A ALIANÇA NECESSÁRIA
PARA A CONQUISTA


- O livro de Josué nos fala muito de conquistas. Depois de 40 anos perambulando pelo deserto, enfim o povo de Deus se via diante de um futuro promissor.

- Assim acontece também com todo aquele que decide viver os projetos de Deus pra sua vida: o deserto termina e começa um tempo novo, sem monotonia, cheio de emoções!

- A vida com Deus não é, de forma alguma, uma vida livre de problemas. Mas é, com certeza, uma vida com propósitos claros e definidos e com um futuro promissor.

- As pessoas que não têm o senhorio de Jesus em suas vidas, por vezes vivem como aquele povo, andando em círculos ano após ano, sem uma visão clara do que Deus projetou para as suas vidas.

- O Senhor Deus te convida a uma vida abundante: com lutas, mas também com muitas conquistas!

Hoje você vai entender que para conquistar, é preciso decidir andar em ALIANÇA!

I. O que é uma aliança

- Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. A melhor imagem pra isso é a aliança do casamento.

- Aquele anel de ouro que usamos na mão esquerda simboliza que estaremos junto com o nosso cônjuge na alegria e na tristeza, na saúde e na doença..... ( lembra??)

- Infelizmente hoje em dia a palavra “ compromisso “ não é muito valorizada. As pessoas querem tudo “ sem compromisso”.

- E, por vezes, agem assim também para com Deus: “ Eu vou à igreja de vez em quando, vou à célula, mas não quero compromisso....” Com Deus não é assim. Quem não aprende a andar em aliança não conquista as promessas.

II. Preciso me aliançar com Deus

- Leia Josué 1: 6-9. Deus aqui faz uma aliança com Josué. Da parte de Josué ele deveria ser forte, corajoso e obediente a toda a lei de Deus. Da parte de Deus, Ele estaria sempre com Josué e lhe daria vitórias.

- A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida.

- É um compromisso: EU SOU TEU SERVO E O SENHOR É O MEU DEUS. È isso que Deus espera de cada um de nós: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida.

- Seu relacionamento com Deus não pode ser um “flerte”. Precisa ser um “casamento”. Tanto isso é verdade que a Bíblia chama a igreja de noiva de Cristo. Deus escolheu a figura do casamento pra simbolizar como Cristo quer relacionar-se com o seu povo: um relacionamento sério, de compromisso e fidelidade.

- Não há como conquistar se não estivermos verdadeiramente aliançados com Deus.

- Deus precisar ser o seu Deus em todos os dias, em todas as situações, aconteça o que acontecer, até o fim da sua vida.

- É pra gente assim, que vem a promessa: Eu estarei com você por onde você andar.

III. Preciso me aliançar com o povo de Deus

- Josué jamais poderia conquistar sozinho. A promessa era para o povo de Deus e não para um homem em particular.

- Assim é que Josué, além de estar aliançado com Deus, também se aliançou com o povo e o povo com ele.

- Leia Josué 1:16-18. Observe que o povo decidiu andar junto com alguém que lhes apresentou um projeto de Deus pras vidas deles. Eles sabiam que Josué era um homem de Deus e que, se andassem com ele, teriam vitória.

- Hoje, Deus tem um povo aqui na Terra que é representado pela Igreja de Jesus Cristo.

- A igreja é a materialização de Cristo na Terra. Em I Cor 12, o apóstolo Paulo chama a igreja de corpo de Cristo.

- Assim, não é possível ter um compromisso com Jesus Cristo, mas não querer ter um compromisso com o Seu Corpo que é a igreja.

- Estar aliançado com a igreja de Jesus só vai lhe trazer bênção e segurança.

- Há duas imagens na Bíblia que nos ajudam a entender melhor a importância de estar ligado a igreja de Jesus.

- Uma delas é a idéia do exército. Deus é chamado mais de 200 vezes de Senhor dos Exércitos e há muitos textos bíblicos que nos comparam a soldados (p.ex. II Tim.2:3,4 ; Efésios 6:11).

- Pois imagine um soldado que decide lutar sozinho, longe dos companheiros. Claro que esse soldado estará muito mais próximo do fracasso e da morte do que aquele que está junto com o exército.

- A outra imagem é a do rebanho. Jesus se auto intitula em João 10 de “ O bom pastor” e nós, suas ovelhas.

- Pois uma ovelha que não anda junto com o rebanho também está fadada a ser atacada por um predador, cair numa armadilha e morrer facilmente. Junto com o rebanho, e com o pastoreio, ela estará alimentada e segura.

- Pois se você quer conquistar as promessas de Deus nesse ano é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. Rejeite o modelo “sem compromisso”. Deus quer ser o seu Deus como foi o Deus de Josué.

- Ore com seus discípulos, levando-os a reafirmar que eles têm uma aliança com Deus.

- Fale sobre a importância de eles estarem juntos, ajudando um ao outro na comunhão da célula, mas também da igreja.






+++++++++++++

+++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem