O CHAMADO
PASTORAL

“Escrevo-te estas cousas esperando e ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques cientes de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” II Timóteo 3:14,15



- Deus separou Paulo e Timóteo para cuidar e pastorear seu povo. Timóteo foi escolhido ainda jovem para servir e pastorear o povo de Deus Tinha ele aproximadamente 13 anos quando na primeira viajem missionária de Paulo ele ouviu o evangelho e se converteu. Aos dezoito anos na segunda viajem missionária de Paulo, ele o escolhe para o discipular e ser um cooperador da obra de Deus.

- Timóteo se torna um dos maiores cooperadores de Paulo e pastoreia várias cidades da Macedônia: Tessalônica, Coríntios, Efésios.

- Timóteo deixa marcas como pastor em diversas comunidades cristãs.

- Muitos são chamados por Deus para serem pastores, servos, ministros, para ensinar como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO PASTORAL

“ Fiel é a palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.” I Timóteo 3:1

- A consistência do ministério pastoral está em pregar a Palavra de Deus. “ Prega a palavra…”Vs 2

- O poder desta palavra na vida daqueles que ouvirão as palavras de Deus serão muitos e bastante abrangente:

- Restaurar personalidades, trazer luz, vida e esperança num mundo de trevas, misérias e pecados.

- Apascentar, fortalecer, buscar, curar, ligar, alimentar livrar, cuidar, proteger. Ezequiel 34: 3-4,12-16

- Conhecer e cuidar. Provérbios 27:23 “Procura conhecer os estado das tuas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos.”

- Dar a vida. João 10:11 Amar, corrigir, discipular, formar, dar exemplo, soerguer, consolar,formar indivíduos para uma sociedade mais justa e fraterna, onde o egoísmo, e o pecado não mais existam; onde as desigualdades sejam extintas.

- Promover conversões de pais aos filhos, de filhos aos pais, esposos e esposas, conseqüentemente posteridades de bênçãos para a cidade e nação.

- Ser referencial, padrão, paradigma de justiça, integridade, retidão, fidelidade e amor.

- O mundo procura modelos para seguir (ali vai um homem de Deus), e o ministro de Deus tem que ser este modelo de: Pai, filho, marido, pastor, chefe de casa, colega de ministério, amigo, cidadão.

- Pregar a palavra, é a função básica do pastor. Para tanto, ele vai precisar de tempo, leitura, pesquisa e regá-la constantemente com oração. “ Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” Vs. 13; I Timóteo 4:13-16 “ … e, quanto a nós , nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” Atos 6:4

- O pastor que não se esmera na leitura, na pesquisa, fica muito limitado em sua cultura e logo a igreja perceberá sua superficialidade nos assuntos abordados.

- O equilíbrio e a moderação do pastor. “ Sê sóbrio em todas as cousas”. A obra é de Deus, somos cooperadores da obra D’ele; nem tudo o pastor pode fazer. As muitas canseiras do ministério provêm do pensamento falso de que somos os tais, o super homem, super marido, super crente. Na verdade somos de carne e ossos, sujeitos as mesmas fraquezas que os demais. Hebreus 5:1-4

- As lutas e percalços do ministério. “Suporta as aflições”Vs. 5
Abandono de amigos e companheiros. Vs.9-12,16 O desabafo de Paulo em II Timóteo 4:10 é forte: “Porque Demas tendo amado o presente século, me abandonou…” “a minha primeira defesa ninguém foi a meu favor; antes todos me abandonaram.”

- Solidão, tristezas. Ingratidão, perseguição. Vs 14,15 (Alexandre, o latoeiro)

- Tentações. Voltar atrás, desviar do alvo. Problemas familiares, finanças. Lutas espirituais e materiais.

- Quem pensa que a vida de pastor é leve e sem lutas está muito enganado!

- Cumprir até o fim o ministério. “ cumpre cabalmente o teu ministério”. Vs.5

- Pastor não pode abrigar ressentimentos dentro de seu coração.

“ Traze-me Marcos, porque me é muito útil ao ministério.” Vs. 11 Marcos era aquele que no começo do ministério missionário de Paulo, o abandonou no meio da viajem, criando posteriormente uma grande discursão entre Paulo e Barnabé, em relação a ida ou não de Marcos para a segunda viajem missionária. “ Que isto não lhes seja posto em conta.”Vs. 16

- A pior cousa que pode acontecer na vida de um pastor é ele ficar amargo, crítico, reclamão, certamente está fadado ao fracasso, a derrota e um ministério fracassado.

A FORÇA DO QUE SUSTENTA O MINISTRO DO EVANGELHO

“ Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”
Provérbios 24:10

“Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda a obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém” II Timóteo 4:17,18

- Assistência pessoal de Deus. “… me assistiu”. Vs. 17 Revestimento de forças. “ …me revestiu”. Vs. 17 Usado com um propósito santo. “ …para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida”vs. 17 Livramento de toda a obra maligna. Vs. 18 “ O Senhor me livrará também…” Segurança garantida para a eternidade. Vs. 18 “… e me levará salvo para o seu reino celestial.”

QUAIS OS PERIGOS DE DESVIAR DO CHAMADO DE DEUS

- Fazer o que não lhe compete. Ao pastor não compete fazer o trabalho de pedreiros, administrador, telefonista, eletricista, diáconos, na igreja. Seu trabalho fundamental é cuidar de ovelhas.

- Certo irmão quando soube que o pastor ia servir em outra igreja, perguntou dele: “ E agora pastor, quem vai terminar a construção da igreja, tendo em vista que era o senhor que construía? No que o Pastor lhe respondeu. “ Você não quer um Pastor mas um pedreiro.”

- Dominar e impedir os ministérios. Auto-suficiência. Stress, canseiras. (Acúmulo de atividades que não lhe compete)

CONSERVANDO A PUREZA DO MINISTÉRIO

“ … e, quanto a nós , nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” Atos 6:4
- Oração e Ministério da Palavra.

- Ministério da Palavra. (Estudo, dedicação, esmero, disciplina) Bíblia, livros devocionais, revistas, cultura.

- Oração na vida do Pastor. (Oração é combustível diário que alimentará o pastor na intimidade com seu Deus para fazer o trabalho pastoral).

“ Muito oração, muito poder, pouca oração pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder.”


AUTOR: Pr Francisco Nascimento / FONTE:
http://pregacoesfn.wordpress.com/2009/04/21/o-chamado-pastoral/




==========

===========

============

=============

==============

===============

================





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem