AS LEIS DA HONRA!

Romanos 13.7



Introdução:


- Assim como os tributos e impostos, a honra tem que ser paga.

- Tem muita gente em dívida porque nunca honrou.

- Tem muita gente inadimplente na questão da honra, caloteiros do respeito. E nesse tempo Deus está restaurando no meio do seu povo o princípio da honra.

- Somente um povo liberto é capaz de viver no princípio da honra. Mas como podemos viver no princípio da honra de maneira prática. Existem algumas leis que regem a vida daqueles que honram, a saber:

.: A primeira lei da honra é...
I - A UNÇÃO QUE HONRAMOS É A UNÇÃO QUE NÓS SERVIMOS
(V.7)

1.1. Não existe honra sem serviço. Aquele que de fato honra de alguma forma estará servindo. Quem diz que honra, mas não serve, não honra de fato. Vejamos alguns exemplos bíblicos de pessoas que honraram servindo:

a) Eliseu – I Rs.19.19-21 mostra que ele se dispôs a servir a Elias. E em II Rs. 3.11, nós vemos que a forma que ele serviu a Elias foi carregando água para lavas as mãos do profeta.

Muita gente não recebe a unção porque não tem disposição para servir. Eliseu não começou fazendo milagres, ele começou carregando água para lavar as mãos e provavelmente os pés de Elias.

b) A Mulher Sunamita – II Rs. 4.810: Ela preparou um quarto para receber o profeta de Deus na sua casa. O Resultado é que o profeta a recompensou e ela teve um filho.

c) A mulher que lavou os pés de Jesus: Jo. 12.1-3

Se alguém honra, de alguma forma está preocupado em servir, seja com um pequenos gestos como servir um copo d’água, ou se esforçando para atender um desejo daquele que está sendo honrado.

.: A segunda lei da honra é...
II - A UNÇÃO QUE HONRAMOS A ELA NOS SUBMETEMOS
(V.7)

2.1. Quando você reconhece e decide honrar alguém, um vínculo será estabelecido. Por isso todo homem de honra terá um mentor em sua vida. E quando você se submete algumas características vão se manifestar no relacionamento tais como:

a) Seguir direção: A Bíblia nos mostra que Eliseu seguiu as instruções de Elias, mas Geazi não seguiu as direções de Eliseu. E Por isso mesmo sofreu o castigo da desonra.

b) Confiar: Eu só vou prosperar na unção que eu confio e que me rendo a ela. Se você caminha na desconfiança você nunca vai prosperar naquela unção.

Você não pode se submeter se você não confia. Porque se você não confia você não se entrega. Quem não se entrega não descansa. E quem não descansa vai ter um relacionamento sempre tenso.

.: A terceira lei da honra é...
III - A UNÇÃO QUE HONRAMOS A ELA ABENÇOAMOS
(V.7)

3.1. Você não tem o que você não abençoa. Abençoar é falar bem, é investir recursos, tempo e vida. E como a honra é geradora de honra, quando você tem esse coração, um dia Deus vai levantar alguém que vai fazer o mesmo com você.

3.2. Você se lembra da história de Rute e Noemi? Rute encontra com aquela Noemi, que quando saiu era próspera. E agora volta velha, quebrada, sem filho, sem marido, banguela com o nome de amargura.

3.3. E Rute toma uma atitude completamente oposta a de Ofra. Porque essas duas mulheres apontam para dois princípios de vida. Uma decide honrar abençoando com a única coisa eu podia oferecer: a sua companhia. A outra viveu os momentos bons, desfrutou da prosperidade, mas na hora do luto, foi tocar a sua vida.

3.4. Depois que Ofra abandona Noemi, nós não vemos falar mais nada dela. Ela desaparece. Mas Rute vai encontrar um Boaz. Boaz vai ter atitudes de generosidade para com ela, vai casar com ela e através desse casamento virá à luz a ascendência do Messias.

Toda pessoa que vive no princípio da honra, um dia vai encontrar alguém que vai decidir investir em sua vida. Essa é a unção de Boaz que virá sobre a sua vida! A unção que te favorece quando ninguém aposta em você.

.: A quarta lei da honra é...
IV - A UNÇÃO QUE NÓS HONRAMOS É NELA QUE PROSPERAMOS
(V.7)

4.1. Você nunca terá aquilo que você mesmo critica! Isso é uma grande verdade. Você só vai prosperar na unção que você honra. É nessa unção que você vai crescer. É dessa unção que você participar e vai desfrutar.

4.2. A honra é uma semente que plantamos em nosso próprio favor. Porque toda semente de honra vai nos gerar uma recompensa de honra. Muitas vezes nós não prosperamos mais em algumas áreas de nossa vida, porque não honramos determinadas unções.

Temos que reeducar nossa alma para plantar uma semente hoje, que amanhã nos dará uma grande colheita. Precisamos deixar que o Espírito Santo ative dentro de nós o princípio da honra para que desfrutemos das promessas de Deus.

Nós não fomos treinados para elogiar e nem para agradecer. Também não fomos treinados para receber elogios. A nossa química é criticar, é rir dos outros, é zombar, é escarnecer, falar mal, desprezar o dom que há nos outros. E enquanto vivemos assim, perdemos muito e nos tornamos incapazes de receber o que o outro pode acrescentar na nossa vida.

E a honra é a chave do êxito. As portas sempre vão se abrir para as pessoas de honra!





Por: Coordenador Leonardo
Fonte:
http://www.ibavrp.com/modules/soapbox/article.php?articleID=326





++++++++++++++

+++++++++++++++++

+++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem