quinta-feira, 7 de outubro de 2010


O Poder Curador
do Perdão

(Gn 37-50)


Nenhuma outra história no V.T. nos ensina mais sobre O poder curador do perdão do que a de José, filho de Jacó com Raquel.
Em José, vemos a trajetória de um homem que tinha tudo para se deixar destruir por um sentimento de amargura, mas ele fez a melhor escolha…

Em Gn 37.4 - Ele era odiado pelos seus irmãos por ser o filho preferido do pai.

Em Gn 37.24 - Movidos pelo ódio e pela inveja, os irmãos o lançaram em uma cisterna com a intenção de matá-lo.

Em Gn 37. 28 - Eles desistem de matá-lo e resolvem vendê-lo como escravo para uma caravana de israelitas.

Em Gn 39.1 - Potifiar compra José dos Ismaelitas.

Em Gn 39.6 - Ele é promovido à Gerente, Supervisor na casa de Potifar.

Em Gn 39.7-20 - José é tentado, foge do pecado, mas é caluniado pela mulher de Potifar indo parar no cárcere pagando por uma coisa que não fez.

Em Gn 40.9-23 - Ele interpreta o sonho do padeiro e do copeiro do rei e diz, lembra-te de mim quando voltares a ser o rei, me ajude a sair daqui (v.14) mas o copeiro se esqueceu dele (v.23).

No cap 41 - José é chamado para interpretar o sonho de Faraó e ao dar a interpretação e aconselhar o rei ele é escolhido e promovida a Governador do Egito.

Do cap 42 ao 50 - José tem seus irmãos na mão para se vingar, dar o troco, acertar as contas, mas ele prefere Perdoar, pagar o mal com bem, agir com graça…

• Quando Jacó morreu, os irmãos de José pensaram, agora ele vai se vingar e será o nosso fim. O que José respondeu, vocês estão perdoados (v. 19-21).

• Por que José preferiu perdoar o pai, os irmãos, a esposa de Potifar que o caluniou, o amigo de prisão que o esqueceu? Quando paramos para refletir sobre o perdão, algumas perguntas devem provocar uma reflexão mais abrangente sobre este assunto:

• É fácil perdoar?

• O que é perdão?

• Há possibilidade de conviver sem perdoar?

• Qual o limite do perdão? Até aonde eu devo perdoar?

• Será que perdoar é esquecer o que aconteceu?

• Será que perdoar é fazer de conta que não houve nada?

• O perdão é uma emoção ou uma decisão?

• O que aconteceria se José não perdoasse?

A resposta para estas perguntas pode ser a resposta que você está precisando hoje.

Philip Yancey em seu livro “Maravilhosa Graça” diz: “O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor”.

• José tinha mente larga, pele grossa e coração mole. Se ele fosse hiper sensível, sua história seria marcada pela insignificância. Ele não teria chegado onde chegou.

• O que é perdão? Como definir perdão? Definições sobre o que perdoar?

1. Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Rm 12.19) José disse aos seus irmãos: “Porventura eu estou no lugar de Deus?”.

2. Perdoar é desativar o mecanismo de violência que existe dentro e fora de nós.

3. Perdoar é reconhecer as próprias imperfeições falhas e pecados (Jo 8.7). “Por que os fariseus desistiram de apedrejar a mulher que foi pega em pleno ato de adultério?”

4. Perdoar é ser grato à Deus pelo perdão recebido.

5. Perdoar é repetir com o próximo o gesto de Deus para conosco.

6. Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar. (O pai do filho pródigo”.)

7. Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional.

8. Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa contra o ofensor.

9. Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas:

1) Deus,

2) os outros (inclusive o ofensor)

3) a si próprio.

10. Perdoar é semear misericórdia, graça e amor. A Bíblia diz: “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não usou de misericórdia…” (Tg 2.13)

11. Perdoar é ter as emoções conquistadas. É ser capaz de amar o inimigo e perdoar os que nos perseguem (Mt 5.44).

12. Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir favor incondicional àquele que nos feriu (Mt 18.27).

13. Perdoar é rasgar a conta. Em Gn 50.21 José disse aos seus irmãos, a conta foi rasgada, vocês não me devem nada”.

14. Perdoar é jogar o lixo emocional fora.

O perdão é a virtude central do cristianismo.
O perdão é a possibilidade da convivência.

• Por que não perdoar é perigoso? José sabia disso.

1. A falta de perdão gera amargura e amargura prolongada causa efeitos físicos como: úlceras, pressão alta, descargas de adrenalina (por causa da associação com a ira).

2. A falta de perdão dá ao diabo uma reivindicação legal para deprimir a pessoa, e a depressão pode levar a morte, aos suicídio. O apostolo Paulo diz em 2 Co 2.10, “Eu perdôo para não ser vencido por satanás”. Depressão, opressão e possessão.

3. Quem não perdoa desenvolve um câncer na alma (raiz de amargura Ef 4). O irmão do Filho Prodigo nunca entendeu o que é perdão.

4. Não perdoar prejudica o nosso relacionamento com Deus. Quem não perdoa anda nas trevas e Deus é luz (1 Jo 2.9).

5. Quem não perdoa se coloca debaixo da ira de Deus (Mt 18.34).

6. Quem não perdoa está impedido de ser perdoado por Deus (Mt 18.32-35).

7. Quem não perdoa alimenta espíritos malignos com sua mágoas, amarguras e ressentimentos (Ef 4.31,32).

8. Quem não perdoa destrói a ponte que um dia vai precisar para passar para o outro lado, disse o poeta inglês George Hebert.

9. Quem não perdoa se torna prisioneiro do seu passado, excluindo todo o potencial de mudança e crescimento. Assim, transfere o controle ao outro, seu inimigo, e passa a sofrer as conseqüências do seu erro.

10. Quem não perdoa se fecha para a vida de Deus. Jesus disse: “E, quando estiverdes orando, perdoai…” (Mc 11.25)

11. Quem não perdoar revela indiferença, egoísmo e hipocrisia.

12. Sem perdão o processo de reconstrução para.

O perdão é faxina do coração, a cura para as memórias amargas e a amnésia do amor.
O perdão é a vitória de Deus sobre o diabo.


AUTOR: Pr. Josué Gonçalves -
www.familiaegraca.com.br




=============

++++++++++++++



++++++++++++++

=============

:::::::::::::::::::::::::



OS MONSTROS
NÃO PERDOAM

- Mt 18:23-35


- Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela manutenção da Lei de Anistia sobre aqueles que praticaram torturas durante o Regime Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985.

- Entre os 7 votos, estava o voto do ministro relator, Eros Grau, o único entre esses ministros que sofreu tortura durante o Regime Militar, mas mesmo assim, ele votou pela manutenção da Lei de Anistia (perdão em sentido amplo para quem cometeu crimes).

- O Ministro Cezar Peluzo, em seu voto, disse: "Os monstros não perdoam. Só o homem perdoa, só uma sociedade superior é capaz de perdoar".

O que você acha do perdão?

I - A FALTA DE PERDÃO DESAGRADA O CORAÇÃO DE DEUS

- O perdão é uma doutrina cristã das mais resistidas, incompreendidas e rejeitadas não apenas entre os que não são cristãos, mas também entre os próprios cristãos, discípulos de Jesus.

- E apesar de Deus ter preparado toda uma estratégia voltada para perdoar o homem que pecou, estratégia essa que culminou com a vinda do Seu próprio Filho, Jesus Cristo, ainda assim, o homem tem grande dificuldade em perdoar.

- E nessa parábola conhecida como "A Parábola do Credor Incompassivo", o senhor dessa parábola, que representa Deus, demonstra o seu desagrado e revolta com a falta de perdão.

- Se queremos agradar o coração de Deus, devemos perdoar a quem nos ofendeu. Mas se quisermos alegrar o diabo e ver o inferno em festa, então não perdoemos a quem nos ofendeu. Portanto, aproveite a oportunidade para liberar perdão, para pedir perdão a Jesus e para entregar a sua vida a Jesus.

II - A FALTA DE PERDÃO NOS IMPEDE DE TAMBÉM SERMOS PERDOADOS

- A lógica da Parábola do Credor Incompassivo está exatamente em que se recebemos o perdão, porque também não liberamos o perdão?

- E se queremos ser perdoados, porque também não perdoamos?

- Vemos o perdão como uma "via de mão dupla" e a falta de perdão nos coloca na contra-mão dos ensinamentos cristãos e da própria vontade de Deus que nos perdoa e nos manda também perdoar.

- E a indignação do senhor na Parábola está exatamente em não aceitar que uma pessoa que acabou de receber o perdão por uma dívida tão grande, não foi capaz de perdoar uma dívida tão pequena.

- Todos nós precisamos ser perdoados por Deus. Todos nós queremos receber o perdão de Deus. Ora e porque não nos dispomos a liberar o perdão para aqueles que nos ofenderam, que falharam conosco? Saiba que Jesus está pronto para nos perdoar e nos dar a salvação, basta que invoquemos o Seu nome e o recebamos como nosso Senhor e Salvador.

III - A FALTA DE PERDÃO PRENDE A NOSSA ALMA

- O credor incompassivo da parábola contada por Jesus teve a sua alma presa, ficando nas mãos dos verdugos, dos espíritos atormentadores, dos carcereiros do inferno por não ter liberado perdão sobre o seu devedor.

- Ele teve a sua dívida restaurada, isto é, teve o seu débito renovado por não ter sido capaz de perdoar. Assim acontece com todos aqueles que se deixam prender pela ira, rancor, ódio, ressentimento e indisposição para liberar perdão para quem o ofendeu.

- Você tem prendido alguém pela falta de perdão? Quando não perdoamos, na verdade é a nossa própria alma que fica presa e uma alma presa não consegue conquistar as bênçãos de Deus, não consegue viver em paz, não consegue ser feliz.

- Quando perdoamos, o grande beneficiado somos nós mesmos, até porque "melhor é dar do que receber" (Atos 20:35).

- Não perca tempo em liberar perdão. Perdoe e vá imediatamente em busca do seu perdão junto a Jesus. Decida entregar a sua vida a Jesus e peça a Ele força para perdoar.

CONCLUSÃO:

- Perdão não e um sentimento, mas uma decisão.

- Perdão não é uma opção, mas uma obrigação que Deus nos deixou.

- Perdão não é esquecer a dívida, mas lançá-la fora.

- Perdão é limpar o coração de toda a mágoa, dor e ressentimento que possa existir por alguma ofensa recebida.

- Perdão não é buscar restituição, mas entregar tudo Aquele que julga todas as coisas e Aquele a quem pertence a vingança, Deus.

- Perdoar é uma atitude nobre só para nobres! Perdão é para quem é "superior", pois "os monstros não perdoam".

- Perdão é para quem verdadeiramente deseja viver uma nova vida com Cristo.

- Convidamos você a perdoar a todos os que te ofenderam e a receber a Jesus como seu Salvador.

Fonte: Lição de Célula Nº 439 - 03 a 09 de Maio de 2010 - Ap. Wagner & Pra. Eunice



############

=============

++++++++++++++