O Engano
Nessa Geração
Mateus 24:1-5,24


Os discípulos fizeram a Jesus três perguntas: “Que sinal haverá da tua vinda?”. “Quando sucederão estas coisas?” “Que sinal haverá da consumação dos séculos?”. Jesus respondeu “Vede que ninguém vos engane...” (vs. 4,5,24)


1. Esse Texto nos Informa que o Engano Seria o Maior Problema dos Últimos Dias.

a) Uma grande fonte de engano é o auto-engano. (I João 1:8); Mateus 9:12,13).

b) Uma outra fonte de engano é falta de confiança em Deus, em Sua liderança, em Sua autoridade e Palavra. (João 17:17; 14:6)

c) Outro elemento do engano é a rebeldia. (Tiago 4:17). Ex: Assim como Jonas, você sabe o que deve fazer, mas simplesmente não faz...

d) Um outro elemento do engano é a rejeição do amor de Deus. (Romanos 13:10; I João 4:8; João 13:34)

e) No início o engano oferece aquilo que é desejável, mas, no final, ele destrói. Ex: Adão e Eva desejaram ser iguais a Deus. Davi desejou Bate-Seba, isso trouxe grande tragédia para sua família... (II Sm 12:10)

f) Jesus orou: “Não peço que os tires do mundo; e sim que os guardes do mal.” (João 17:15)

2. Vários Tipos de Engano.

a) Engano Religioso – Colossenses 2:16; Gálatas 1:8,9; I Timóteo 4:1-5. “Ninguém, pois vos julgue pela comida, bebida, dias...”

b) Engano Doutrinário – O engano doutrinário ocorre quando as pessoas abandonam a Palavra de Deus. Ex: Alguns dizem que não tem necessidade de batismo nas águas, e ainda, citam o ladrão da cruz...

c) Engano Ético – Este é quando os cristãos professam o senhorio de Jesus Cristo, mas mentem e trapaceiam em seus negócios. (Tiago 2:12)

d) Engano Moral – O humanismo secular é a Pedra angular do engano moral. Ele diz: “Se lhe dá prazer então faça”. A Bíblia Diz: “Está escrito...” (Mateus 4:4; I Pedro 1:15,16)

e) Engano Intelectual – É quando indivíduo crê que suas opiniões, formadas pelo seu intelecto, são iguais ou superiores aos ensinamentos da Palavra de Deus. (Isaías 55:8,9)

f) Engano Fanático – Os homens das cruzadas, os líderes da inquisição espanhola e francesa são exemplos históricos de engano fanático... Jesus disse que isso aconteceria – João 16:2

g) Engano Místico – Tudo que o inspirar a fazer qualquer coisa contraria à Palavra de Deus é demoníaco.

Ex: Igrejas que usam práticas de cultos indígenas e até afro-brasileiro em seus cultos.

Ex: Aparições de “imagens”, “anjos” ou “luz brilhante”... (II Coríntios 11:14)

h) Engano Sexual – É a crença ou filosofia que rejeita o relacionamento sexual monogâmico ordenado por Deus entre um homem e sua esposa como único relacionamento aceitável. Ex: Aceitação do homossexualismo... (I Coríntios 6:9,10)

i) Engano Espiritual – Quando os cristãos se enchem de engano em relação à disciplina da Palavra de Deus e começam a praticar coisas contrárias a Palavra de Deus.

j) Engano Político – É acreditar em uma solução puramente política para os problemas do nosso mundo, sem a intervenção de Deus. (Salmo 33:12)

k) Engano Científico – É quando cristãos passam a acreditar na teoria da evolução, rejeitando a afirmação bíblica sobre a criação do mundo e a origem do homem. (Gênesis 1:1,27,28; 2:17; João 1:1-3; Hb 11:3)

l) O Engano de achar que não precisa da igreja. (Mateus 16:18; I Coríntios 12:12,25-27; Hebreus 10:25).

Não Há Vida Fora do Corpo de Cristo – A Igreja. Não se tornar membro da igreja, e ainda usar o ladrão da cruz como exemplo de alguém que foi salvo sem freqüentar a igreja é engano doutrinário, pois, ainda não existia a igreja que foi iniciada no dia de Pentecostes (53 dias depois da crucificação de Jesus) Atos 2.

A igreja é obra de Cristo. Ele edifica sua igreja (Mt. 16:18), usando pastores e líderes dirigidos pelo Espírito (Ef. 4:11-13), e organiza nela os seus membros, de acordo com Sua vontade (I Co 12:18).

A igreja é o Corpo vivo de Cristo, com muitos membros (I Co 12:27). A igreja não é o prédio nem a organização, a estrutura. É um grupo de pessoas que constituem um Corpo vivo.

Cada membro da igreja se relaciona com todos os outros membros da igreja de modo muito especial (Efésios 4:11-16; I Coríntios 12). Todos os membros da igreja são interdependentes. Todos precisam uns dos outros.

A igreja tem, juntamente com Cristo, a missão de executar os propósitos redentores do Pai (Mateus 28:12-20; II Coríntios 5:17-20). “Somos cooperadores de Deus” (I Coríntios 3:9)

“Vede que ninguém vos engane, porque virão muitos em meu nome, dizendo: “Eu sou cristo e enganarão a muitos” (Mateus 24:4,5)

Fonte:
http://www.pibmarilia.org.br/sermoes.php?ida6_sermoes=100




++++++++++++++++

++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem