As Virtudes de um
Servo Humilde

Texto – Marcos 1:1-8


INTRODUÇÃO

1. O nosso convívio em comunidade tem muitas semelhanças com a atividade de um corpo.

- Cada membro recebe uma função específica no corpo. Da mesma forma cada filho de Deus recebe um ministério que precisa ser exercido para a saúde da igreja.

2. Entretanto, os nossos ministérios precisam estar resguardados de todo orgulho.

- Pois o que recebemos não pertence a nós, mas a Deus. Por isso, a humildade é uma marca distintiva dos servos de Deus.

De que forma podemos aprender com João Batista a ter um coração humilde em nossos ministérios?

Marcos nos revela em seu evangelho algumas virtudes de João Batista que fazem parte da uma vida de um servo humilde.

A primeira virtude é:
I. Submissão ao chamado de Deus.

1. João Batista foi submisso à vontade de Deus e não hesitou em cumprir o seu chamado (v. 4 “apareceu João Batista no deserto [...]”).

- Seu ministério havia sido profetizado pelo profeta Isaías (v. 2 “Conforme está escrito na profecia de Isaías [...]”).

- Deus tem um plano no seu reino para cada um de nós. Precisamos estar dispostos a obedecer ao ministério que ele tem revelado para nossas vidas.

2. Submissão requer de nós disposição para agir para o estabelecimento do que recebemos.

- João percorreu a região da Judéia pregando e batizando aqueles que se arrependiam (v.5).

- Quem recebeu um dom de Deus não pode permanecer na inatividade. Aqueles que enterram o seu talento estão em desobediência a Deus. A sua omissão prejudica o desenvolvimento do corpo de Cristo.

É visível a submissão daqueles que são servos humildes, que decidiram agir ao invés de esconder o seu dom.

A segunda virtude que podemos notar em João Batista é:
II. Fidelidade ao ministério que recebeu de Deus.

1. João recebeu de Deus uma mensagem que consistia num rito atrelado a uma mensagem de perdão (v. 4 “apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”).

- Seu dever era levar aos aflitos por causa do pecado uma mensagem de perdão. Ele não misturou o seu ministério com quaisquer outro ensino. Não podemos prostituir os nossos ministérios.

- O que Deus colocou sob nossa responsabilidade devemos cumprir como nos foi dado. Caso contrário estaremos agindo sem fé e com soberba.

O servo humilde do Senhor é fiel e não macula o seu ministério.

Por fim, João Batista nos ensina outra virtude importantíssima nos servos humildes:
III. Reconhecimento das suas limitações.

1. Embora pregasse o perdão, João sabia que não possuía o poder de expiar pecados (v. 7 “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias”).

- O maior poder estava para ser revelado em Jesus. Este tiraria de uma vez por todas a culpa do pecado sobre aqueles que cressem (João 1:29). João reconheceu isso e se submeteu.

- Precisamos ter a capacidade de reconhecer que não somos poderosos como pensamos.

- Todo o poder de nossas vidas vem de Cristo (João 15:5 “... sem mim nada podeis fazer”).

CONCLUSÃO

- A humildade de João é um exemplo do que Deus espera de todos aqueles que lhe servem. Para isso precisamos anular o nosso ego e nos submeter à vocação que recebemos do Senhor.

- Agindo com fidelidade para com Deus, reconhecendo que dependemos exclusivamente de Cristo para a realização da nossa vocação nessa vida.

- Portanto, busquemos o lugar de servos humildes. Amém!

Fonte: http://sermoes1.blogspot.com/2010_09_01_archive.html / Leonardo J. N. Félix




+++++++++++++++

===============



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem