presença abençoadora. Há, ainda um terceiro princípio que você precisa aprender com José.

3º) AO INVÉS DE MURMURAR, APROVEITE CADA OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR E TESTEMUNHAR

- Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indício de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrário, quando o povo de Deus se deu à murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre ele.

- Enquanto morou com sua instável família, José era o melhor dos filhos, aquele em quem o pai Jacó depositava sua confiança. Quando foi levado à casa de Potifar para servir como escravo, a Bíblia relata que José se destacou como o melhor e mais digno de confiança. No cárcere, idem. O carcereiro não demorou a perceber as qualidades do jovem José e logo confiou a ele uma série de atribuições. Mesmo durante os anos na prisão José trabalhou exemplarmente e testemunhou do seu Deus. Na casa do Faraó, como governador do Egito, José continuou trabalhando e sendo eficiente.

- Você quer ter uma vida vitoriosa, então cinja o lombo e trabalhe!

- Tome para você as recomendações que o Senhor deu a Josué, no primeiro capítulo de seu livro: seja fiel, não se desvie da Lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo.

CONCLUSÃO

- Em Gn 41:46 a Bíblia nos relata: "Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e viajou por toda a terra do Egito." Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou em prática princípios infalíveis e imutáveis.

- Estes mesmos princípios funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e serví-lo a qualquer custo.

- Deixe o Espírito de Deus enxer sua vida - Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que você fizer.

- Resolva nunca murmurar. Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida.

Desta forma, você também será um vencedor.



AUTOR: Paulo Rogério Petrizi
FONTE:
http://www.pregaapalavra.com.br/mensagens/vencedor.htm



++++++

++++++++

+++++++++

++++++++++++

++++++++++++++

++++++++++++++++

+++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem