sábado, 17 de abril de 2010


TIPOS DE ORAÇÃO


Texto Bíblico: Tiago 5:13-18 – ore em todas as circunstâncias.


- A oração verdadeira é o segredo da vitória em todas as áreas de nossa vida, é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas, é a chave que abre os tesouros do céu para o homem.

- Cada esforço no Reino de Deus só terá sucesso se for gerado e sustentado pela oração. Em razão disso, queremos ser uma igreja que seja forte na oração, para que seja possível cumprir o encargo de Deus que é gerar muitas vidas para o Senhor.

- Veremos hoje que existem alguns tipos de oração que devemos praticar com seriedade para que nos seja possível prosperar.

- Existem tres classes de orações: orações que possuem Deus como centro, outras em que nós estamos no centro e ainda aquelas em que outra pessoa está no centro.

- Dentro de cada um desses níveis há tipos de oração.

- Hoje nosso estudo é sobre o tipo de oração em que Deus é o centro das nossas orações. Deus como centro das nossas orações – Há orações que são dirigidas a Deus, visando o próprio Deus, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito.

- Nessas orações o que buscamos é apresentar a Deus nossa gratidão, nosso louvor e adoração. Então, dentro desse nível existem tres tipos de oração:

1. AÇÕES DE GRAÇA – Salmos 100:4.

- A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter cristão e expressam um coração caloroso e cheio de amor e das palavras de Deus.

- O apóstolo Paulo faz uma recomendação em Col. 3:16. “louvem a Deus, com gratidão no coração”.

- Esse tipo de oração expressa nossa gratidão a Deus pelas bênçãos que ele tem derramado sobre nós.

- Todas as orações devem ser acompanhadas de ações de graça – Filip. 4:6. Tambem leia Col. 4:2.É

- a vontade de Deus que seus filhos sempre dêem graças por tudo que recebem dEle. 1 Ts.5:16-18.

- O apóstolo Paulo nos ensina que nosso propósito em ganhar vidas para Jesus é para que haja uma multidão cada vez maior de pessoas que sejam gratas a Deus.

- Isso é o que entendemos lendo 2 Cor. 4:13-15.Nossa gratidão afasta um demônio terrível – o Exterminador, que age com legalidade quando encontra filhos de Deus murmurando e insatisfeitos com aquilo que Deus lhes dá.

- Pessoas insatisfeitas e ingratas estão sempre mudando de trabalho, de casa, de amizades, de igreja, de liderança, de cônjuge, etc.

- Tudo porque estão deixando de manifestar gratidão pela maneira como Deus conduz suas vidas – sempre acham que é pouco e querem mais.

- Devemos agradecer pelo alimento, trabalho, casamento, filhos, igreja, pelos lideres, pela célula, pela casa que moramos, etc.

2. LOUVOR – É a oração que expressa o que Deus faz em todas as áreas da vida na terra.

- É a que reconhece que tudo que acontece tem a participação de Deus e nada acontece sem que Ele saiba e permita. Essa oração louva, ou elogia a Deus pelos seus feitos poderosos.

- O louvor deve ser uma atitude constante em nossa vida. Veja o que aconteceu quando Salomão inaugurou o Templo - Leia 2 Cron.5:6-14.

- O louvor é arma contra o inimigo.

- Quando o rei Josafá teve que lutar com um exércio enorme, bem maior que o seu, sua vitória aconteceu porque ele decidiu louvar a Deus – Veja essa história lendo em 2 Cron. 20:18-25.

3. ADORAÇÃO – é o tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é.

- É a que reconhece o que Deus é – um ser bondoso, amoroso, perdoador, um grande paizão.

- Podemos aprender como era a adoração na Bíblia observando como os adoradores se comportavam diante de Deus.

- Encontramos uma espécie de roteiro de como proceder na adoração lendo 1 Cron. 29:20-22. – eles louvaram ao Senhor, inclinaram as cabeças, adoraram, sacrificaram ao Senhor, ofereceram holocausto, comeram e beberam perante o Senhor, fizeram isso com grande regozijo.

- Adoração é uma resposta a um relacionamento. É o amor respondendo ao amor.

- Ela ocorre quando nosso espírito entra em contato com o Espírito de Deus.

CONCLUSÃO:

- Tudo na vida tem a sua maneira própria de ser feita.

- Quando fazemos do modo correto os resultados são sempre satisfatórios.

- Com a oração também é assim – quando oramos da maneira que agrada a Deus, Ele sempre nos atende e obtemos as vitórias e alegrias que tanto queremos.

- Vamos ser um povo que ora muito ao Senhor em todas as circunstâncias, com todos os tipos de oração. Amem.




::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::::


AS DUAS MULTIDÕES

EM QUAL DELAS

VOCÊ ESTÁ?



TEXTO: LUCAS 7:11-17


INTRODUÇÃO:


1. Depois de realizar um grande milagre na cidade de Cafarnaum, curando e libertando o servo de um centurião romano – pelo poder de sua Palavra, prossegue seu ministério de poder e vida, indo para em direção da cidade de Naim.

2. Naim – era uma cidade (certo pregador referiu-se a Naim, como o falecido esposo daquela mulher... viúva do seu Naim, dizia o pregador)

3. Naim – esta é a única vez que esta cidade é mencionada na Bíblia

4. Acredita-se que ficava situada ao sul da cidade de Nazaré, na Galiléia, próximo ao pequeno Hermom – da cidade de Naim se tem a vista da planície de Jizreel.

5. A mensagem que desejo vos pregar – parte da interessante cena: Duas multidões: Uma sai da cidade acompanhando um funeral – Outra está entrando na cidade seguindo a Jesus – Lucas 7:11,12

6. Estas duas multidões representam dois estados espirituais em que vive o mundo. Estas duas multidões retratam o quadro atual dos dois grupos que divide-se a população do planeta Terra. Estas duas multidões identifica duas formas de viver: Com Deus e sem Deus. Estas duas multidões falam de dois grupos: o grupo dos desesperados e tristes e o grupo dos felizes e esperançosos. Estas duas multidões nos revelam dois destinos: Céu e inferno... Vida eterna com Jesus e separação eterna de Deus. Estas duas multidões ensinam sobre duas maneiras de vida: Uma com Jesus... outra sem Jesus...

7. Duas Multidões – Em qual delas você está...

1. UMA MULTIDÃO SEGUIA A MORTE E A OUTRA MULTIDÃO SEGUIA A VIDA

A. O perfil da multidão que seguia a morte:

1. A multidão que seguia a morte fazia coro de tristeza e lamento com a mãe chorosa... estavam todos de luto...somente lágrimas, pranto e dor...

2. Cortejo fúnebre – é ambiente triste e melancólico. Ninguém sorri, ninguém jubila... Somente lágrimas pela perda... A morte assim faz.

3. Aquela mãe aflita chorava copiosamente... Parentes e vizinhos tentavam consola-la... Mas, não havia recurso... Estamos indo para o cemitério e lá deixarei meu filho único...

B. Como é grande a multidão que segue a morte: Provérbios 16:25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas, o seu fim é caminho de morte”.

1. Caminho de morte é o caminho da incredulidade – João 3:16-18 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a Vida Eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus”.

2. Caminho de morte é o caminho do pecado – Romanos 6:23 - Eu decido o caminho que devo andar... Veja por quais caminhos andou o filho pródigo – Lucas 15...... Mas, um dia mudou de caminho...

3. Caminho de morte é o caminho do desespero – Efésios 2:12 “Naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos ao concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”

C. A multidão que seguia a morte ia triste – Mas, a multidão que seguia a Jesus, seguia a vida.

1. Provérbios 8:35 “Porque o que me achar, achará a Vida e alcançará o favor do Senhor”.

2. João 1:4 “Nele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens”.

3. João 6:47,48 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o Pão da Vida”.

4. João 14:6 “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida”

5. João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, matar e a destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundancia”.

6. - Saia hoje depressa, da multidão que segue a morte – Venha fazer parte da multidão que segue a Vida – porque segue Jesus.

D. Imaginem a cena – O rapaz é ressuscitado por Jesus. Já imaginou o coveiro impaciente... - E este defunto que não chega nunca... Abri cedo a sepultura para enterrá-lo... e o féretro não chega....

2. UMA MULTIDÃO SEGUIA UM SONHO QUE SERIA SEPULTADO, A OUTRA MULTIDÃO SEGUIA O SENHOR QUE REALIZA OS SONHOS.

A. Lucas 7:12 “E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva...”

B. Um dia aquela mulher sonhou em casar-se – Se casou. Sonhou tantas coisas com seu esposo... Mas um dia, aquele sonho morre (fica viúva)

C. Mas, eles tiveram um filho (único filho) – E, agora aquela viúva concentra todas as suas esperanças naquele sonho (meu filho) – certamente o rapaz era o arrimo da família. (mas, de repente – aquele sonho também morre).

D. Ilustrar: (Estou a caminho do cemitério – sepultar os meus sonhos)

E. Ilustração: (Uma vez fui tomado por profunda reflexão – estando certa vez em um cemitério – Olhava os mausoléus e jazigos... – Disse: Meu Deus, quantos sonhos e projetos não realizados que aqui estão sepultados... Quantos tesouros aqui guardados para sempre que o mundo nunca conheceu...)

F. Você sabe o que significa a palavra EPITÁFIO... - Dicionário Aurélio: Inscrição tumular - O último cartão de visita de todos nós – o cartão tumular.

1. Que jamais no nosso esteja escrito: Sepulto aqui comigo todos os meus sonhos.

2. Sabe qual é o epitáfio do apóstolo Paulo... – Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a Fé...

G. Pessoas podem sepultar sonhos

1. Ela não ia sepultar o sonho sozinha – Tinha uma multidão com ela para sepultar o sonho.

2. José era um sonhador, um visionário... Mas, os irmãos cheios de ódio e inveja planejaram: Vamos sepultar os sonhos dele...

H. Não seja um coveiro espiritual... sepultador de sonhos...

1. O filho chega para o pai e conta seu sonho de profissão... O pai com desdém lhe responde: Você não presta pra nada...

2. - Ilustração (No discurso da vitória do presidente Eleito Obama – quem viu a reportagem do Reverendo Jessie Jackson chorando...). Ele chorou, lembrando-se do sonho de M. Luther King – I HAVE A DREAM... Eu tenho um sonho!

I. Na viagem desta vida – Faça como fez Jacó – que levou Quatro coisas na sua bagagem: (Gênesis 28:10-17)

1. Jacó levou a capacidade de lidar com pedras – Discernimento e paciência

2. Jacó levou azeite consigo na viagem – a unção do Espírito

3. Jacó levou o coração de um adorador – fez um altar

4. Jacó levou a capacidade de sonhar – sonhou com uma escada

J. Enquanto a multidão triste e frustrada ia para o cemitério sepultar o grande, único e último sonho daquela viúva pobre – A outra multidão alegre e festiva seguia o Deus que realiza sonhos. Sabem por que...

K. Fazia parte daquela multidão – gente que sonhou em enxergar e agora estão vendo. Gente que não andava, eram coxos e paralíticos... e agora estão andando e pulando. Gente que sonhou em um dia ser feliz – e agora cantam a felicidade em Cristo... Aleluia!

L. O mais lindo desta história – É o encontro das Duas Multidões – v.13-17

M. O Senhor que ressuscita sonhos fez o milagre por etapas:

1. Ele consola - Não chores – Lucas 7:13

2. Ele nos toca com poder – Lucas 7:14

3. Ele para os que estão indo sepultar nossos sonhos – Lucas 7:14 (obs..)

4. Ele ressuscita os sonhos – Lucas 7:14

N. Com razão canta a irmã Ludmila Ferber:
Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E ferido perdeu a visão
Não desista não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta os teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a sua visão!

3. UMA MULTIDÃO SAÍA DA CIDADE, A OUTRA MULTIDÃO ENTRAVA NA CIDADE.

A. A multidão que sai da Cidade (ou melhor, dizendo – que não entrará na cidade): I Coríntios 6:10 “Não erreis, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus”. (Almeida Revista e Corrigida) Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. (N.V.I) Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e aos homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. (Almeida Revista e Corrigida)

B. O Encontro com Jesus – fez a viúva e toda aquela multidão dar meia volta – e mudar o curso da viagem... Voltaram para a cidade

C. Conversão é meia volta – Lucas 15:17 - E tornando em si (grego: metanoia)

D. Ilustração: (A conversão de meu pai – sua escravidão no pecado – um dia Deus lhe dá um sonho sobre o Céu, pouco tempo antes de sua morte...)

E. É melhor voltar e fazer parte da multidão salva pelo Sangue de Cristo que entra na Cidade – Apocalipse 5:8,9 - Apocalipse 22:14


AUTOR: Pastor Marcos Antônio - EXTRAÍDO DO BLOGSPOT: http://opregadorfiel.blogspot.com/2010/04/as-duas-multidoes-em-qual-voce-esta.html



+++++++++++++++

++++++++++++++++

+++++++++++++++++