Filhos resgatados
mediante a fé mãe


Filhos procurados para pagamento de divida são resgatados mediante a fe, humildade e obediencia da mãe

II Reis 4:1-7



INTRODUÇÃO:


- Para recebermos alguma coisa de Deus precisamos crer. Impossível movê-lo com incredulidade.

- Há necessidade de fazer crescer a Fe que se baseia na obediência na Palavra para que o milagre possa acontecer. Contar a Deus a nossa desesperante situação, com tantas falências nas áreas da vida, só nEle há esperança, o resto é desengano e frustração. Mas o Eterno o nosso criador que conhece muito melhor nossa vida e os problemas que nos circundam, esta pronta a nos estender sua misericórdia.

- Os homens dizem uma coisa, por exemplo, sobre as enfermidades e outros problemas, mas Deus faz com que o seu propósito se cumpra a revés do que eles dizem. Ele dá-nos vida com abundancia.

- Vamos, portanto ler a vitória desta mulher, como fez para superar o seu problema ao procurar recurso no lugar certo, na hora certa, e com a pessoa certa e com humildade obedecer e ser alcançada pela bênção e solucionar o seu grande problema, pois os seus filhos estavam sendo procurados para pagamento da divida deixada pelo finado. Isto se constitui, numa das maiores ações de milagres das Escrituras entre tantas outras existentes.

- Se o teu problema é parecido, não é mera coincidência. Leia é medite. O propósito de Deus é abençoar a tua vida.

- Poderíamos adequar a nossa vida milagres nas áreas necessárias de nossa vida?

PROPÓSITO:

- Ativar a fé de milagres e levar em conta que a obediência aliada à humildade faz acontecer comprovadas soluções de problemas graves aos nossos olhos.

1.O QUE A MULHER DISSE A ELIZEU O PROFETA?

- Que ela era a viúva de um dos filhos dos profetas, que seu marido era temente a Deus. Este apesar de ter uma vida dedicada a Ele, não era uma pessoa organizada com relação às finanças, deixando uma grande dívida para a viúva pagar. Isto tem muito a ver com as nossas vidas.

- Às vezes temos uma capa de religiosidade, mas vivemos devendo a Deus e ao próximo, mesmo que as Escrituras nos dêem mandamento “A ninguém devais coisa alguma...” Rom 13.8.

- O finado era um discípulo, filhos dos profetas, mas, financeiramente, desorganizado. Morreu deixando dividas para sua esposa e filhos.

- A falta de controle financeiro acarreta sérios problemas para a pessoa que deve, e a pessoa a quem se deve.

- O que aconteceu a viúva? Os credores vieram a tomar-lhe seu dois filinhos para serem escravos.

- Não é tão diferente hoje em dia quando os agiotas ou credores batem a porta resolutos em levar tudo.

- Esta viúva estava a mercê de perder seus dois filhos para pagar a divida que o finado deixou.

- Aqui, no entanto há um exemplo a ser seguido, quando surgem os problemas, quando a pessoa se sente desanimada, insatisfeita com os empecilhos da vida, não se deve entregar a perca da esperança de vencer, nem se entregar a depressão, sim, buscar auxílio, ajuda aconselhamento com pessoas certas.

- A mulher procurou o profeta Elizeu, o homem de Deus. Temos homens e mulheres a serviço do Eterno, contextualizados com a missão de dar respaldo de aconselhamento, direcionamento em qualquer área de necessidades. Mas precisam ser procurados.

- Muitos têm problemas sérios com o seu cônjuge, com seus filhos, em suas finanças, em sua vida espiritual, ate com pensamentos suicidas.

- Há necessidade de buscar auxilio, buscar ajuda e confessar a necessidade. Aparenta tudo bem, mas por dentro esta sendo consumida por angustias, pressão, opressão, depressão.

- Qual deve ser também a nossa, dirigir-nos ao Eterno, sabendo que Ele pode através dos seus servos e servas que coloca a nossa disposição nos assistir.

- A fé sempre nasce de uma grande necessidade seja espiritual, física, material ou outra fonte. O que fez esta mulher acreditou.

- Precisamos dar oportunidade para Deus agir. Ele precisa ver a nossa confiança.

- Os passos acertados desta mulher, dados em direção ao Divino, encontrou provimento e providencia e forma de suprir sua necessidade e resolver seu grande dilema de perder seus filhos para sempre, aceitando a orientação dada pelo profeta.

- Para estes detalhes devemos estar atentos. O que o Eterno vai pedir-nos para fazer, para que a obediência nos conduza a satisfazer nossas necessidades.

2. LEIAMOS A RESPOSTA E AS PERGUNTAS DE ELIZEU

“Que te hei de fazer? V.2.

- Como dizemos na introdução, no aspecto humano só há desengano, em muitas ocasiões não há solução, não há confidencia para os problemas alheios.

- Por isso talvez muitos optassem pelo silencio, pela bebedeira e outros vícios, quando não o abandono do caminho reto, por falta de fé, obediência, humildade, vezes por não encontrar pessoas confiáveis a quem possam confessar suas falências.

- Que te hei de fazer? Impossível aos olhos incrédulos das pessoas acreditarem em milagre, porque nunca viram, ou não se deram conta de que se vive em milagres e de milagres.

- O milagre da vida, da sobrevivência, a vida em família, o livramento de tantas calamidades, temporais, acidentes, desgraças, cadeias, morte, vícios, o perdão dos pecados, o nome escrito no livro da vida, são graças incontáveis e milagres. Outros tantos pelos quais nem agradecemos!

- Elizeu continuou com perguntas! Dize-me o que tens em casa?

- O que é que nos temos?

- Que podemos oferecer a Deus?

- Se tudo o que temos lhe pertence?

- Nosso amor é interesseiro, nossa adoração é defeituosa, vivemos em constante desobediência, nossos louvores às vezes lhe falta o envolvimento, a comunhão a conexão com Ele.

- Nossas orações é um verdadeiro carrinho de supermercado, dá isto, da aquilo, abençoa fulano, ajuda sicrano, vamos ao adoratório, estamos ali, mas o nosso coração está em outro lugar, ouvimos a mensagem, mas insistimos em brincar com a criança, ou no celular, o perturbar com nossas conversas quem quer ouvir a mensagem.

- Nossos olhos buscam coisas para criticar.

- Nem nosso lar às vezes é um santuário do Senhor. Que é que nos temos afinal? Nada!

- Apesar de nossos defeitos há um bocadinho de fé, é menor que um grão de mostarda, mas como o Eterno é tão misericordioso, compassivo, tão cheio de bondade, leva-nos em conta, considera e esta pronto a nos atender.

- A viúva respondeu: Tua serva não tem nada em casa...!Mas o finado deixou uma botijazinha de azeite que ele usava para ungir as pessoas, e tão pouco, tão parco diante da necessidade premente.

- Amados: o milagre precisa de um ponto de partida. O mover de Deus se baseia naquilo que cremos e aceitamos e naquilo que podemos oferecer.

- A mulher foi muito sincera demonstrando sua humildade. Não tenho nada em casa! Mas há umas gotinhas de fé. Sim, fé que a trouxe ao profeta de Deus em busca de um milagre.

- Para muitas pessoas que tem posse, dinheiro, influencia capacidade, riqueza, posição social, boa família, boa formação intelectual.

- Mas chega o momento que tudo isto não tem nenhum valor diante do perigo eminente de perder a vida, a saúde, o cônjuge, os filhos, a comunhão com Deus, a Igreja, perder tudo o que foi construído com suor e sacrifício. Mas Deus considera ate a intenção, muito mais O procurá-lo.

3. O PROFETA ORDENA O QUE ELA TINHA QUE FAZER: milagre seria surpresa!

- Primeira coisa: Vai... Saia de onde estás comece ir em direção a Deus pelo caminho da obediência. Ele requer coisas para serem colocadas em prática. ( Ef. 2.10)

- Há renuncias, há desprendimentos, há abandono de atitudes desconexas com a sua palavra.

Vai! Muda teu comportamento tua conduta, desprenda-te da incredulidade, das magoas, dos ressentimentos contra esse ou aquele, deixe o ódio, a malquerença, a avareza, o egoísmo, a presunção, a inveja.

- Vai! Seja humilde, manso, comece a crer, a colocar por obra. Muda teu rumo! Modifica tuas atitudes...

- Vai! Vai pede emprestadas vasilhas a todos teus vizinhos...!

- Que o vizinho tem a ver com os meus problemas diria esta mulher, diríamos-nos também.

- Irmão, irmã, cunhado, parentes em geral, filhos pais. Mas como esta mulher pediria alguma vasilha emprestada aos seus vizinhos se não estivesse bem com eles?

- Este é um grande problema. Geralmente as pessoas esta de mal com todos, ninguém escapa.

- O nosso relacionamento horizontal precisa estar bem, porque a estes nos vemos, temos seus telefones, seus E-mail, celular podemos pedir perdão a estes para depois nos conectar com Aquele que não vemos.

- Vasilhas vazias! Nos também somos a exemplo como vasilhas nas mãos do Eterno, precisamos estar limpos para sermos cheios com azeite ungido.

- Às vezes as vasilhas são bonitas por fora, mas por dentro não presta para serem usado nas mãos do Senhor. Como esta a tua vasilha?

- Vasilhas vazias não poucas foi o que o profeta ordenara. A capacidade de ter sensibilidade ao que Deus pode fazer.

- Obediência cega ao mandado do Senhor. Ele mandou guardar seus estatutos e mandamentos, a exemplo os dez, ou querer só guardar nove, não temos porque objetar, nos mandou nos abster de coisas imundas em nossa alimentação, não temos porque objetar, nos manda amar, fazer, ir, pregar, curar, não temos porque objetar.

- A mulher nada perguntou: Que é isso profeta? Mas para que tantas vasilhas, no basta só um balde? Ela é um exemplo de humildade e obediencia.

4. OUTRA ORDEM IMPORTANTE QUE ELA TINHA QUE OBEDECER

4.1 – Comunhão com os filhos:

- O cônjuge esta envolvido nos milagres, não pode o esposo ficar fora, nem a esposa, precisam estar em comunhão um com o outro.

- Aqui o profeta lhe diz: Fecha a porta, sobre ti e sobre os teus filhos. Não pode ficar um filho fora do redil, fora da comunhão no lar onde Cristo é a cabeça.

- Quantas lições encerram esta parte do texto. Que dificuldade hoje há nos cônjuges e nas famílias, cada um querendo tomar rumos diferentes. Mas glorificamos a Deus pelas famílias que vemos estarem no adoratório juntos louvando e servindo a Deus.

4.2 – A cooperação dos filhos:

- Estes lhe chegavam às vasilhas e ela as enchia... Comunhão e cooperação vão juntas em obediencia ao que foi ordenado com base na fé, rumo ao grande milagre.

- Creio que esta mensagem de comunhão e cooperação tem muitas lições a colher da maneira que esta posicionada nesta historia.

5. A OBEDIENCIA ACOMPANHADA DA FÉ RESULTA EM MILAGRE

– Primeiro: A fé na busca do auxilio no homem de Deus: A mulher procurou Elizeu o profeta, ela creu que ele a orientaria e que o seu problema seria solucionado.

– Segundo: A sua confissão sincera de sua angustia diante do perigo de perder seus dois filhos, ela não se omitiu, nada escondeu do profeta lhe disse tudo.

– Terceiro: A sua obediencia foi restrita a orientação dada pelo profeta: Não podemos nos omitir de obedecer a Deus em todos os seus preceitos, ordenanças, mandamentos prescritos para nosso aperfeiçoamento e santificação.

– Quarto: O milagre aconteceu v. 6 – todas as vasilhas colocadas no seu barraco foram cheias. O aceite só parou quando não houve mais vasilhames. Os milagres deixam de acontecer, não porque ela não existe, sim por falta de fé, confiança e crença no poder que tudo pode.

6. O TESTEMUNHO DA MULHER AGRADECIDA (V.7)


6.1 - “Então fez saber ao homem de Deus”... Isto nem sempre acontece de que alguém venha testemunhar o milagre do Alto.

- Muitos milagres acontecem na vida das pessoas, mas poucos dão testemunho das sobejas bênçãos dadas pelo Altíssimo em todas as áreas da nossa existência.

- Muitos vêm para a Igreja com seus casamentos a deriva, com enfermidades, seu interior com ninhos de demônios, outros viciados em drogas e outros vícios vis.

- A igreja os acolhe, cura suas feridas, visitas, intercessões, ajuda espiritual de todo lado, estudos bíblicos, consolidação, retiros discipulado, engordam, saram, salvam seu casamento e viram as costas para a comunidade, vão para outras Igrejas que os acolhe sem ter se sacrificado por ela, para o pastor amado que ate altas horas da madrugada deu seu tempo em sacrifício do seu descanso, não lhe dão nem muito obrigado. São mal agradecidos.

- Esta mulher da um exemplo fez saber ao homem de Deus que havia acontecido.

- Que possamos imitar esta viúva em ser agradecidos a Deus e as pessoas que nos ajudaram. Sobre tudo dar o nosso testemunho.

6.2 - “Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida. E tu e teus filhos viveis do resto”

- Milagre com abastança, você pode fazer a conta de quantos litros de azeite esta mulher consegui-u?

- Não sei precisar quanto custava uma pessoa... Mas ela conseguiu azeite para pagar pelos seus dois filhos e da sobra viver não sabemos por quanto tempo.

- O milagre do Eterno nos surpreende, as bênçãos são ilimitadas, seus milagres agem em todas as áreas de nossas vidas, alem de tudo isso ainda nos garante a vida eterna. Quem crê nEle já passou de monte para a vida.

CONCLUSÃO:


- Não sei em que esta historia se encaixa na tua vida agora, mas releia outra vez, faça tuas anotações, procure extrair dela o que fala ao teu coração.

- Talvez precise de fé, ou de um ombro amigo confiável para te ajudar, quem sabe precisas de obediencia para que o milagre em tua vida possa ser uma experiência vivida.

- Procure-nos, estamos pronto para lhe ajudar, lhe orientar dentro da Palavra e das doutrinas Bíblicas, queremos ser seu parceiro de bênçãos.

- Se este artigo abençoou tua vida entre em contato conosco que queremos orar por você...

- Se você não entendeu alguma coisas estamos prontos para responder suas perguntas.



FONTE: http://www.mirv.org.br/


===========
============
=============





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem