OS SÍMBOLOS

DO NATAL

- A ÁRVORE DE NATAL


Introdução:


- No domingo passado, pela manhã, estudamos sobre o “Papai Noel” (sua origem, sua missão, e fizemos uma comparação entre esta figura lendária e o Senhor Jesus).

- Aprendemos sobre o perigo de tirar o foco de Jesus, nosso Pai do Céu, e apegar-se na ilusão do “Papai Noel”.

- Veremos um outro símbolo do Natal, bastante popular, e que também enfeita casas, igrejas, lojas e shoppings, em todo o mundo: a árvore de Natal.

A ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Existem diversas teorias sobre a origem da árvore de Natal. Vejamos algumas:

1. A ÁRVORE DE NATAL E TRIBOS PAGÃS

- Segundo essa teoria, a árvore de Natal tem sua origem nas regiões nórdicas, nos costumes de tribos celtas e teutônicas.

- As árvores eram chamadas de “sempre-vivas”. Eram assim apelidadas, porque esses pinheirinhos suportavam o rigoroso inverno, sem perder as folhas. Como as tribos eram pagãs, esses pinheirinhos eram adorados, e festas eram realizadas, na expectativa do retorno do deus sol.

- Você já viu os pinheiros de Campos do Jordão?

- Viu como eles se dão bem com o frio?

- É claro que nós cristãos não usamos as árvores de Natal na esperança que elas tragam o sol ou alguma bênção para nós.

2. A ÁRVORE DE NATAL E MARTINHO LUTERO

- Contam que Lutero, ao passar por um bosque teria observado a maravilhosa beleza das estrelas no céu, que brilhavam entre os ramos dos pinheiros.

- Impressionado com essa extraordinária visão, ele tentou duplica-la em sua casa, acendendo velas entre os ramos de um pinheiro. Segundo essa história, não havia em Lutero qualquer intenção de culto ou adoração.

3. A MODERNA ÁRVORE DE NATAL

- É conhecida em alguns lugares da Europa como árvore de Cristo, em tem sua origem na Alemanha. A primeira referência encontra-se numa crônica alemã, no ano de 1600 (aproximadamente).

- As famílias alemãs decoravam as árvores com doces, frutas e papéis coloridos. Esta tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou à América do Norte pelos colonizadores alemães e, então, se popularizou, atingindo o mundo inteiro.

4. A ÁRVORE DE NATAL E A ÁRVORE DA VIDA

- Por estarem muito presentes na Bíblia, as árvores se tornaram um símbolo estimado pelo cristianismo.

- De Gênesis a Apocalipse encontramos registros sobre árvores.

- O livro de Gênesis fala das famosas árvores (Gn 2.9): a do conhecimento do bem e do mal(2.17) e a árvore da vida (3.24). Nos evangelhos, o Senhor Jesus fez menção delas, ao deixar vários ensinos preciosos.

- Exemplos: a figueira (Mt 21.18-22); a oliveira (Rm 11.24), a videira (Jo 15.1-6).

- Muitas pessoas associam a árvore da vida ao Senhor Jesus.
Seria a árvore de Natal o símbolo de uma nova árvore da vida, Cristo?

- Há algum problema para nós cristãos, enfeitarmos um pinheirinho na época de Natal? Eu creio que não. Já fizemos isso em nossa casa várias vezes. Usamos a árvore como objeto de decoração. Não é objeto de adoração.

- Na árvore colocamos luzes, cartões, fotos, presentes, balas. Aí depende do gosto, do tamanho da árvore, e do bolso do dono.

- A essência do Natal não está no pinheiro enfeitado. Mas não temos nada contra os pinheirinhos, desde que o nosso foco não esteja neles.

- Você não tem obrigação de comprar ou enfeitar uma árvore de Natal (seja grande ou pequena).

- Você não tem que se endividar com um monte de presentes cercando sua árvore ou enchendo a sua sala. Cuidado com o espírito mercantilista do Natal comercial!

- A essência, o foco do Natal é Jesus, o aniversariante. Não há pecado em enfeitar a casa, ou mesmo a igreja.

- Natal é festa, é tempo de luz, e a nossa cultura assimilou bem estes símbolos.

- Então, o crente não precisa ficar com culpa se tem uma árvore em casa, ou se tem pisca-piscas brilhando.

- Deus é luz. O profeta bíblico comparou o nosso Deus ao “sol da justiça”:

“Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas..” Ml 4.2

- Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". Jo 8.12

- A sua vida cristã está brilhando? É uma vida iluminada?

- Os magos do Oriente foram a Belém, guiados por uma estrela. Encontraram Jesus.

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo". Mt 2.1-2

- Há um brilho especial em sua vida? Colegas de trabalho, de faculdade, seus vizinhos e parentes, percebem algo especial em sua vida?

- Há muitas árvores por aí, mas a árvore de Natal é diferente.

Ilustração: guarda rodoviário que nos parou na estrada. “O brilho”.

O cristão precisa exalar o “bom perfume de Cristo”:

“Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida”.
2 Co 2.15-16

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mt 5. 4-16


AUTOR: Pr. Luiz Sanches
FONTE:
http://www.pibjacarei.com/esboco/esboco_05_12_2007.htm




==============

===============

================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem