Por que Deus

não desiste de você

Texto-Base: Jonas 1:1-3, 17 – 2:10


INTRODUÇÃO
- Olhemos para o cenário demonstrado no texto que acabamos de ler: Jonas foi chamado por Deus para uma missão e, ao recebê-la, fez totalmente ao contrário, fugindo para outro lugar. Findou no ventre de um grande peixe e depois foi vomitado por este no lugar da missão: Nínive. Justamente no lugar que Deus o tinha mandado que fosse.

- Se fôssemos nós no lugar de Deus que chamasse Jonas e ele rejeitasse, não teríamos desistido dele, logo procurando outra pessoa para cumprir o que queríamos? E porque Deus não desistiu de Jonas?
“Abrindo mais o leque de perguntas:

· Porque Deus não desistiu de Abraão quando ele mentiu por causa de Sara?

· Porque Deus não desistiu de Moisés quando ele ficou dando desculpas para não cumprir o chamado de Deus?

· Porque Deus não desistiu de Saulo quando perseguia a sua Igreja?

· Porque Deus não desistiu de Elias quando, se sentindo sozinho, pediu para morrer?

· Porque Deus não desistiu de Davi quando adulterou e tramou a morte de Urias?

· Porque Deus não desistiu do profeta Jeremias, quando inseguro se disse incapaz o exercício profético?

· Porque Deus não desistiu de Pedro quando por três vezes negou a Cristo?

· Finalmente, porque Deus não desiste de você; E porque Ele não desiste de mim quando às vezes não quero mais continuar e desejo “chutar o balde”?”

Queridos irmãos, gostaria de refletir com vocês sobre três razões fundamentais porque Deus não desiste de nós.
1ª RAZÃO: Por causa do seu Amor de Pai

- Pode, acaso, o verdadeiro pai esquecer-se do seu filho, independente de quem este seja? Pois é, nosso Pai celestial também é assim.

- Como pode Ele se esquecer de você se te criou “à sua imagem, conforme a sua semelhança”?

- A maior prova disso é o fato de Ele entregar seu filho Jesus para morrer por nós lá no Calvário.

Ex.: Ilustração Jesus e o Diabo.

2ª RAZÃO: Porque os propósitos de Deus são eternos e imutáveis

- A vocação de Deus é fundamentada em seus decretos e, seus decretos são imutáveis. Nada muda os propósitos de Deus, pois eles são estabelecidos na eternidade.

- Quando Deus escolheu a Jonas será que Ele não o conhecia?

- Será que não conhecia o seu caráter, sua xenofobia, ou seja, sua aversão às pessoas, principalmente aos ninivitas?

- Mas Deus tinha um propósito eterno a se concretizar na história da vida de Jonas e no seu plano eterno Deus escolheu Jonas e não outra pessoa.

- John Trapp, um teólogo, diz que: “Deus escolheu-nos para seu amor e agora nos ama por causa de sua escolha”.
- Outubro de 1942: Uma tripulação seleta da Fortaleza Voadora B-17 caiu no mar e os seus tripulantes foram dados como perdidos. Em algum ponto do Oceano Pacífico, fora do alcance do rádio, o avião ficou sem combustível e caiu no Oceano.
Os noves homens passaram um mês boiando em três balsas. Lutaram contra o calor, as tempestades e as águas. Em apenas 08 dias as rações já haviam sido consumidas ou destruídas pela água salgada. Sobreviveriam somente por um milagre.
Dentro do grupo, o Capitão Rickembacker, que era cristão, após terminada a meditação diária, jogou a cabeça para trás, apoiando-se na balsa e puxou o quepe para cima dos olhos. Nesse momento uma gaivota pousou em sua cabeça.
Após comerem a ave, usaram os intestinos da mesma como isca para pescar... e o grupo sobreviveu para contar a sua história.

E dizia eles que no meio do grupo havia um cidadão incrédulo chamado James Whittaker. A queda do avião não mudou sua incredulidade. Os dias à beira da morte também não lhe fez reconsiderar seu destino.

Aliás, sua esposa disse que ele estava ficando irritado com o capitão, que não parava de ler a Bíblia em silêncio ou em voz alta.

Mas seus protestos de nada adiantaram: O capitão continuava a ler a palavra de Deus e sua resistência não impediu que a Palavra lhe penetrasse na alma. Sem que ele o soubesse, seu coração estava sendo arado, preparado; porque naquela manhã, após a leitura da Bíblia, a gaivota pousou na cabeça do capitão. E naquele momento James passou a crer e entregou sua vida ao Senhor.

- E a gente fica a pensar: Quem chegaria a tais extremos para salvar uma alma?

- Porque tanto esforço para captar a atenção de uma pessoa?

- Naquele tempo o restante do mundo estava às voltas com a Alemanha e com Hitler.

- Todas as manchetes refletiam os atos de Roosevelt e Churchill. O mundo estava absorto numa batalha pela liberdade... e o Pai Celestial está no pacífico enviando uma gaivota missionária para salvar uma alma?” ....OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO ETERNOS E IMUTÁVEIS!!!
3ª RAZÃO: Porque Ele procura seres imperfeitos para realizar planos perfeitos
- Henry Ward disse que “A igreja não é uma galeria para a exibição de eminentes, mas uma escola para a educação de cristãos imperfeitos.”
- Porque Deus insistiu com Jonas? Porque Deus insistiu comigo? E porque Deus insistiu em você?
- Você se acha imperfeito? Você se acha incapaz? Nós somos assim, mas Deus decidiu usar você e a mim, com as imperfeições e limitações que nós temos. Ele não está preocupado com isso. Ele já sabia disso quando nos chamou (2Co 12:9-11).

- Para que você entenda melhor, preste atenção na seguinte ilustração:
Informativo da Comissão de Sucessão Pastoral
- Em nossa procura por um Pastor adequado, a seguinte compilação foi feita para seu exame. Dos candidatos investigados pela comissão, apenas um foi encontrado com as qualidades necessárias. A lista contém os nomes dos candidatos e comentários sobre cada um deles, e caso você esteja interessado em investigá-los mais para futuras posições estamos abertos a ouvi-los:

NOÉ: Tem 120 anos de experiência em pregação, mas nenhum convertido.
MOISÉS: gagueja muito e sua última congregação disse que perde a paciência por pequenas coisas.

ABRAÃO: Saiu para o Egito durante tempos difíceis. Soubemos que se meteu em problemas com as autoridades enquanto tentava se safar de forma mentirosa com sua esposa.

DAVI: Tem um caráter moral inaceitável. Poderia até ter sido considerado para a posição de Ministro de Música, se não tivesse sucumbido ao pecado.
SALOMÃO: Tem uma reputação de sábio, mas falha em colocar em prática o que prega.

ELIAS: Provou ser inconsistente, e é conhecido por afrouxar quando submetido a pressões.

OSÉIAS: Sua vida familiar está em pedaços. Divorciado, casou-se com uma prostituta.

JEREMIAS: Muito emocional e alarmista; alguns dizem que é uma dor de cabeça. Vai dar um “problemão”...

AMÓS: Vem de um passado no interior. Melhor seria se continuasse por lá.
JOÃO: Autodenomina-se Batista, mas não tem tato e se veste como um hippie. Não se sentiria bem num jantar da Igreja.

PEDRO: Tem um temperamento forte, e dizem até mesmo que o ouviram negar a Cristo publicamente.

PAULO: Pensamos que ele também não tem tato. É demasiadamente duro, sua aparência é feia, e suas pregações são muito longas. (Prega sermões tipo espada: chato e cumprido).

TIMÓTEO: Tem potencial, mas é muito jovem para a posição.

JUDAS: Ah! Este pareceu ser bem prático, cooperador, bom com finanças, pensa nos pobres, e se veste bem. Todos nós concordamos haver encontrado o homem que estávamos procurando para o Pastorado.

E o informativo finaliza dizendo: Obrigado por todos vocês que estão nos ajudando em nossa procura pastoral. - Assinado Relator da Comissão de Sucessão Pastoral.

Fonte: 1. Bíblia ilumina 2. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal 3. Dicionário Aurélio – Séc. XXI 4. Sermão “Os imutáveis propósitos de Deus” – Pr. Ely Xavier de Barros.



===============

+++++++++++++++



#############

############

###########



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem