quinta-feira, 29 de abril de 2010


GRATIDÃO,

ATITUDE QUE

AGRADA A DEUS


TEXTO: Sl.92.1-2


INTRODUÇÃO:

- Hoje em dia as pessoas vivem com um sentimento de independência, onde a palavra gratidão parece que muitas vezes é esquecida, mas o que é gratidão?

- Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc.

- A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si.

1 - PORQUE A GRATIDÃO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA?

- A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar sem contaminação das amarguras deste mundo, ela é quem nos leva a compreender o que diz em Ro 8:28, todas as coisas trabalhão juntas para o bem daqueles que amam a Deus.

- Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas”).

- A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.

2 - PORQUE É IMPORTANTE EXPRESSARMOS NOSSA GRATIDÃO A DEUS?

Temos muitos motivos:

- Motivos Materiais:

Deus nos dá alimento e supre as necessidades de nossa vida, nossa família, nosso cônjuge, nossos filhos, ministério, a presença e bem-estar de pessoas queridas em nossa vida, a proteção divina, são alguns motivos para agradecermos.

- Motivos Espirituais:

- Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo, nos dando a salvação através da graça, nos dando vitória sobre a morte através Dele, e muitos outros motivos que devemos ser gratos ao nosso Deus.

- Porque Ele espera isso de seus filhos: Lc 17:12-19.

- Podemos ver a expressão de Jesus ao curar 10 leprosos e apenas 1 voltar para agradecer-lhe.

- Porque esta é a vontade Dele: neste mesmo texto percebemos que a vontade de Jesus, seria que todos os outros leprosos tivessem voltado.

3 - COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA GRATIDÃO?

- Comece cada dia com uma atitude de gratidão: A vontade de Deus é que possamos dar graças em tudo ITs 5.18 e que não nos esqueçamos de nenhum de seus feitos Sl.103.2.

Como podemos obedecer a este mandamento?

- Cultive o hábito de olhar para aquilo que você tem ao invés de olhar para o que não tem: Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam ou que ainda não têm que deixam de ver muitas coisas boas que já possuem.

- Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos e buscar compreender como Paulo compreendia, que tudo o que temos nos foi entregue como um “dom”, como uma “dádiva”.

- Glorifique ao Senhor com suas palavras: Sl.19.14 .

CONCLUSÃO:

- Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial em tudo o que é colocado em nossas mãos, seja emprego, a pessoa com a qual nos casamos, a célula que o Senhor confiou a nós, enfim, cada coisa que o Senhor nos deu.

- Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual - quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.

- Você é uma pessoa grata a Deus independente das circunstâncias?

- Cite alguns motivos pelos quais deve agradecer ao Senhor.

- Em quais pontos você poderia melhorar para se tornar mais grato?

- Vamos ter um momento de gratidão a Deus por tudo que temos recebido.

- Cada um da célula deve falar um motivo de gratidão agora. (Não vale, dizer “agradeço por tudo...”. Encontre pelo menos um motivo e mencione na oração.





++++++++++++++++

++++++++++++++++



ENXERGAR PELA FÉ
A COLHEITA QUE VIRÁ



TEXTO - João 4:31

Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
- Enxergar que os campos estão brancos para a ceifa é uma cura para os olhos de um profissional. O diabo quer te fazer ver apenas o que lhe é interessante.
Um princípio espiritual de conquista
Ninguém pode conquistar o que não enxerga. Por isso muitos não vem a oportunidade à sua porta, não enxergam saída, desanimam-se, não conseguem enxergar pela fé.
- Como os discípulos a caminho de Emaús, não enxergavam que Jesus estava com eles. Muitas vezes o problema não é apenas ter um livramento, e sim enxergar que ele já chegou.
II Rs 6:15 - Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.19 Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
Eliseu podia enxergar o que era invisível aos olhos humanos.

- Espiritualmente Eliseu enxergava aquilo que humanamente estava oculto. O seu estado de espírito era o de um homem tranqüilo, pois já via o livramento.
Enxergar pela fé a colheita que virá significa:
Enxergar por convicção.
Heb 11:1 - Ora, a fé, é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
- Eliseu tinha uma convicção. Não poderia explicar o porque daquele cerco, mas tinha uma convicção, Deus não o deixaria na mão. Tudo estava no controle de Deus.
- A Tua vida está no controle de Deus, a tua colheita enxergue hoje por uma convicção – Eu sei que é ano de Isaque, de grande colheita, das grandezas de Deus.
- As evidências do mundo não podem mudar as minhas convicções. Um homem de visão é um homem de convicções, por isso não se abala, mas enxerga segundo o que crê, enxerga pela fé – Vai colher em nome de Jesus.
Enxergar por revelação
Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
- Deus havia se revelado a Eliseu. A revelação de uma palavra é o destino do Espírito para minha vida. Eu sou o que Deus me revelou.
- Você é um líder que vai ter uma poderosa colheita. Enxergue-se como Deus te revelou.
- Sabemos enxergar os índices, as variações das taxas, dos preços, mas como homens de Deus, devemos saber enxergar a revelação.
Deus nos revelou uma palavra – É ano de colheita, você é um homem que vai colher como Isaque, enxergue a revelação e não o que os teus olhos vêem.
Ser curado para enxergar
Apocalipse 3:18 - Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
A Igreja de Laodicéia era uma Igreja morna, nem fria nem quente.
- Pessoas assim são pessoas vulneráveis.
- Nada pode ser tão terrível na minha vida.
- Nada pode me tirar o sono, nada pode tirar o meu equilíbrio.
- Nada pode me cegar.Há um colírio divino que cura os teus olhos.
- Deus vai te curar das decepções passadas, Deus vai curar os teus olhos de toda calamidade que você já viu.
- Muitos usam lentes. A lente da incredulidade, a lente da religiosidade, a lente das impossibilidades. Deus não vai te dar uma lente, Deus vai te curar.
- Enxergue o que Ele prometeu, enxergue pela fé a colheita poderosa que te aguarda.
DEUS TE ABENÇOARÁ NA TUA COLHEITA:
Gen 26:26 - De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.27 Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?28 Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.29 Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.30 Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.31 Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.
- Isaque plantou 1 e colheu 100. Teve resultados que nunca ninguém teve naquela terra. Ninguém optaria em ir para Gerar, mas Isaque enxergou o que Deus lhe mostrou, enxergou pelos olhos de Deus e não pelos seus.E você como Isaque será abençoado.
- Como Isaque Deus te fará enxergar negócios e oportunidades que nunca foram enxergados.
- Como aconteceu com Isaque, Deus te abrirá portas e oportunidades que ninguém viu nem percebeu que existia.
- Você verá a tua terra produzindo abundantemente e seus planos e metas serão seguros
- Por enxergar a tua colheita antecipadamente, Deus te dará discernimento dos investimentos futuros, não haverá roubo nem engano na tua colheita.
- Deus te dará destaque, como Isaque você verá o que os Experts não podem ver, e o teu nome será grande na terra por isso.
CONCLUSÃO
1 Coríntios 2:9 - mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Multiplicação:
A MISERICÓRDIA DE JESUS PELOS:
Cegos - Mt 20:34
Leprosos - Mc 1:41
Famintos - Mt 15:32
Enfermos - Mt 14:14
Abandonados - Mc 6:34
Inimigos - Lc 23:34
Homens - Rm 11:32






+++++++++++++++

++++++++++++++++

++++++++++++++++

++++++++++++++++

++++++++++++++++



UMA PALAVRA

AOS PRESBÍTEROS


- O apóstolo Paulo estava se despedindo dos presbíteros de Éfeso. Já estava embarcando para Cesaréia no porto de Mileto. Ali se reúne com esses líderes da igreja de Éfeso, capital da Ásia Menor, onde passara três anos.

- Num discurso regado de profunda emoção, o apóstolo dá seu testemunho e reafirma os compromissos que assumira em seu ministério: compromisso com Deus (At 20.19), com ele mesmo (At 20.18,28a), com a Palavra (At 20.20-27), com a igreja (At 20.28-31), com a integridade financeira (At 20.32-35) e com a afetividade (At 20.36-38).

- Nos versículos 28 a 31 o apóstolo tem uma exortação dirigida especialmente aos presbíteros.

Essa palavra é atual e oportuna:

1. O presbítero precisa cuidar da sua própria vida (At 20.28a).
“Atendei por vós mesmos…”.

- A vida do presbítero é a vida do seu presbiterato. Exemplo fala mais do que palavras.

- O que o presbítero é, torna-se mais importante do que aquilo que ele faz. Vida com Deus precede trabalho para Deus.

- O presbítero precisa cuidar de si mesmo para não reprovar nos outros aquilo que pratica.

- Sua vida precisa ser consistente com o ministério que desenvolve.

- Sua conduta precisa ser irrepreensível dentro e fora da igreja.

- O presbítero precisa ser exemplo em seu lar, em seu trabalho e em seus relacionamentos.

2. O presbítero precisa pastorear o rebanho de Deus (At 20.28b).

- O apóstolo Paulo exorta: “Atendei [...] por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”.

- O presbítero precisa cuidar não apenas de algumas ovelhas do rebanho, mas de todo o rebanho.

- Precisa compreender a natureza de sua vocação, sabendo que seu presbiterato não é um posto de privilégio, mas uma plataforma de serviço; e mais, esse ministério não vem de homens, mas do próprio Espírito Santo.

- A autoridade que o presbítero exerce não emana dele mesmo, vem do próprio Deus.

- O presbítero é também um pastor do rebanho e seu trabalho é de pastoreio, ou seja, ele é chamado para ensinar, exortar, consolar e proteger o rebanho.

- O presbítero precisa entender que a igreja não é dele, é de Deus. As ovelhas não são dele, pertencem a Cristo, porque foram compradas com o próprio sangue do Cordeiro.

3. O presbítero precisa proteger as ovelhas de Cristo (At 20.29-31).

- Paulo escreve: “Eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai…”.
- O apóstolo dos gentios faz dois alertas aos presbíteros: o primeiro deles é que há lobos vorazes do lado de fora querendo entrar na igreja para destruir o rebanho.

- Esses lobos são falsos mestres, com falsas doutrinas, pregando um falso evangelho.

- Cabe aos presbíteros serem zelosos com a integridade doutrinária da igreja.

- Cabe a eles a proteção do rebanho contra as novas e velhas heresias que tentam sutilmente entrar na igreja para dispersar e destruir o rebanho de Deus.

- O segundo alerta que Paulo faz é que há pessoas dentro da própria igreja com tendências perigosas, e que, em dado momento se levantarão falando coisas pervertidas para arrastar após si as ovelhas.

- Essas pessoas que estiveram enrustidas e camufladas dentro da igreja nunca buscaram os interesses de Cristo nem do rebanho. Sempre estiveram buscando seus próprios interesses.

- Essas pessoas não amam as ovelhas, amam a si mesmas. Elas não servem ao rebanho, se servem dele. Cabe aos presbíteros proteger as ovelhas de Cristo desses crentes falsos que se levantam para se tornar falsos mestres.

- O presbiterato precisa ser exercido com um profundo senso de cuidado. Paulo diz: “Portanto, vigiai”!


AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes


=================

+++++++++++++++++