VOCÊ TEM

ACESSO IRRESTRITO

À PRESENÇA DE DEUS

(Efésios 3:8-13).


8 Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo
9 e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
10 A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,
11 de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.
13 Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.


- Nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus.
Os filhos de Deus possuem um dos maiores privilégios concedidos à humanidade.

- Temos o direito, a ousadia e a liberdade de entrar na presença de Deus a qualquer momento. A qualquer hora do dia ou da noite, podemos ter acesso a Deus.

- Cristo nos concedeu acesso direto ao Pai, para recebermos toda a misericórdia e graça que necessitamos, não importando quais as circunstâncias.

1. Nem sempre foi assim. No VT, apenas algumas pessoas tinham acesso ao Pai. Apenas os profetas e os sacerdotes tinham acesso. No tabernáculo, ou no templo, um véu separava o Lugar Santo, do Santo dos Santos. Somente o sumo sacerdote tinha acesso àquele lugar uma vez ao ano. Se alguém cometesse a besteira de se aproximar naquele lugar, esta pessoa era fulminada na hora.

2. De repente, em um momento glorioso, Jesus nos concedeu acesso total e irrestrito ao Pai. A Bíblia diz que na cruz manchada de sangue, conforme lemos em (Mateus 27:46, 50-51), com aquele gesto, nós nos tornamos capacitados para desfrutar de algo que geração após geração não podia. É um privilégio que nem Abraão, Moisés ou Davi tiveram. A porta já não está mais fechada para nós. Qualquer um dos irmãos tem acesso irrestrito a Deus, agora.

Aplicação: Nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus.

Vejamos alguns privilégios dos quais temos acesso na presença de Deus.

I. O Privilégio de todo salvo se aproximar de Deus (3:8).

- O membro mais vil, o menor crente que você possa imaginar tem acesso à presença de Deus e, portanto, quando este crente ora, satanás e os seus demônios tremem.

- O judeu considerava o gentio pior que um porco. Agora, pela salvação em Cristo, este gentio também tinha um ministério, conforme o v. 6. O gentio agora é:

1. Co – Herdeiro – da mesma glória (herança)
2. Co – Membro – da mesma família de Deus
3. Co – Participante – dos mesmos direitos e deveres.

Aplicação: Este privilégio está acima das diferenças de raça, língua, cultura, nível social, econômico - um só povo em Cristo Jesus. Isto é um mistério. É algo que estava oculto. E estas boas novas podemos anunciá-las ao mundo. Isso só quebra se tiver pecados não confessados (Tiago 4:3,4; I Pedro 3:7).

II. O Privilégio de Levar a Libertação de Deus ao Mundo (3:8-10).

- A Igreja é o meio pelo qual a reconciliação do homem com Deus se torna possível. A esperança deste mundo não está em Bill Gets, em FHC ou em Pedro Malan. A esperança para a verdadeira libertação deste mundo está na Igreja (v. 10).

- Foi este trabalho que foi dado a Paulo. Este privilégio foi dado a Paulo, a você a mim - pregar o evangelho a todos os homens (vs. 8-10).

- Nós somos distribuidores de uma mensagem que liberta vidas. E para sermos usados por Deus, nós não precisamos marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus, por que nós temos acesso irrestrito diante de Deus.

- A Igreja é o fenômeno mais espantoso que o mundo já viu. Ouso dizer que a Igreja é um tipo de escola superior, ou faculdade para os anjos e a dor antecipada para os demônios (principados e potestades). Quando os poderes celestiais olham para a Igreja e vêem pessoas de diferentes origens, quebrando barreiras e estando juntos como só família, isto serve de testemunho para eles como uma demonstração da sabedoria e do amor de Deus.

Ilustração: Algum tempo atrás tivemos uma pessoa que nos visitou e depois do culto disse assim para mim: "Por muito tempo pensei erradamente a respeito desta igreja, a nossa igreja. Eu pensava que somente americanos podiam pastorear esta igreja."

Aplicação: A beleza sábia de Deus, de ajuntar judeus e gentios, americanos, brasileiros ou africanos, isto ministra para os anjos, e assusta ou incomoda os demônios.

- Quando a nossa Igreja vive esta mensagem da reconciliação, estamos dando testemunho de sabedoria de Deus aos demônios.

- A Igreja é a expressão final da sabedoria de Deus, do amor de Deus e da verdadeira libertação e reconciliação.

III. O Privilégio de Viver sem Medo neste Mundo (3:11-13).

- O mundo em que vivemos nos oferece muitas razões para o medo. Medo da alta do dólar, medo da queda dos investimentos na bolsa de São Paulo, medo do desemprego - porque ontem 200 pessoas foram demitidas na firma e ainda há uma lista de mais 50 - medo da saúde da família porque não tenho convênio, etc., etc.

- A palavra de Deus nos diz que a nossa aproximação diante de Deus deve ser caracterizada por ousadia. Ousadia quer dizer ausência de inibição ou medo.

- Quando pensamos num homem ousado, pensamos em alguém que segue diretamente para frente, que não tem medo de nada. Embora enfrentando um poderoso inimigo, o ousado avança, de peito estufado, com confiança e com segurança. O ousado não se hesita, não é duvidoso, não é inseguro.
O texto nos diz que temos acesso com confiança. Meus queridos, a confiança está sempre no fim de um processo. Quando alguém tem confiança é sinal que investiu horas e horas de treinamento e ensaio. Como por exemplo num coral.

Ilustração: A semana que passou eu sonhei que o Coro Jovem estava cantando. A Juliana estava regendo o coral que estava tão inseguro e ela precisou parar a música antes de terminar e depois disso não sei o que aconteceu, porque eu acordei...

Aplicação: Confiança é sempre o resultado de um processo.

- O coral pode ficar nervoso quando começa a se apresentar. O pregador pode ficar nervoso quando começa a falar, porém depois de falar algumas frases, perde o nervosismo e ganha confiança. É isso que significa que podemos ir à presença de Deus com confiança, graças a um processo pelo qual passamos.

Aplicação: Não ignore ou negligencie o seu grande presente de acesso. Todo o seu futuro depende disto. Ore e busque o Senhor. Ele lhe concedeu um acesso. E Ele promete cuidar de cada uma de suas necessidades.

Conclusão:

- Sabemos o que aconteceria se quiséssemos entrar no Palácio do Planalto e nos apresentarmos diante de Sua Excelência, Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso. Não entraríamos sem acompanhamento.

Aplicação: Graças a Deus, não importa quem ou o que você é, se você já confessou a Cristo como Salvador, você tem as portas do céu abertas para você, e você pode entrar com ousadia.

- Você pode ter acesso com confiança pela fé n’Ele.

- Você não precisa marcar audiência ou fazer fila para falar com Deus.

- Você tem acesso irrestrito diante de Deus.

- Talvez, você neste momento está perguntando: Pastor, se crer em Cristo é o único meio de obtermos ousadia e acesso a Deus, o que devo fazer para tornar isto uma realidade em minha vida?

- Se você gostaria de saber como obter esta ousadia e acesso com confiança a Deus, então observe o que você deve demonstrar:

1. Reconheça que no seu interior há um campo de batalha.

- Você pode estar enfrentando dúvidas e luta para confiar em Deus. Como eu sei disso?

- Eu conheço o seu inimigo que é meu inimigo, também. Aí aonde você está tem que orar pedindo que Deus lhe capacite a ser ousado e ter acesso a Ele.

- Quantas vezes eu vou orar a Deus e subitamente a minha mente fica vagando. Esta mente que fica vagando é por causa dos dardos inflamados do maligno. Quantas vezes pessoas são convencidas de seu estado de pecado ou de pecador e não conseguem levantar a sua mão, alegando timidez ou vergonha? Reconheça que a fonte e origem desta atitude é do diabo e com ousadia no nome de Jesus rejeite atitudes como esta.

2. Reconheça que Deus atende a confissão honesta.

- Eventualmente quando estiver orando, pensamentos de incertezas e dúvidas virão à sua mente.

- Eventualmente, quando os seus pecados se levantarem contra você, e você achar que não tem o direito de orar ou de estar na presença de Deus e chamá-Lo de Pai, então você dirá para si mesmo: Naturalmente eu sou um pecador, quando o diabo me disse que eu era pecador ele tinha razão. Ele disse isso para me desanimar; mas vou usar isso para me ajudar. Naturalmente sou um pecador. Deus é santo e eu sou um vil pecador, e nem chego a compreender como posso chegar à presença de Deus. Mas Deus mesmo abriu o caminho para eu entrar diante de sua presença. Ele enviou Jesus para levar sobre Si todos os meus pecados, para morrer por mim e com os méritos de Cristo, eu tenho acesso à presença de Deus. Esta verdade nos dá confiança em como orar.

- E depois disso não espere até melhorar o seu estado de ânimo. O que quer que você sinta ou deixe de sentir, creia que Cristo morreu por você e pelos seus pecados. Portanto você tem acesso a Deus o Pai.

3. Derrame o seu coração em louvor e ação de graças.

- Ore rogando a Deus que ele venha modificar a atitude de seu coração, de modo que você venha experimentar a paz de Deus.

- Vá à presença de Deus com ousadia e você saberá que é um filho d’Ele.
Louvado seja Deus.


AUTOR: Pr. Jorge Francisco Cacuto
FONTE:
http://aibfb.org/iba/estudos/efesios/efesios016.php




*************

*****************

*********************

*************************

****************************

*******************************

*********************************




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem