Discernindo o
Ensino Cristão

Texto – João 7:14-19



INTRODUÇÃO


1. Nossas vidas são transformadas pelo conhecimento que adquirimos a todo instante. Deixamos de agir de determinada maneira, porque aprendemos um novo modo de executar nossas ações.

2. Por exemplo, tendemos a percorre o mesmo caminho até a igreja até o momento em que achamos um trajeto mais fácil.

3. Na vida cristã, o conhecimento que recebemos de Deus muda todo o curso de nossas vidas. Todavia, nem tudo que temos ouvido em nossos dias é o que Cristo ensinou. Sendo assim, precisamos saber discernir o ensino de Cristo.

- Então, de que forma podemos discernir o ensino cristão?
As palavras de Cristo no texto que lemos inicialmente nos revelam algumas características do seu ensino.

Primeiramente, o ensino cristão é:
I. Proveniente da sabedoria de Deus.

1. Os judeus questionaram o grau de instrução de Cristo como se a sua sabedoria fosse adquirida pelo estudo (v. 15 “Como sabe este letras, sem ter estudado?”). Todavia o conhecimento de Cristo vinha da eternidade. Ele não formulou conceito pelo seu próprio entendimento, mas obedecia ao que Deus havia ensinado.

A mensagem que a igreja deve levar ao mundo é uma mensagem que tenha origem em Deus e não em sua inteligência.

2. Cristo recebeu o seu ensino de Deus (v. 16 “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”). Precisamos nos certificar se aquilo que temos ensinado e aprendido vem de Deus ou dos homens. Pois se for de homens não subsistirá. Se for de Deus subsistirá eternamente. Ilustração: A pregação de Paulo não era persuasão de sabedoria humana (1 Coríntios 2:4).
Discernimos o ensino de Cristo pela origem dele na sabedoria de Deus.

Uma segunda característica do ensino cristão é que ele é:
II. Provado nas Escrituras.

1. Os questionadores de Jesus conheceriam o seu ensino se conhecessem a vontade de Deus revelada (v. 17 “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina [...]”; cf. v. 19). O modo como aqueles judeus saberiam a vontade de Deus era observando as escrituras do Antigo Testamento (João, 5:39: cf. 7: 19).

Quaisquer ensinamentos que ouvimos precisa ser provado na Bíblia. Para isso precisamos conhecer a vontade de Deus para toda a nossa vida.
Por fim, o ensino cristão é discernido por uma última característica, ele:
III. Resulta em louvor a Deus.

1. O ensino do homem busca louvor para o seu ego (v. 18 “Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória [...]”). O homem é muito astuto em formular suas teorias. Eles visam o louvor do próprio homem. Porém, o ensino de Deus glorifica apenas a Deus.

 Por isso, qualquer idéia que entre em choque com a palavra de Deus precisa ser rechaçada, ou entraremos em competição com Deus.

2. O único motivo no ensino da vontade de Deus é a glória dele (v. 18 “mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça”). Quando se ensina o que Deus deseja se ensina a verdade absoluta. Nela não há variação. E todos reconhecem a razão daquilo que ensinamos. Dessa forma Deus é glorificado.

 Quem ensina a vontade de Deus não podem lhe roubar a glória.

CONCLUSÃO

- Precisamos estar atentos àquilo que temos aprendido e ensinado, testando cada palavra à luz da vontade de Deus e do modo como Cristo ensinou. Portanto, discirnamos o ensino cristão e vivamo-lo em cada aspecto de nossas vidas.

Fonte: Leonardo J. N. Félix /
http://sermoes1.blogspot.com/2010_08_01_archive.html




+++++++++++++

++++++++++++

+++++++++++

++++++++++

+++++++++

++++++++

+++++++

++++++

+++++

++++

+++

++

+




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem