UM LÍDER DE HONRA

Texto: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)



Verdade Central:

- Ser um líder de honra é um chamado e um privilégio que recebemos de Deus, Aquele que nos capacita a viver a Sua vontade e o Seu propósito, confiando a nós o que Ele tem de mais precioso, as vidas.

Introdução:

- Como um líder de honra, é necessário compreender que, para ser honrado, você deve ser forte, corajoso, viver acima das crises e lutar diariamente contra a carne para ser homem e mulher de Deus, independente de toda e qualquer situação.

- Temos aprendido e ensinado sobre honra.

- O princípio da honra é um princípio que quando cumprido, quando obedecido, alegra o coração de Deus e faz muito bem a quem recebe e a quem presta a honra. Porque toda honra prestada é revertida como sementes de honra de santidade.

1. O líder de honra é ousado

- Há líderes, há discípulos, que não ousam e, por isso, nunca saem da posição que estão. Mas sabemos que essa não foi a história de José, de Zafenate-Panéia. José, um escravo egípcio, transformou-se no grande administrador do Egito.

- José foi ousado.

- A Bíblia diz que ele se levantou, barbeou-se trocou suas vestes e seguiu na direção de Faraó (Gênesis 41).

- Aquela atitude ousada fez com ele se transformasse no administrador de causas impossíveis.

- Faraó deu uma mulher a José chamada Azenate – mulher com capacidade de resolver causas impossíveis, assim como ele.
Deus é o Pai da sabedoria.

- Ele deu a José uma mulher que pudesse acompanhá-lo. Zafenate-Panéia não poderia ter ao seu lado uma mulher medíocre.

- Uma mulher medíocre ao lado de um homem capacitado não dá certo. De igual modo, uma mulher poderosa com um homem medíocre também não dá certo. Deus os nivelou como casal.

2. Líder de honra na família

- Todo líder de honra tem honra na família também. E, para ser feliz, deve buscar ser nivelado. Isso não significa ser igual ou ter o mesmo ministério. Mas representa saber identificar as qualidades do outro, bem como suas fraquezas e respeitar e crescer.

- Deus quer ungi-lo como casal ousado e feliz. Deus que nivelar a sua unção.

- Se o casal é nivelado também é mais feliz, porque prospera na liderança, prospera por princípios. Mas um casal que não é nivelado sofre demais. Imagine um marido trabalhador e uma mulher gastadora. Ou um marido que fica inerte enquanto a mulher trabalha para trazer sustento para dentro da casa.

3. Crises e desertos têm fim para o líder de honra

- José prosperou e viu seu deserto chegar ao fim quando foi restituído por Deus, através de Faraó e ainda alimentou seus irmãos e seu pai, porque era um homem de honra, um líder de honra e um líder honrado. Mas após a morte de José, outro rei se levantou e subjugou o povo de Deus, o povo hebreu.

- Você sabe que o fim de muitos foi ficar no deserto por 40 anos e morrer ali mesmo, porque não sabiam honrar, antes murmuravam em todo o tempo.

- Quando o povo entrou no deserto, Deus havia estipulado um prazo para eles atravessarem: três dias. Então, no calendário de Deus, existe um prazo, um tempo para se passar no deserto. Quem aumenta esse prazo é a própria pessoa através da desonra.

- As atitudes do povo hebreu fizeram com que três dias fossem transformados em 40 anos, tudo por causa da desonra, das atitudes.

- A atitude aumenta ou diminui o deserto, dependendo única e exclusivamente do líder, do discípulo, etc.

- Murmuração, desconfiança contra o líder, argumentos, tudo isso pode atar o crescimento, interromper a prosperidade e fazer permanência no deserto.

- Sabemos que toda murmuração provoca rebelião e que todo rebelde é feiticeiro.

- Você pode mensurar quanto feiticeiros temos na Igreja de Jesus? Misericórdia!

- A Bíblia diz que o pecado da rebeldia é o mesmo que o da feitiçaria, mas os líderes de honra não trilham por este caminho.

- Foi a murmuração que levou o povo a se rebelar contra a liderança de Moisés. Todo o povo virou feiticeiro.

- O líder de honra precisa caminhar na convicção de que enfrentará dificuldades, mas que as crises e os desertos têm fim para ele, porque sua rota é sempre diferente dos demais. Ele vive acima da média, mesmo nos momentos de dificuldades, porque entende que foi chamado para prosperar no espírito, na alma e no corpo. E não existe prosperidade sobre fundamento de murmuração.

4. O líder de honra vence pela Palavra e pelo Louvor

- O líder de honra se expressa de acordo com a Palavra de Deus, promovendo edificação ao Corpo.

- No momento das dificuldades, no lugar de murmurar, busca a Deus e louva o seu nome. Muito diferente do líder de desonra que tem seu prazer na murmuração, nas palavras torpes.

- Através de atitudes e palavras, revelamos quem somos. Sempre as palavras irão depor a nosso favor ou contra nós.

- Tudo o que um líder fala, tudo o que um homem de Deus fala, transforma-se em sentença favorável ou contrária.

- No livro de Jeremias 1:8-17, vemos que as sentenças nos constroem ou nos destroem.

- O diabo está em todo o tempo querendo ganhar vantagem naquilo que falamos.

- O louvor vence a murmuração, vence as setas malignas e inflamadas que se levantam contra nós.

- Somos líderes de êxito, nascemos para viver acima da mediocridade.
A Bíblia diz que devemos nos mostrar fortes na hora da angústia
(Provérbios 24:10).

- Se queremos ter uma colheita de êxito, precisamos entender que Deus não entrega as Suas novidades se permanecemos com hábitos velhos.

- O líder de honra está em constante mudança para melhor, sempre se preparando para ser o melhor para Deus e para o Reino de Deus.

- O líder de honra não se distrai na caminhada. E tem sempre uma palavra de vida em seus lábios, porque sabe que a unção que tem para conquistar é maior do que o território em que está.

- No deserto, há apenas duas alternativas: sair ou permanecer, ganhar ou perder. E o líder de honra sai do deserto, ganha novos territórios e aprende a galgar novas trajetórias.

- Para o líder de honra, deserto é campo de treinamento de liderança, é lugar para filtrar caráter, porque ele vence o deserto através da Palavra e do louvor, sempre exaltando o Nome do Todo Poderoso e caminhando em vitória.

Deus o abençoe, líder de honra!


Fonte: MIR



================

++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem