MAGIA, MISTICISMO

E ESOTERISMO, ISSO

É APENAS MODA?

“Porque vocês não acreditam no que o seu Deus disse? Porque vocês vão consultar feiticeiros e médiuns para saber o futuro? Eles falam, resmungam, mas não dizem nada. Por acaso os mortos podem revelar o futuro aos vivos?” Is 8.19 – BV.


“Não permitam que se ache alguém entre vocês... o que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas.”
Dt 18.10-12



• Introdução:


- O que é magia para você?

- Você é uma pessoa mística? Esotérica?
Então, em especial gostaria muito de sua atenção nesta noite!
É comum ouvirmos pessoas dizerem às outras: “Fizeram um trabalho contra você!”

- Esta frase é suficiente para desequilibrar a vida de muita gente. Porque infelizmente nosso povo é extremamente supersticioso e dominado por este espírito de medo. Eles ainda não conhecem o poder de Deus.

- Freqüentemente as pessoas me perguntam se isso existe de fato, isso é, se esses chamados “trabalhos”, mau-olhado, quebranto, pé-frio, vodu, mandingas, demandas, etc. fazem efeito.

- Respondo que de fato é uma realidade espiritual, porém, não é a verdade, pois sabemos que a única verdade é aquela que procede de nosso Senhor Jesus Cristo.

- Porém, aquele que está desguarnecido da presença do Senhor Jesus se torna vítima destas situações, ora verdadeiras pessoas do mal, ou de charlatões.

- Mais do que nunca, vivemos hoje numa sociedade espiritualista, cada vez mais mística, e cada vez mais existe um sistema muito forte e organizado, financeira e politicamente, para promover estas idéias.

- Veja esses trechos de desenhos animados de grande sucesso: Rei Leão e Irmão Urso.

- E a série de Harry Porter?

- Segundo a WIKIPedia, existe um Sistemas de Magias:

1. Magia clássica e Teosofia:

- A magia contemporânea encontra raízes no trabalho de iniciados como Eliphas Levi e Papus.

- A Teosofia, ou a moderna Teosofia, tem como um de seus fundadores Helena Petrovna Blavatsky, que foi buscar no oriente a fonte de seu importante sistema filosófico.

- Este sistema não se apresenta exatamente como os sistemas utilizados pelos estudiosos de magia, mas, antes, pretende transmitir o conhecimento esotérico universal que estaria contido em toda e qualquer tradição filosófica ou religiosa.

- Blavatsky considera, por exemplo, que todos os homens são magos no sentido último da palavra, pois todos podem utilizar o divino poder criador, seja através do pensamento, palavra ou ação.

2. Magia sexual:

- Agrupam-se neste item diversos sistemas (Thelemita, gnóstico, etc.) que representam uma versão ocidental da Tantra. A base destes sistemas é a concepção que o sémen do homem e a vulva da mulher são sagrados.

- A magia sexual divide-se em diversos sistemas diferentes e conflitantes, a maioria deles derivados do sistema originalmente desenvolvido por Paschal Beverly Randolph e depois por Theodore Reuss na Ordo Templi Orientis (O.T.O.)

Citamos entre os diversos sistemas de magia sexual:

Ansariético: Criado pelos Ansarichs ou Aluítas (em inglês: Ansaireth ou ainda Nusairis) na Síria antiga

Eulis: Criado por Pascal Beverly Randolph, um iniciado entre os Aluítas

Sistema da 0. T. 0.: Sistema de magia sexual que foi a base da Tantra ocidental

Sistema da Fraternitas Saturni: É derivado da O.T.O.

Sistema Maatiano: Criado por dissidentes da O.T.O.

Sistema da 0. T. O. A.: Derivado da O.T.O., faz uso de práticas astrais de magia sexual

Caos: Sistema mágico baseado em "auto-magia sexual"

Movimento Gnóstico Cristão Universal: Sistema de magia sexual acentuadamente ascético fundado pelo neo-gnóstico Samael Aun Weor

3. Thelema:

- Sistema criado por Aleister Crowley a partir do recebimento "Liber AI Vel Legis" ("O Livro da Lei").

- Trata-se do início de uma Nova Era(Aeon) de Aquário, onde o ser humano percebe-se como centro de seu próprio universo, assim divino.

- Thelema, em grego, significa vontade. Os axiomas mais importantes para os Thelemitas, constantes no "Livro da Lei" são: "Faze o que tu queres que há de ser tudo da Lei" (Do what thou wilt shall be the whole of the Law") e "Amor é a lei, amor sob vontade" (Love is the law, love under will"), que diferentemente do que muitos interpretam não significa "fazer o que quiser", mas sim a realização daquilo que chamam de "Verdadeira Vontade", sempre lembrando que isso é um ato de amor perante a humanidade, mas esse amor sob vontade.

4. Samael Aun Weor:

- Samael Aun Weor, fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal, ensinou a magia sexual como um dos pilares fundamentais do que chamou Revolução da Consciência.

- Sua principal característica é o que o próprio autor chama de "ascética revolucionária da Era de Aquário". Ainda de acordo com o autor, metafisicamente, seu processo consiste na "mescla inteligente da ânsia sexual com o entusiasmo espiritual". Contudo, em termos que se atêm somente à fisiologia desta classe de magia sexual, esta consiste, em suma, na conexão dos órgão genitais masculinos e femininos (chamados pelos termos orientais Lingam e Yoni) evitando-se o orgasmo, tanto masculino quanto feminino, e a perda do sêmem.

5. O.T.O. - A Ordo Templi Orientis:

- Fundada por Theodore Reuss e Karl Kellner no princípio do Séc. XX baseou-se inicialmente na aplicação dos conhecimentos do Tantra sobre o sistema da Maçonaria.

- Quando o ocultista inglês Aleister Crowley, passou a ter o controle da ordem seus rituais e filosofia básica foram reformulados para serem interpretados e trabalhados sob a chamada Lei de Thelema.

- A O.T.O. acabou sendo a origem de diversas dissidências que adotaram diferentes visões sobre a magia.

- Dentre as dissidências que realizam um trabalho considerado sério podemos citar a Ordo Templi Orientis Antiqua (O.T.O.-A.) e a Tiphonian Ordo Templi Orientis (T.O.T.O.).

6. Magia Luciférica:

- Este sistema é desenvolvido por uma fraternidade chamada "Fraternitas Saturni".

- É um sistema parecido com o da O.T.O., centralizando suas práticas em magia sexual (em especial nas práticas da "mão esquerda") e em magia ritualística.

- A diferença principal em relação a O.T.O. é que, enquanto esta busca a fusão individuada com a energia criadora, porém sem uma representação central, a Fraternitas Saturni busca elevar o espírito humano a uma condição de Divindade, representada por Lúcifer. O sistema possui 33 graus.

7. Magia Enoquiana:

- Magia Enoquiana é um sistema simbolicamente complexo, que consiste na evocação de energias (também chamadas de entidades), e foi proposto pelo astrólogo e alquimista John Dee e por Edward Kelley.

- O sistema foi posteriormente estudado pela Golden Dawn e por Aleister Crowley.

8. Magia Musical:

- Criado por uma renomada ocultista, Juanita Wescott, estudiosa do Sistema de Franz Bardon.

- O Sistema de Magia Musical faz uso dos mais elevados ensinamentos do Hermetismo e da Cabala, do ponto de vista de Franz Bardon.

9. Xamanismo:

- Sistema que deu origem a diversos cultos e religiões e cuja origem remonta à Idade da Pedra.

- O Xamã é uma espécie de curandeiro, com poderes mágicos especiais.

10. Candomblé:

- Sistema semelhante ao Vodu e popular no Brasil. Consiste na invocação de certos espíritos chamados de Orixás.

11. Vodu:

- Sistema popular no Haiti. Assemelha-se ao Candomblé.

12. Umbanda:

- Fusão das religiões afro-brasileiras, notadamente o Candomblé, com o espiritismo kardecista, com predominância deste último.

- Difere do Candomblé, também, por considerar vários tipos de orixás como espíritos de pessoas mortas.

13. Wicca:

- É uma religião (criada por Gerald Gardner) que possui, em sua base, a prática da magia no auxílio da evolução humana.

14. Quimbanda:

- Sistema de magia que trata da invocação de entidades chamadas "Exus", podendo-se com a ajuda dessas entidades, fazer tanto o bem quanto o mal.

15. Ocultismo:
16. Hermetismo:
17. Alquimia:
18. Gnose:
19. Bruxaria:
20. Cabala:
21. Simpatia:

- E alguns dizem, “mas estas filosofias não são do mal”, existem até pessoas cristãs romanas que seguem estas coisas.

- E estes eu preciso dizer o que disse Jesus:
"Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha.”
– Lc 11.23 E por ai vai!

- Está Escrito: “Idolatria e feitiçaria;...e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” – Gl 5.20-21

- Magia, Esoterismo, Misticismo, não é só moda, é filosofia de vida, é religião, são formas sutis de distanciar o homem do seu criador e do seu salvador e Senhor, porque está Escrito:

- Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.”- Jo 14.6-7.

- Esta história não é nova, já no início da igreja era assim, no livro de atos encontramos esta história:

Atos: 8.9-12...

“Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder. Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo. No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.”

- A história é a mesma de hoje. Só as boas novas do evangelho de Jesus Cristo para levar as pessoas a abrirem os olhos.

- A questão é: pode algum “trabalho” atingir a pessoa que realmente aceitou a Cristo como Salvador e Senhor, e hoje é nova criatura?
Absolutamente não!

- Você pode me perguntar: “por que não?”

Veja comigo na Palavra, como sua vida pode estar protegida de todas as forças malignas do mundo:

1. O INIMIGO NÃO PODE ATINGIR O CRENTE VERDADEIRO:
I Jo 5.18
“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.”

E está Escrito também:
“Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Vejam o que Deus tem feito!”
- Nm 23.23

2. O CRISTÃO AUTÊNTICO É MORADA DO ESPÍRITO SANTO: I Co 6.19 e 20.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

3. O CRISTÃO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS E ESSA PROPRIEDADE NÃO É NEGOCIADA COM SATANÁS:
I Pe 2.9-10

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus.”

4. NINGUÉM, NENHUMA FORÇA, É MAIS PODEROSA QUE O SENHOR JESUS:
I Jo 4.4
“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.”
“O anjo do SENHOR é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.”
Sl 34.7

5. JESUS VEIO PARA DESTRUIR AS OBRAS DE SATANÁS: – I Jo 3.8
“Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.”
6. UMA VEZ ABENÇOADO POR DEUS, ABENÇOADO PARA SEMPRE:
Nm 23.19-20.

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar.”

• CONCLUSÃO:

- Confie plenamente na Palavra do Senhor e seja um genuíno crente no Senhor Jesus.

- O crente nominal está sujeito ao Inimigo (I Jo 5.18), mas, o nascido de Deus está livre de todo poder do mal.

- Encare sua missão, vista a armadura de Deus (Ef 6.10-20) e exerceremos autoridade de Cristo sobre o mundo, a carne e os demônios.

“Escolheu doze, designando-os apóstolos , para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. Estes sinais acompanharão os que crerem.” - Mc 3.14 e 15; 16

AUTOR: Pr. Carlito M. Paes




#############

============

+++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem