DIA 25
DE DEZEMBRO



HISTÓRICO

- Nos relatos bíblicos não encontramos nenhuma referência sobre a data do nascimento de Jesus.

- Naquela época os calendários eram muito confusos. Os antigos calendários romanos tinham, às vezes, semanas de quinze dias e meses de dez dias, de acordo com a vontade do Imperador reinante.

- O povo em geral não conhecia as datas de nascimento, casamento ou falecimento.

- Não existem registros históricos a respeito de "Festas de Aniversário" na Antigüidade.

- Sobre o nascimento de Jesus sabemos muito pouco.

- Ele nasceu antes da morte de Herodes Magno (Mt 2.1; Lc 1.5), que faleceu na primavera de 750 da era romana, quer dizer: no ano 4 antes de Cristo.

- Conforme estudos o ano mais provável do nascimento de Jesus é 7 ou 6 antes da era cristã.

- As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.

- No hemisfério norte o inverno começa no mês de dezembro. Por volta do dia 25 acontece o solstício de inverno que é a noite mais longa do ano.

- Para os antigos o sol estava travando uma batalha contra as trevas e este era o dia de maior intensidade da batalha.

- Os povos do passado tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro. Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus.

- Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável).

- O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.

- O Papa Júlio I decretou no ano 350 d.C. que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo.

- O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável. A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto.

- Jesus provavelmente não nasceu em dezembro. A Bíblia fala que haviam pastores cuidando de rebanhos no campo. Isto não acontecia no inverno. E no hemisfério norte dezembro é frio, o começo do inverno. Alguns estudiosos acreditam que Jesus nasceu em outubro.

UM DIA JESUS NASCEU

- Mas nós podemos comemorar o dia do nascimento de Jesus independentemente da data exata.

- Aliás, para nós todos os dias é natal pois o nosso Salvador está vivo.

- Isaías 9.2 e 6 - 2 O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. (...) 6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

1 – PARA TRAZER A LUZ DA SALVAÇÃO

2 O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. (...)

2 – PARA VENCER O DOMÍNIO DO MAL

... e o governo está sobre os seus ombros

3 – PARA DAR UM RUMO PARA NOSSAS VIDAS

... Maravilhoso Conselheiro...

4 – PARA GARANTIR A SALVAÇÃO ETERNA

...Pai Eterno...

5 – PARA SER A PAZ DAS NOSSAS VIDAS

...Príncipe da Paz.

CONCLUSÃO

PARA NÓS TODOS O DIAS É NATAL. NOSSO SALVADOR VIVE
NO NATAL, COM JESUS, VOCÊ DEVE...

1. Andar na luz - raiou uma luz

2. Vencer o pecado –
o governo está sob os seus ombros

3. Entregar o controle da vida para Jesus –
Maravilhoso Conselheiro.

4. Fortalecer-se na esperança da salvação –
Pai Eterno.

5. Caminhar em paz com Deus e com o próximo –
Príncipe da Paz


AUTOR:
Pr. Ricardo Aurino
FONTE:
http://www.pibjacarei.com/esboco/esboco_19_12_2007.htm



++++++++++++

++++++++++++++

++++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem