terça-feira, 3 de agosto de 2010


Saudem uns

aos outros.


- Saúdem uns aos outros com beijo santo.( 1Co 16.20).

- Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Todos os santos lhes enviam saudações,... A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém.(Fp 4. 21).

Introdução:
- E este mandamento recíproco encontra-se também em outras três passagens: Rm 16:16; 2Co 13.12 e 1Pe 5.14.

- A saudação é o reconhecimento público da união mútua dos cristãos. A idéia central deste mandamento de Cristo é que os cristãos jamais devem ignorar a presença uns dos outros.

Veja alguns exemplos de saudações:

1Co 16.19-20: - As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles... Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem uns aos outros com beijo santo.
Rm 16.22 - Eu, Tércio, que redigi esta carta, saúdo vocês no Senhor.
At 21.7 - Demos prosseguimento à nossa viagem partindo de Tiro, e aportamos em Ptolemaida, onde saudamos os irmãos e passamos um dia com eles.
Um exemplo negativo:Lc 7.45 Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.
- O beijo que este texto se refere é o OSCULO = Beijo santo ou beijo de amor ágape.

- Nos países orientais onde a Bíblia foi escrita o costume do beijo ainda é algo muito comum para saudação entre as pessoas.
Saudações fraternais físicas:
- Nas Américas os costumes variam, abraço, aperto de mão e beijo, depende da situação e das pessoas envolvidas.

- No Brasil o abraço é muito comum, já nos países de fala inglesa é o aperto de mão.

Saudações fraternais verbais:

- Os judeus usam a expressão Shalom = paz.

- Já os gregos preferiam Charis = graça
- Paulo como era um cristão judeu, usava os dois: Graça e Paz!.
- Os costumes variam de época para época, cultura para cultura, costumes para costumes, todavia estamos falando de um princípio bíblico para nós os cristãos e isto deve ser vivenciado e praticado.
Princípios para prática da saudação entre os cristãos:
_Devem ser pessoais, se possível individual (3Jo 1.15).

_Devem ser imparciais (1Co 1.2-3).

_Devem ser usadas como forma de reconhecimento e apreço ao trabalho do outro (Rm 16.12).

_Devem ser negadas aos hereges (pessoas que estão distorcendo as Escrituras) 2Jo 1.9-11)

- A prática deste mandamento é o resultado natural das anteriores que já estudando: Amem-se, aceitem e saúdem-se.

1. A Saudação entre nós é uma questão de OBEDIÊNCIA:
v. 12 - Saúdem uns aos outros com beijo santo.
2. A Saudação deve ser ENVIADA também à distância:
v. 13 Todos os santos lhes enviam saudações.
3. Saudação deve desejar a GRAÇA sobre a vida do outro irmão:
v. 14 A graça do Senhor Jesus Cristo
4. A Saudação deve desejar o AMOR de Cristo sobre a vida dos outros irmãos.
v. 14b. - o amor de Deus.
5. A Saudação deve desejar a COMUNHÃO do Espírito sobre os irmãos.
e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
Conclusão:

Desejo concluir com uma oração Bíblica...
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!... É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes... É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o SENHOR concede a bênção da vida para sempre”.Amém!

Vamos exercer este mandamento com muito amor cristão, vamos cantar e abraçar!

Fonte:
http://www.pibjacarei.com/esboco/esboco_12_04.html



+++++++++++++

============


:::::::::::::::::::::::::

============

+++++++++++


Obediência gera

prosperidade


- Nosso tema de hoje, trabalho, fala de algo essencial em nossas vidas: todos precisamos trabalhar, pois essa é a única forma de comermos, de sobrevivermos.

- A Palavra de Deus diz em Gn 3.17,19 que o homem deve trabalhar e ganhar o seu sustento com o suor do seu rosto. Mas há ainda situações onde não é possível trabalhar.

- Há momentos em que há crises, desempregos, baixos salários e, sempre buscamos soluções.

Nesta noite vamos aprender um pouco mais sobre como Deus quer abençoar nosso trabalho. Abra sua Bíblia em Gn 26.1-6

1 E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.2 E apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser;3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai.4 E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra,5 porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.6 Assim, habitou Isaque em Gerar.

1 - A crise está em toda a parte

· Houve uma fome/crise/desemprego.

· Nos nossos dias também há crise/fome e desemprego

· Uns largam tudo para buscar o sucesso do outro lado do mundo

· Outros largam igreja para buscar os recursos de que precisa

· Isaque escolheu obedecer a Deus

– veja o resultado

12 E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem {ou o cêntuplo} medidas, porque o SENHOR o abençoava.13 E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande;14 e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.15 E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra.16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.

2 - A bênção também desperta inveja/calúnia

· Vivemos em meio a incrédulos.

· Cuidado com os invejosos· Cuidado com aqueles que entulham a sua vida

· O invejoso não se contenta e age para acabar com sua bênção

· Cuidado com a canequinha do diabo

17 Então, Isaque foi-se dali, e fez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá.18 E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas.20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o nome daquele poço Eseque, {que significa contenda} porque contenderam com ele.21 Então, cavaram outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna. {que significa inimizade}22 E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote {que significa alargamento} e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.23 Depois, subiu dali a Berseba,24 e apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo.25 Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.26 E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Ausate, seu amigo, e Ficol, príncipe {ou capitão-mor} do seu exército.27 E disse-lhe Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me aborreceis e me enviastes de vós?28 E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo; pelo que dissemos: Haja, agora, juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos concerto contigo.29 Que nos não faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora, tu és o bendito do SENHOR.30 Então, lhes fez um banquete, e comeram e beberam.31 E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois, os despediu Isaque, e despediram-se dele, em paz.32 E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado, e disseram-lhe: Temos achado água.

3 - Cavaram um poço de águas vivas

· Mesmo com a contenda, eles continuaram a cavar

· Acharam um poço de água vivas (Espírito Santo)

· Lembraram-se do senhor, erguendo um altar· O seu trabalho é um lugar para glorificar o nome de Deus

· Deus deu vitória e paz para que habitassem e trabalhassem naquele lugar

Conclusão:

- Amados, talvez você neste dia precise de um trabalho melhor, de uma alternativa de renda, ou ainda está sem trabalho. Antes de tomar decisões que depois lhe traga desgosto, experimente confiar no Senhor.

- Se você estiver no lugar certo, fazendo aquilo que o Senhor quer que você faça, com certeza, irá prosperar.

- Deus pode fazer você achar água no deserto, fonte de águas vivas onde não tem sequer poço e ainda que lhe entulhem, o Senhor o prosperará.


- Oração:

“Senhor, quero confiar em Ti, obedecer tua vontade para mim e receber o melhor que tens para mim. Abençoa meu trabalho, minhas mãos, minha mente, ungindo-me com sabedoria para resolver todas as situações de minha vida..

Fonte:
http://www.ibivitoria.org/mt/33.html



=============

++++++++++++

:::::::::::::::::::::