DE VOLTA A BETEL


TEXTO

Gn 35:1-7 “Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e estabeleça-se lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”. Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”. Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém... Jacó e todos os que com ele estavam chegaram a Luz, que é Betel, na terra de Canaã. Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão”.

INTRODUÇÃO:

- Quando Jacó fugiu da casa de seu pai por ter enganado seu irmão Esaú com a benção da primogenitura, o primeiro lugar fora de suas terras em que passou foi Betel, e, ali ele teve uma experiência marcante com Deus e fez ali uma aliança com o Senhor (Gn 28:22 “E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”).

- Agora vemos Deus falando com Jacó para que este volte ao lugar do seu chamado, ao lugar do seu encontro e da sua aliança com o Senhor. Deus o levou ao inicio de seu momento pessoal para avaliar a sua caminhada cristã, suas frustrações, seus fracassos, suas conquistas e seus propósitos.

- Deus faz isso conosco para mostrar aspectos de nossas vidas que estão sendo negligenciados.

- Deus estava requerendo de Jacó e de sua família, uma decisão de entrega e santidade total a Ele. E assim eles deveriam levantar um altar de total dedicação a Deus.

- Hoje Deus está nos convocado a tomarmos uma decisão de levantarmos acampamento e caminharmos para Betel, porém lembrando sempre de que o grande alvo ali é de levantarmos um altar de compromisso, dedicação, entrega e santidade total a Deus.

1 - Temos que identificar e remover os objetos que podem nos atrapalhar na caminhada para o sucesso.

A) Temos que identificar o que pode estar em desacordo com o propósito de Deus para nós.

- Jacó percebeu que havia deuses estrangeiros no meio da bagagem de sua família, os quais haviam sido furtados por sua esposa Raquel da casa de seu pai (Gn. 31:19-21 “Enquanto Labão tinha saído para tosquiar suas ovelhas, Raquel roubou de seu pai os ídolos do clã. Foi assim que Jacó enganou a Labão, o arameu, fugindo sem lhe dizer nada. Ele fugiu com tudo o que tinha e, atravessando o Eufrates , foi para os montes de Gileade”).

- Havia uma maldição de engano, roubo, desonestidade, inveja e mentira sobre a sua família. Por conta disso, Jacó se tornou um fugitivo. Deixava sempre pendências por onde passava. Saia dos lugares sem resolver ou encarar responsavelmente, as situações. Estava sempre fugindo com sua família de um lugar a outro.

- Toda pessoa que tem a síndrome de Jacó, nunca construirá nada. Terá sempre uma vida ou um ministério nômade.

B) Devemos renunciar os deuses estranhos porque Deus não reparte a Sua glória com ninguém.

- Se você vai chegar a Betel e se algum altar vai ser levantado ao Senhor dos exércitos, então os deuses estranhos terão que ficar enterrados no caminho.

- Muitos querem levantar um altar, ou, estar ministrando no altar sem se libertar dos deuses estranhos.

C) O carvalho de Siquém é o lugar onde você terá que enterrar os deuses estranhos.

- O carvalho é o ponto decisivo. Enterrar significa por um fim, sepultar completamente. Muitas pessoas trazem esses deuses em sua vida, família ou ministério e os carregam por muito tempo em sua caminhada cristã.

- Mas tem um, porém: O carvalho era a maior e mais frondosa árvore da floresta de Siquém, era fácil saber, ou identificar onde os objetos haviam sido enterrados, caso se esquecessem do local no meio da floresta. Era uma espécie de mapa para saber onde estava enterrado o “tesouro”.

- Muitas pessoas voltam a desenterrar os deuses do Egito, sempre que desviam a visão do propósito.

- Os deuses estranhos roubam a glória de Deus em nossa vida. Além disto, eles ocupam o lugar o espaço que deveria ser ocupado pelos desígnios do Altíssimo. E quando isto acontece, entramos em pecado de idolatria.

2 - Temos que passar pelo processo de purificação antes de levantarmos um altar ao Senhor.

A) Jacó teve que levar sua família a lavar-se no rio, porque estavam sujos devido à caminhada.

- Isto significa que temos que nos purificar das obras mortas e nos santificar para o Senhor. Não podemos vestir as vestes ministeriais e santas, sem primeiro nos purificarmos.

B) Precisamos mudar as nossas roupas.

- Jacó também levou sua família a trocar as vestes. Devido à longa caminhada, as vestes se sujaram, outras se rasgaram, outras ficaram pequenas para os corpos que cresceram.

- As vestes na Bíblia nos falam da conduta da vida diária. Se não trocarmos nossas vestes, não poderemos levantar um altar ao Senhor e nem ministrar diante dEle.

- Precisamos mudar a nossa postura; nossa forma antiga de nos comportar; nossa maneira de falar; nossa forma de tratar com os outros.

- Precisamos mudar as nossas vestes de lamúria por vestes de louvor (Is. 61:3 “e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e vestes de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória”).

- Temos que manter nossas vestes sempre limpas e o nosso corpo coberto no tempo das crises e das batalhas que travamos no mundo espiritual (Ap.16:15 “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”).

C) Temos que saber quando devemos começar as mudanças e por onde começar, antes de construir algo.

- Quando Jacó passou as novas diretrizes espirituais para a sua família e quando um por um deles abandonou o seu deus estranho lá no carvalho de Siquém, quando cada um deles mudou sua veste o poder de Deus entrou imediatamente em operação.

CONCLUSÃO:

1 - Sempre que renunciarmos os deuses e obras do passado, Deus nos encherá do Seu Espírito Santo.

2 - Este é um momento para avaliarmos se temos deuses e roupagens que tem impedido de sermos mais autênticos e comprometidos com Deus e quais serão nossos argumentos espirituais para levantarmos o nosso altar em Betel.

3 - Deus está nos conduzindo ao lugar de santidade. Quando voltarmos estejamos prontos para levantarmos o nosso altar ao nosso Deus, e então, Ele nos encherá com o seu poder e nos capacitará a construirmos algo permanente, de sucesso e para a glória d’Ele.



Graça e Paz!

AUTOR: Pr. Osmarino Correia de Araújo



::::::::::::::::::::::::::

############

+++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem