quinta-feira, 13 de maio de 2010


AS MOTIVAÇÕES
DE UM SERVO
DE DEUS


Ex 35. 21-22,29
21 E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas.
22 Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor.
29 Trouxe uma oferta todo homem e mulher cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o senhor ordenara se fizesse por intermédio de Moisés; assim trouxeram os filhos de Israel uma oferta voluntária ao Senhor.
Ex 36.2
2 Então Moisés chamou a Bezaleel e a Aoliabe, e a todo homem hábil, em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, isto é, a todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la;


Introdução

1. O serviço cristão não é pesado nem enfadonho

2. O verdadeiro servo de Deus não se sente oprimido pelo seu Senhor, ao contrário, ele tem prazer em servir .

3. Mesmo quando o seu serviço represente a doação de valores, bens , ou a consagração de suas habilidades .

4. Nesta manhã eu gostaria de entender quais são as motivações que impulsionam o servo a honrar ao seu Senhor com a sua vida e bens .

5. Este texto nos ensina quais eram as motivações do povo de Israel a trazerem a ofertas e a trabalharem com alegria na construção da tenda da revelação, o templo móvel do deserto, a ponto de ser pedido que parassem de ofertar pois estava sobejando.

I. Eles são movidos pela palavra de Deus .

Ex 35. 5 Tomai de entre vós uma oferta para o Senhor; cada um cujo coração é voluntariamente disposto a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e bronze,

1. As ordens do seu Senhor lhe são prazerosas

2. Elas são a verdade e o rumo certo para as suas vidas

3. Não são pesos, mas são a alegria daqueles que conhecem o Senhor que proferiu aquelas palavras .

4. Ouvi-las é certeza de estar no rumo certo e de alcançar a vitória

5. A palavra de Deus sempre será motivação para o verdadeiro servo de Deus .

6. Você tem sido motivado a servir pela palavra ?

7. Ou ainda não se tornou um servo de Deus .

8. O compromisso e o prazer de cumprir a palavra é característica do verdadeiro Servo de Deus .

II. Eles são estimulados pela visão da glória de Deus

Ex 34. 35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que a pele do seu rosto resplandecia; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com Deus.

1. Você pode imaginar o impacto destas palavras sendo ditas por alguém que tinha o seu rosto resplandecente pela glória do Senhor .

2. A visão da glória de Deus era tão impressionante que o povo pediu a Moisés para cobrir o seu rosto com um véu .

3. No entanto a visão da glória do Senhor estimulava a cada um dos verdadeiros servos de Deus no meio do povo, porque alguns nunca serão motivados, ainda não são servos, a o servirem com os seus bens e serviços e cheios de alegria no coração .

4. Se você vive a manifestação da glória de Deus é impossível não servir com sua vida e bens e com a maior alegria .

5. O que nos estimula é a visão da sua glória .

6. Contemple a glória do seu salvador .

7. Se você está desanimado na fé o que você mais precisa é contemplar a visão da sua glória .
III. Voluntariamente disponíveis a servir e a doar por causa das maravilhas de Deus.

Ex. 34.10 Então disse o Senhor: Eis que eu faço um pacto; farei diante de todo o teu povo maravilhas quais nunca foram feitas em toda a terra, nem dentro de nação alguma; e todo este povo, no meio do qual estás, verá a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.

1. A presença real do Senhor entre o seu povo .

2. A manifestação diária do seu poder e milagres .

3. A constatação de que ele não era um ídolo feito pelas mãos dos homens

4. Era o que os tornava disponíveis e voluntários a servirem a Deus com o seus bens e dons e talentos .

5. Quanto Deus já fez por você ?

6. Quantos os que já foram curados , tocados , restaurados, salvos , libertos pelas maravilhas do Senhor .

7. Por que o seu coração ainda esta duro em honrar aquele que lhe tem tocado com uma graça infinita .

8. Por que é tão difícil para você servi-lo com toda a sua vida, bens e talentos .

9. Menos do que isto é ingratidão . Este era o sentimento de todo o Israelita .

Ex 34.20b E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias.

IV. Habilitados a servir pela sabedoria de Deus .

Ex 36. 2 Então Moisés chamou a Bezaleel e a Aoliabe, e a todo homem hábil, em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, isto é, a todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la;

1. Eram mais do que talentos naturais . Eram dons de Deus .

2. Era uma sabedoria que vinha do alto , uma capacidade divinamente inspirada.

3. Era o poder do Espírito Santo se manifestando a través deles em ações específicas .

4. Aqueles que a executavam sabiam que não era deles, mas o poder do Senhor neles .

5. Como não servir e honrar , coma vida , bens e talentos , quando o Senhor da nossa vida tem colocado a sua graça em nossas mãos .

6. Como nos apresentaremos diante dele se usarmos a graça que ele nos deu só para os nossos interesses e não para a sua glória .

7. Quanto tesouro está enterrado neste lugar .

8. Suas mãos não estão vazias, estão cheias , mas para quem ?

Conclusão

1. As motivações de um servo de Deus ao serviço e a doação são :

a. A palavra

b. A visão da glória do Senhor

c. As maravilhas deste Deus poderoso

d. E os dons que ele nos concedeu .



+++++++++++++
+++++++++++++

+++++++++++++
+++++++++++++

MARCAS DE SERVO

- Gl 6:17; Ex 21:6


* Marca é um sinal, símbolo, emblema ou ícone que caracteriza alguma coisa, seja ela uma pessoa, um objeto, uma empresa ou até mesmo uma situação. A marca diferencia através da representação visual o que ela é.
• Atualmente as marcas são de fundamental importância no meio comercial, de tal forma que fica inerente ao produto ou à empresa.

• Grandes empresas como Microsoft, IBM, INTEL, Bradesco e outras, possuem marcas fortes, ao passo que ao olharmos para os ícones destas instituições já sabemos do que se trata.

No decorrer da Bíblia Sagrada encontramos varias situações que são caracterizadas por marcas.

1. Sinal de Sangue (Marca de Salvação) Ex. 12:13:

Os cordeiros mortos para utilização do sangue representam a morte vicária de Cristo na Cruz, o qual entregou a si mesmo para salvação de todos (I Pe 1:18,19)

Representa ainda o juízo de Deus sobre toda a humanidade, aqueles que possuírem o sinal do sangue de Jesus subsistirão eternamente.
2. Sinal em Caim (Marca do Pecado)Gen 4:15: "... E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse".
=> O homem perdido e pecador traz sobre si a marca do pecado (Rom.3:23).

3. Sinal de Arco (Marca de Concerto)Gen. 9:13: "O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre Mim e a terra".
Concerto firmado entre Deus e Noé logo após o Dilúvio.

4. Sinal de Circuncisão (Marca de Aliança)
Gen. 17:11: "E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vos".
Aliança que Deus faz com Abraão e sua descendência.

5. Sinal de Deus (Marca dos salvos)Apoc. 9:4: "E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a arvore alguma, mas somente aos homens que não tem nas suas testas a marca de Deus".
6. Sinal da Besta (Marca dos não salvos)Apoc. 13:16: "Ë faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas".

7. Sinal na Orelha (Marca de Servo Voluntário)Êxodo 21:6: "Então seu Senhor o levará aos juizes, e o fará chegar a porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com, uma sovela; e o servirá para sempre".
- Na lei de Moisés o servo deveria trabalhar por um período de 6 anos, e no 7º ano aquele servo e sua família deveriam ser postos em liberdade. No entanto, caso aquele servo por livre vontade quisesse continuar como servo, deveriam então receber na sua orelha uma marca que o identificava como um servo voluntário do seu senhor. Eis o motivo da expressão - servo de orelha furada-.

- Transliterando as marcas de servo do Antigo Testamento, temos que:Com a vinda de Jesus instauro-se um novo Concerto, adentrando assim na Dispensação da Graça, caracterizadas não pelos aspectos exteriores e ritualísticos do ser humano, mas pelo interior, por aquilo que procede do coração.
- Desta forma, as marcas que caracterizam o verdadeiro servo de Deus atualmente não estão restritas a algum tipo de símbolo gráfico tal qual no passado, antes através de virtudes requeridas pela palavra de Deus. Pois é através destas marcas que os incrédulos verão Cristo em nossas vidas.
- A concepção de servo de Deus é usado para designar pessoas que tem um relacionamento íntimo com Ele. Por livre e espontânea vontade resolvemos servir ao Deus vivo e verdadeiro.
1º Marca: EXCLUSIVIDADE

Mat. 6:24 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicara a um e desprezara o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Rom. 1:25 "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente".
A primeira marca é óbvia. Deus nos escolheu como propriedade particular, e de forma alguma Ele nos dividirá, nem com o mundo, nem com a criatura.

2º Marca: OBEDIENCIA

Ef. 6:6 "Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus".

Heb. 10:36 "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa".
O servo desobediente não tem parte do Reino. A obediência implica seguir a vontade do Criador, mediante uma vida crista amparada pela Bíblia Sagrada.

3º Marca: FIDELIDADE

Mat. 24:45 "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre toda a sua casa, para dar o sustento ao seu tempo".
Nm. 12:7
"Não é assim com o meu servo Moises que é fiel em toda a minha casa".

I Cor. 4:2 "Alem disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel".
Deus é fiel e por isso exige que seus servos também o sejam.
4º Marca: SANTIDADE

Rom 6:22 "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto da santificação, e por fim a vida eterna".

Ef. 4:24 "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade".

• I Pedro 1:16: 'Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo"
O servo precisa buscar as mesmas características do Senhor.

Conclusão
Por final devemos fazer uma análise das nossas vidas como Cristãos.

- Será que possuímos essas marcas de servo? Será que buscamos essas marcas?

- Será que algum dia tivemos essas marcas e viemos a perde-las?
- O mundo deve vislumbrar na vida do cristão evangélico algo de diferente. Não apenas pelos hinos cantados, por ir aos cultos nos domingos; antes pelas atitudes no meio social, trabalho, faculdade, lar, etc.
- Alguém pode até duvidar da teologia crista, mas contra uma vida consagrada e possuidora das marcas de servo de Cristo não existem argumentos, pois contra fatos não existem argumentos.
AUTOR: Valmir Nascimento M. Santos



:::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::

::::::::::::::::::
::::::::::::::::::